A Xiaomi, conhecido fabricante de telemóveis e trotinetes eléctricas, decidiu apostar igualmente na indústria automóvel, tendo previsto conceber uma gama de veículos eléctricos, de que o SU7 é o primeiro representante. Sucede que esta incursão pelo universo das quatro rodas não está a correr de forma tão suave e isenta de problemas como o seu fundador e CEO, Lei Jun, ambicionava.
Uma das primeiras unidades entregues a clientes do Xiaomi SU7, uma berlina disponível no mercado chinês desde Março por um preço 3800€ inferior ao rival Tesla Model 3, saiu do stand e avariou depois de percorrer somente 39 km. Se uma avaria num carro novo é algo aborrecido, mas relativamente compreensível — se tivermos em conta que se trata do primeiro automóvel concebido e construído por uma empresa especializada em telemóveis e trotinetes —, o mais grave foi que, depois de o carro ter sido transportado para o concessionário, os técnicos admitiram que não faziam ideia do que se passava ou qual era o problema.
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Desde o seu lançamento, o SU7 tem atraído clientes a bom ritmo, com a imprensa local a dar a entender que o carro da Xiaomi se vende que nem pãezinhos quentes. Vários compradores já se queixaram de pequenas avarias, mas a unidade entregue a Wen decidiu parar repentinamente na auto-estrada, quando o odómetro marcava apenas 39 km. Através do ecrã central, o veículo informou o condutor que o carro ia parar e, depois de o fazer, o comando da transmissão deixou de funcionar, impedindo Wen de seleccionar ‘D’ (drive) ou ‘R’ (reverse).
Segundo o Car News China, um reboque transportou o SU7 da berma da auto-estrada para o concessionário, onde os técnicos não conseguiram identificar o problema e, muito menos, resolvê-lo. O dono do Xiaomi ficou entretanto com outro problema, pois não quer a mesma unidade e o construtor não está em condições de lhe entregar um novo SU7 rapidamente, uma vez que os veículos produzidos estão todos alocados aos respectivos compradores. Porém, depois desta (infeliz) história, é bem possível que comecem a surgir carros livres por desistência de clientes, até porque Wen fez questão em divulgar um vídeo sobre a sua aventura com o Xiaomi.