A meteorologia promete temperaturas de verão na próxima semana. Mas, por enquanto, o fim de semana será molhado, cortesia do rio atmosférico que atravessa Portugal continental por estes dias. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva. Na segunda-feira os termómetros começam a subir e a partir de terça chega o calor, que se vai manter até ao final de maio.

Na imagem no topo deste artigo é possível ver o rio atmosférico que atravessava a Portugal continental, seguindo para o norte de Espanha, ao final da manhã deste sábado. Ou seja, a mancha azul que o site Meteored.pt mostra e os respetivos aviso de chuva. Para as 12h00 deste domingo, o mesmo site prevê que o rio atmosférico continua sobre a mesma zona da península Ibérica, com a mancha azul a cobrir uma parte ainda maior do país e trazendo chuva a uma série de regiões nacionais, como se pode ver na imagem em baixo.

Previsão do rio atmosférico na Península Ibérica para este domingo às 12h00 @Meteored.pt

O aviso amarelo do IPMA é o menos grave e vigora a partir das 3h00 de domingo no Porto, até às 18h00, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes. Em Viana do Castelo, o aviso é válido desde este sábado, até às 18h00 de domingo, esperando-se precipitação persistente e, por vezes, forte. Aveiro está sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 18h00 de domingo e Braga encontra-se sob aviso até à mesma hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este domingo, a previsão de chuva estende-se a todo o território continental. O IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no Norte e Centro, por vezes fortes no Minho e Douro Litoral. A sul estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que serão, ainda assim, fracos e pouco frequentes no Algarve. Em Lisboa, deverá chover até final da tarde de domingo.

Até quando este tempo? A partir do próximo fim de semana, verão. Mas até lá, chuva, frio e neve

Para a próxima semana e até sexta-feira dia 10 de maio, o IPMA não prevê ocorrência de precipitação no continente, com exceção da 2ªfeira de manhã. Quanto à subida da temperatura nos próximos dias, vai verificar-se, sobretudo, nas máximas. “Na 2ª feira, 6 de maio, a temperatura mínima irá variar entre 4 e 15 °C, e a temperatura máxima ainda entre 15 e 25 °C. Entre 4ª feira e sábado a temperatura mínima irá variar entre 8 e 16 °C e a temperatura máxima entre 22 e 32 °C”, dá conta o instituto. Os termómetros vão ultrapassar os 30ºC nas regiões de vale do Tejo e sul.

Uma corrente de leste que se vai fazer sentir a partir da próxima 3ªfeira, “associada à existência de um núcleo anticiclónico à superfície sobre o Golfo da Biscaia e Ilhas Britânicas, e de uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica” vão seu os responsáveis pela subida das temperaturas que importa referir, vai estar acima dos valores normais para a época em todo o território.

Artigo atualizado às 15h40.