A primeira cerimónia de sempre do Guia Michelin em Portugal está cada vez mais perto e os detalhes e novidades sobre a mesma começam a ser conhecidos. Com data marcada para 27 de fevereiro de 2024 no hotel NAU Salgados Palace & Congress Center da Guia, em Albufeira, esta será a primeira vez que Portugal apresenta a sua própria seleção de estrelas separada de Espanha.

Entre algumas das novidades conhecidas esta quarta-feira num encontro de imprensa no Myriad by SANA Hotel, no Parque das Nações, em Lisboa, está a personalidade portuguesa que vai apresentar esta gala da primeira edição do guia exclusivamente português. Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, anunciou que será a apresentadora e atriz Catarina Furtado quem vai subir ao palco do auditório do Palácio de Congressos do Algarve, onde os chefs selecionados pelo Guia serão reconhecidos.

https://observador.pt/especiais/131-quilometros-11-astros-9-restaurantes-um-roteiro-com-os-estrela-michelin-do-algarve/

Com capacidade para 1600 pessoas, este espaço do NAU Salgados Palace vai receber cerca de 500 pessoas. A cerimónia conta ainda com o jantar, coordenado pelo austríaco Dieter Koschina, chef do Vila Joya, e por Rui Silvestre, à frente do Vistas Rui Silvestre, e com um showcooking. Todos os momentos serão transmitidos por streaming em direto através da página do Guia Michelin e do canal de YouTube. No total, a gala teve o custo de 400 mil euros ao Turismo de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À semelhança das edições em solo espanhol, o evento deverá contar com segmentos de entretenimento, ainda a confirmar, estando também em aberto a presença de personalidades estrangeiras do mundo da restauração.

O número de inspetores continua sem ser revelado, mas o responsável pelo Guia em Portugal detalha que da equipa internacional fazem parte elementos de mais de 15 nacionalidades, que circulam pelo mundo todo e que, anualmente, fazem uma média de 300 refeições, entre almoços e jantares, para avaliar os restaurantes.

https://observador.pt/2023/06/02/guia-michelin-estrelas-vao-ser-anunciadas-no-algarve-em-fevereiro-de-2024/

Em 2023, cinco restaurantes portugueses foram distinguidos com novas estrelas Michelin: o Encanto (José Avillez) — o primeiro vegetariano da Península Ibérica incluído no Guia —, o Kabuki Lisboa (Paulo Alves) e o Kanazawa (Paulo Morais), em Lisboa; o Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e o Le Monument (Julien Montbabut) no Porto. Houve também um novo restaurante com uma estrela verde, o Mesa de Lemos, em Passos de Silgueiros, Viseu.