Fábio Veríssimo tem 41 anos. É natural de Peniche e árbitro profissional da Associação de Futebol de Leiria. Chegou à primeira categoria em 2014 e no ano seguinte tornou-se internacional. No atual campeonato da I Liga já apitou 12 jogos e foi precisamente no jogo deste sábado, o 12.º, que ficou na história.
O árbitro Fábio Veríssimo foi o primeiro da I Liga a explicar, em tempo real, para todo o estádio ouvir, a anulação de um golo ao Braga, após análise pelo vídeoárbitro.
“Após revisão, jogador atacante em posição de fora de jogo interfere com um defensor. Decisão final fora de jogo, cancelar o golo”. Esta foi a explicação de Fábio Veríssimo de viva voz, após análise do lance pelo VAR. E foi a primeira vez que aconteceu na I Liga nacional.
Momento histórico em Vila do Conde! ????
— sport tv (@sporttvportugal) March 9, 2024
Banza tem o seu golo anulado com explicação para todo o estádio! ????️#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #ligaportugalbetclic #rioave #scbraga pic.twitter.com/z3hY6gG8hv
O sistema já tinha sido testado na II Liga. A 3 de fevereiro, o árbitro da AF Bragança, o portuense João Pedro Afonso, foi o primeiro árbitro a explicar em tempo real uma decisão do VAR no jogo entre o Länk Vilaverdense e o Santa Clara, da 20.ª jornada da II Liga.
Agora aconteceu na I Liga e pela voz de Fábio Veríssimo. O que é ouvido no estádio não é a comunicação entre o árbitro e o VAR, mas sim a explicação do árbitro sobre a reversão de uma decisão sua depois de analisada pelo VAR.
A FIFA e o International Football Association Board (IFAB) autorizaram o teste do sistema em Portugal e no futebol português, tendo, segundo foi noticiado, um dos primeiros países a manifestar interesse em testar a tecnologia.
No jogo deste sábado, foi anulado um golo de Banza, atacante do Braga, de pontapé de bicicleta. O Braga jogava contra o Rio Ave em Vila do Conde e o jogo acabou com um empate a zero.