Primeiro, Portugal. Depois, o Benfica. O futuro de José Mourinho tem estado na orla mediática há cerca de ano e meio, altura em que Fernando Santos abandonou o comando técnico da Seleção Nacional. Estávamos no início de 2023 e o Special One encontrava-se a cumprir contrato na Roma, que viria a ser rompido um ano depois apesar da conquista da Liga Conferência e da final perdida da Liga Europa. Já esta época foi associado ao conjunto português, em parte devido à instabilidade que paira em torno de Roger Schmidt.
Porém, o futuro do treinador de 61 anos poderá passar pelo futebol turco, mais concretamente pelo Fenerbahçe. E Aziz Yildirim é o elo de ligação. Yildirim foi presidente do emblema turco entre 1998 e 2018, perdendo nas urnas para Ali Koç, que se encontra atualmente na liderança do clube. Este ano realizam-se novas eleições no conjunto de Istambul e a campanha eleitoral está a dar que falar.
O antigo e o atual presidente voltam a enfrentar-se nas urnas, numa corrida que tem ainda um terceiro elemento, mas Aziz Yildirim apresenta-se com uma arma de peso que lhe poderá dar a vitória e o regresso à presidência do Fenerbahçe: José Mourinho. Em entrevista à TRT sport, o candidato revelou que esteve reunido “cara a cara durante duas horas” com o português e, caso seja reconduzido à liderança, garante que vai “levá-lo” para a Turquia.
????“Mourinho ile yüz yüze görüştüm. Ona “Fenerbahçe’nin sana senin de Fenerbahçe’ye ihtiyacın var. Porto'daki çıkışını burada da yapabilirsin” dedim.
????️Fenerbahçe Başkan Adayı Aziz Yıldırım, adaylığıyla ilgili @trtspor’a konuştu. pic.twitter.com/3fBPrS91Nt
— TRT Spor (@trtspor) May 13, 2024
“O Fenerbahçe agora deve competir com grandes treinadores e grande equipas. Disse a Mourinho: ‘O Fenerbahçe precisa de ti e tu precisas do Fenerbahçe’. Estou a concorrer porque estamos afastados [da presidência] há seis anos e acompanhámos o Fenerbahçe. Nesse período analisámos os erros que cometemos e iniciámos o processo de candidatura. Não lutaremos com ninguém, mas entraremos numa organização que tornará o Fenerbahçe ainda maior”, garantiu Yildirim.
[Já saiu o primeiro episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui.]
O antigo presidente continuou e revelou mais detalhes da conversa que terá mantido com Mourinho. “São três candidatos presidenciais, [Mourinho] deve vir para o Fenerbahçe ganhe quem ganhar. Disse-lhe: ‘Não venhas porque eu quero'”. Yildirim aproveitou para recuar a 2003 na tentativa de apelo ao Special One, afirmando que Mourinho pode “fazer no Fenerbahçe o mesmo percurso que fez no FC Porto”, algo que terá agradado ao técnico natural de Setúbal.
De recordar que, nessa caminhada de duas temporadas e meia no clube azul e branco, Mourinho conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal (perdeu a outra final no prolongamento frente ao Benfica) e uma Supertaça, rumando em 2004 ao Chelsea.
Para já, “as negociações” entre os dirigentes da candidatura de Aziz Yildirim e os empresários de Mourinho “continuam”, garante o candidato, e poderão mesmo depender do resultado das eleições no Fenerbahçe. Caso se concretize, José Mourinho será o terceiro treinador português a passar pelo clube de Istambul, sucedendo a Vítor Pereira (2015 a 2017 e 2021/22) e Jorge Jesus (2022/23). Atualmente, apenas o médio Miguel Crespo, que se encontra emprestado ao Rayo Vallecano, e o diretor desportivo Mário Branco estão ligados à equipa.