Depois de anos de antecipação, secretismo e vários e leaks acidentais, a Rockstar Games revelou finalmente as primeiras imagens oficiais de Grand Theft Auto VI, o novo (e muito aguardado) capítulo de uma das séries de videojogos de maior sucesso.

Originalmente anunciado para esta terça-feira, o lançamento do primeiro trailer acabou por acontecer um dia antes do previsto após ter surgido sem aviso nas redes sociais, levando o estúdio norte-americano a antecipar a publicação oficial.

[o trailer de “Grand Theft Auto VI”:]

O vídeo, de cerca de 90 segundos de duração, revela novos detalhes sobre o próximo título da saga, ao mesmo tempo que confirma de forma oficial informações sobre as quais já havia suspeitas, atendendo às várias fugas de dados que têm rodeado a produção do jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde logo, GTA VI tem agora (pelo menos) ano de lançamento confirmado: chegará às consolas e às plataformas digitais em 2025, doze anos depois do título anterior, Grand Theft Auto V. A ação deste novo jogo regressa a Vice City, cidade fictícia modelada em Miami e que se estreou em 2002, na já longínqua PlayStation 2.

O novo jogo traz também uma novidade: uma protagonista feminina. À semelhança do que acontecia em Grand Theft Auto V, o novo título deverá girar em torno de várias personagens principais — neste caso, um casal ao estilo de Bonnie e Clyde. O primeiro trailer foca-se em Lucia, uma ex-presidiária, e mostra ainda breves imagens do companheiro, cujo nome não foi ainda confirmado.

Pelo meio, o jogo promete dar continuidade à fórmula que fez de Grand Theft Auto uma das séries de jogos mais rentáveis de sempre: um mundo aberto com uma narrativa focada num circuito de crime e uma sátira ao “sonho americano”, com várias críticas a elementos como as redes sociais e os excessos da sociedade do consumo.

Em desenvolvimento desde 2014, não se conhecem até à data dados relativos ao orçamento da produção, ainda que seja certo que se trate de um dos jogos mais caros de sempre. À BBC, James Binns, diretor do grupo empresarial de comunicação de videojogos Network N, ofereceu uma estimativa que atesta a dimensão astronómica da produção: “[A Rockstar] gastou mais de mil milhões de dólares no jogo. Vai ser de uma dimensão épica”.

Rockstar confirma acesso indevido a imagens do “GTA VI” mas diz que desenvolvimento do jogo não foi afetado

Ao longo dos anos, o secretismo em torno da produção gerou um clima de grande antecipação por parte dos fãs — clima esse que contribuiu para os vários leaks de GTA VI que se foram verificando ao longo dos anos. Em 2022, uma centena de imagens e vídeos foi partilhada em fóruns da internet, num incidente que levou mesmo à detenção do responsável, um hacker de 18 anos. Mais recentemente, pouco antes do lançamento do trailer, uma conta anónima, que se pensa pertencer ao filho de um dos diretores de produção do jogo, partilhou um par de vídeos no TikTok, com imagens que retratavam o cenário de Vice City e que foram rapidamente apagadas.