Quatro motociclistas foram resgatados na serra da Estrela pelos Bombeiros Voluntários da Covilhã na quinta-feira, ao final do dia, depois de a acumulação de neve os ter impedido de progredir numa estrada que estava interdita ao trânsito.

Os quatro homens, que foram surpreendidos pelas condições meteorológicas muito adversas, impedindo as motos, todo-o-terreno, de prosseguirem caminho, deixaram-nas para trás, continuaram a pé até conseguirem andar e enviaram as coordenadas de localização aos bombeiros, a quem pediram ajuda.

Segundo o comandante dos Bombeiros da Covilhã, Luís Marques, as quatro pessoas dirigiam-se de Unhais da Serra em direção à Nave de Santo António pela Estrada Municipal 509, conhecida como estrada do canal, que “não tinha condições para transitar e por isso tinha a cancela fechada e estava interditada”.

“Quando chegaram junto à Barragem do Padre Alfredo, as motos já não andavam. Deixaram-nas para trás e continuaram a pé, ligaram para os bombeiros, enviaram-nos as coordenadas, pedimos ao Centro de Limpeza de Neve que abrisse a cancela e abrimos caminho com os limpa-neves até chegar a eles”, contou, em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros da Covilhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Luís Marques, na operação de socorro, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, estiveram envolvidos três veículos e sete bombeiros, depois do alerta ter sido dado cerca das 19h30.

De acordo com o comandante dos Bombeiros da Covilhã, os motociclistas dirigiam-se para uma unidade hoteleira nas Penhas da Saúde e encontravam-se num estado de “cansaço extremo”.

Em declarações esta sexta-feira à Lusa, um dos elementos do grupo, que se encontra na Covilhã e continua com as motos retidas na EM 509, à guarda da GNR, explicou que os quatro, um português, de Santarém, um suíço, um sueco e um australiano, estavam a fazer um passeio de cinco dias pela região e circular naquela via “foi uma decisão de última hora”, quando estava a ficar de noite.

O motociclista, que preferiu não divulgar o nome, explicou que conhece “minimamente a zona”, que a EM 509 “é o caminho normal” a seguir e que, embora a estrada estivesse fechada, tomaram a “má decisão” de avançar para encurtarem caminho e porque fazem isto “há muitos anos” e observam que, por vezes, os alertas “são empolados”.

Depois do sucedido, o motociclista apelou para que se “respeitem os avisos, principalmente os alertas locais”.

O comandante dos Bombeiros da Covilhã, Luís Marques, alertou que na serra da Estrela “pode haver uma alteração repentina das condições meteorológicas” que podem deixar as pessoas “sem condições para transitarem”, e reforçou que os visitantes “devem evitar colocarem-se em situações de perigo”.

“Devem garantir que no acesso à serra levam correntes de neve, levam os seus veículos abastecidos de combustível e que levam também roupas quentes. Devem ter o máximo cuidado e cumprir as indicações das autoridades, quer em relação às estradas encerradas, quer em colocarem-se em zonas onde não é permitido”, reforçou o responsável pelos Bombeiros da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.