A chinesa BYD, que promete ser o maior fabricante de veículos eléctricos em 2024 e de forma folgada, arrancou com as vendas do seu modelo mais acessível a bateria na América do Sul, mercado particularmente sensível ao factor preço. Este seu modelo, comercializado na China como Seagull, surge do outro lado do Atlântico como Dolphin Mini, sendo que a denominação é o menos importante para os potenciais compradores. O interesse concentra-se sobretudo no preço, que é de 20.100 dólares, o que à cotação de hoje equivale a 18.800€.



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O Seagull (ou Dolphin Mini) é o eléctrico mais vendido da BYD na China, sendo também o seu modelo a bateria mais pequeno. Só em 2023, a BYD entregou 280.000 Seagull EV na China, com este veículo a ultrapassar o Dolphin e o Atto 3, modelo que no mercado asiático é denominado Yuan Plus. A explicação para este sucesso comercial radica nas menores dimensões e no preço do Dolphin Mini. Com 3,780 m de comprimento, 1,715 m de largura e 1,540 m de altura, o pequeno eléctrico chinês reivindica um comprimento total similar ao do Dacia Spring, que também é produzido na China.

A BYD monta no Dolphin Mini um pack de baterias com uma capacidade de 30,7 kWh, o que de acordo com o construtor chinês será capaz de assegurar 305 km de autonomia, sendo necessário ter em conta que este cálculo é realizado segundo o método chinês CLTC, altamente mais “generoso” do que o WLTP europeu, pelo que é expectável que se fique pelos 200 a 230 km entre visitas ao posto de carga. Mas o pequeno eléctrico é ainda proposto com uma bateria maior e que exige mais 3000€, com 38,9 kWh de capacidade. Com este acumulador, anuncia 405 km em CLTC, cerca de 300 km em WLTP. Resta aguardar o anúncio do lançamento do Dolphin Mini no mercado europeu, Portugal incluído.

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