O maestro e compositor húngaro Peter Eötvös morreu, após um longo período de doença, anunciaram este domingo os agentes do músico, que foi mentor do maestro português Pedro Amaral e que se apresentou várias vezes em Portugal.

“É com profunda tristeza que anunciamos hoje a partida de Peter Eötvös. É uma perda terrível para o mundo da música e das artes criativas”, escreveu no X o grupo Harrison Parrot.

Peter Eötvös, nascido em 1944, acumulou desde cedo as funções de compositor, maestro e professor, trabalhando com grupos como o Stockhausen Ensemble (1968-1976) ou a Orquestra de Câmara da Rádio de Hilbersum, a Sinfónica da BBC e a Sinfónica da Rádio de Viena, entre outros agrupamentos.

A Casa da Música vai estrear, em maio, o Concerto para harpa do compositor, que em 2019 orientou a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensamble, em torno de obras suas e de outros autores que lhe serviram de inspiração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Era considerado uma das figuras mais influentes no mundo da música, seja como maestro ou compositor de óperas ou concertos para vários artistas.

Como pedagogo, fundou escolas para a formação de uma nova geração de maestros e compositores, com foco na música contemporânea.

O espetáculo que a Casa da Música apresenta em maio resulta de uma parceria com orquestras de Viena, Paris, Berlim, Genebra e Tóquio.