As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa. “Existe uma melhoria significativa do estado do tempo e também uma recuperação significativa das temperaturas nos próximos dias. As temperaturas começam a subir na terça-feira e na quarta voltam a subir, podendo superar os 30 graus em alguns locais”.
A partir de amanhã uma crista subtropical ♨️ provocará a subida acentuada e generalizada ???? das #temperaturas máximas em ???????? continental.
O pico do #calor ???? ocorrerá entre quarta e sexta, com várias zonas do Centro-Sul a rondar os 30 ºC ????️.
???? https://t.co/pY23dCRBj4 pic.twitter.com/R18Gj87f1h
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) May 6, 2024
Esta segunda-feira ainda poderão ocorrer alguns aguaceiros fracos até ao final da manhã e descida da temperatura mínima. “Na 2.ª feira, 6 de maio, a temperatura mínima irá variar entre 4 e 15 °C, e a temperatura máxima ainda entre 15 e 25 °C. Entre 4ª feira e sábado a temperatura mínima irá variar entre 8 e 16 °C e a temperatura máxima entre 22 e 32 °C”, informa o Instituto.
Ou seja, na terça-feira vamos ter uma subida na ordem dos cinco a seis graus e na quarta-feira volta a subir na mesma ordem de grandeza. As mínimas só sobem na quarta-feira, prevendo-se para esta segunda-feira e terça-feira manhãs frias”, indicou.
Segundo Pedro Sousa, a partir de terça-feira estão previstas máximas acima dos 25 graus, sendo igual ou superiores a 30 no Alentejo, Região Sul e Vale do Tejo.
“Esta alteração deve-se a predomínio de uma corrente de leste a partir da próxima 3ªfeira, 7 maio, associada à existência de um núcleo anticiclónico à superfície sobre o Golfo da Biscaia e Ilhas Britânicas, e de uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica neste período”, dá conta o IPMA.
“As temperaturas ficam estáveis ao longo da semana, podendo haver uma tendência de descida no fim de semana, mas pelo menos até sexta-feira não parece haver muitas alterações”.
Trata-se de uma crista anticiclónica subtropical e os dias de maior calor serão entre quinta e sexta.