A dona do Windows tem uma nova subscrição no seu assistente de inteligência artificial (IA), o Copilot. A subscrição Copilot Pro foi anunciada esta terça-feira e é descrita como uma opção “premium que oferece um nível de serviço mais elevado para as funcionalidades de IA”.
A subscrição, de 20 dólares por mês por utilizador, vai funcionar em todos os dispositivos — no computador a partir desta terça-feira e em breve, em data não especificada, no telemóvel. O Copilot é um assistente de IA que pode ser usado para criar texto, pesquisar ou programar e que, desde que foi lançado, ganhou espaço em vários serviços da Microsoft.
O anúncio detalha que a subscrição vai dar acesso ao assistente nos produtos da suite Microsoft 365, com programas como o Word e Excel (atualmente, o Copilot no Excel está apenas disponível em modo de pré-visualização e só em inglês), mas também no PowerPoint, Outlook e OneNote. Ou seja, bastará escrever que quer uma apresentação PowerPoint com determinadas características para que seja a IA a ter o trabalho.
O Copilot no produtos 365 não está apenas disponível no Windows, já que também existe uma versão para Mac e iPad. Porém, é importante notar que todas as funcionalidades do Copilot que vêm com a subscrição só ficam acessíveis se já se tiver uma subscrição do Microsoft 365.
Outro ponto da subscrição é o acesso prioritário aos modelos desenvolvidos pela OpenAI, como o GPT-4 Turbo, que foi revelado em novembro. O GPT-4 Turbo é atualmente o grande modelo de linguagem mais avançado da dona do ChatGPT. Pelo anúncio da tecnológica, os subscritores vão em breve ter ainda a “capacidade de alternar entre modelos para otimizar a experiência”.
Dona do ChatGPT lança modelo “turbinado”: vem aí o GPT-4 Turbo, que já inclui informação de 2023
Na mesma altura em que foi revelado o GPT-4 Turbo, a OpenAI apresentou a possibilidade de personalizar os GPT para adaptá-los às necessidades dos utilizadores. A personalização também está presente nas funcionalidades desta subscrição, com a Microsoft a referir que está incluída a opção de os subscritores criarem “o seu próprio Copilot GPT, personalizado e adaptado a um tópico específico”. Por enquanto, ainda dá os primeiros passos, já que a tecnológica explica que só em breve é que poderá ser criado através de pedidos simples.
A IA generativa, uma tendência que ganhou espaço com o lançamento do ChatGPT, também passa pela criação de imagem. Atualmente, já é possível usar o Image Creator do Designer, que antes era conhecido como Bing Image Creator, para ter acesso a imagens geradas por IA com pedidos em texto. Quem tiver a subscrição Pro vai ter “melhor criação de imagens de IA”, promete a Microsoft, com “maior rapidez” e com “100 boosts por dia”. Os boosts são uma espécie de créditos usados para gerar imagens e é também feita a promessa de que haverá uma “qualidade de imagem mais detalhada” nos resultados.
Comissão Europeia está a analisar investimento da Microsoft na dona do ChatGPT
Pequenas empresas vão poder subscrever o Copilot para Microsoft 365
Além da nova subscrição, foi também anunciado que o Copilot para o Microsoft 365 vai ficar disponível para todas as empresas, independentemente da dimensão. Em novembro, quando o Copilot para o Microsoft 365 ficou disponível para as empresas, só as que tivessem no mínimo 300 trabalhadores é que podiam ter acesso.
A partir desta terça, as pequenas empresas vão também poder subscrever: há dois planos o Business Premium e o Business Standard. Já os preços são os mesmos nos dois planos – é possível comprar entre uma e 299 licenças por 30 dólares por mês por cada utilizador.
Embora o Copilot tenha mais funcionalidades quando é usado com outros serviços, também existe numa aplicação isolada (sendo necessário o acesso através de conta de email da Microsoft) disponível para Android e iOS. De acordo com a Microsoft, a app tem as mesmas funções que a versão no PC (acesso ao GPT-4, Dall-E 3 e criação de imagens) e as conversas são sincronizadas entre os dois dispositivos.
De acordo com Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e líder de marketing de consumo da Microsoft, o Copilot já foi usado para gerar “mais de cinco mil milhões de chats e mais de cinco mil milhões de imagens até à data”.
Inteligência artificial vai afetar 40% dos empregos em todo o mundo