24ºC em Braga e Santarém. 23ºC em Setúbal, Évora e Porto. 22ºC em Lisboa. São novamente temperaturas de Primavera. Só que estão previstas já para esta quarta-feira (quarta-feira de Cinzas e dia de S. Valentim) devem repetir-se sábado, e pelo meio os dias vão manter-se quentes, bem acima do que é normal para esta época do ano. É uma nova mudança drástica na meteorologia, depois do episódio de tempo frio deste fim de semana, que fez com que nevasse em muitos pontos do país. Neve que vai derreter em poucas horas. Vamos ficar novamente sobre o efeito de uma dorsal anticiclónica, ou seja, a chuva vai-se embora já depois do Carnaval e os termómetros vão subir — e muito —, sobretudo durante o dia.

Para já, pelos modelos disponíveis, é difícil dizer se este tempo primaveril vai ser de longa duração. Antes desta interrupção por rios atmosféricos vindos de latitudes subtropicais e frentes frias do Atlântico Norte, que apenas duraram uma semana, a Península Ibérica esteve dominada por um forte e profundo anticiclone de bloqueio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Clima: limite do aquecimento de de 1,5ºC foi ultrapassado pela primeira vez em 12 meses consecutivos

Foram praticamente três semanas sem que a chuva conseguisse furar essa barreira anticiclónica, bateram-se vários recordes de temperatura em janeiro — não só em Portugal, mas por toda a Europa —, mês que se tornou o mais quente desde que há registos, e a seca a sul obrigou a tomar medidas restritivas de prevenção.

Uma semana depois, e apesar da muita chuva, o cenário volta a ser idêntico. A dorsal anticlónica não é tão forte e é provável que dure menos tempo. Mas a chuva só vai ficar, de forma intensa, e sobretudo no norte, até esta terça-feira de Carnaval. Haverá ainda um novo dia de precipitação, em que uma frente ainda furará o bloqueio, quinta-feira (mas que se deve limitar ao norte e centro). A partir daí apenas céu limpo. Por isso, basta ter o guarda-chuva à mão, porque só vai precisar dele pontualmente.

Começando por esta terça, para arrumar o assunto da chuva, sim, os foliões, matrafonas e afins, podem contar com mais um rio atmosférico. Vem carregado de humidade, entrar pelo sudoeste da Península e aí despejar grandes quantidades de água, se as previsões se confirmarem. Mas, como, mais uma vez, este “rio” corre sobre as águas muito quentes do Atlântico (2ºC acima da média) e vem desde a zona das Caraíbas, as temperaturas já estarão em fase de subida e a chuva vai derreter toda a neve e gelo que se tiver formado.

Esse ar quente ficará na atmosfera deixando uma quarta-feira de cinzas verdadeiramente de Primavera no país. Mesmo no interior norte, as máximas vão ficar muito perto dos 20ºC e no litoral e no sul podem chegar aos 24ºC, como já dissemos. Quinta a tal frente, fraca, pode ainda deixar alguma chuva, a norte e centro, e as temperaturas máximas baixam ligeiramente. Depois, voltam a subir a partir de sexta para um fim de semana novamente muito quente. E é provável também que voltem as poeiras do deserto.