Que Portugal teremos em 2034? Mais virado para o turismo? Com uma rede de infraestruturas mais eficaz? Uma ligação ferroviária rápida entre Lisboa e Porto? Como estará o Serviço Nacional de Saúde? E a carga fiscal? E o preço das casas? E teremos mais ou menos imigrantes e com melhores condições de dignidade? E haverá mais professores? E conseguiremos reter talento?
No dia 4 de junho, na NOVA SBE, em Carcavelos, a propósito do décimo aniversário do Observador, vamos debater estas e muitas outras questões sobre o futuro do país numa grande conferência que pode ser acompanhada em direto no site e redes sociais do jornal.
Na verdade já estamos a fazer isto há uns meses. Todas as segundas-feiras, na antena da Rádio Observador, José Manuel Fernandes, Carla Jorge de Carvalho e Paulo Ferreira têm conversado com os membros do Clube dos 52 que nos ajudam a refletir sobre o Portugal que teremos na próxima década. Há empresários, artistas, gestores, médicos, urbanistas ou cientistas de disciplinas várias. São 52, ao ritmo de um convidado por semana, ao longo deste ano em que o Observador completa uma década de vida.
Mas agora iremos fazê-lo ao vivo. Na próxima terça-feira, 4 de Junho, o Observador organiza na NOVA SBE, em Carcavelos, a Conferência Clube dos 52, que junta alguns dos membros deste grupo de elite — uns quantos já foram entrevistados, outros ainda serão.
Ao longo de um dia que começará com uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre os dez anos do Observador, vamos recriar no palco do Grande Auditório Jerónimo Martins alguns dos mais emblemáticos programas da Rádio Observador. Será assim que o diretor-executivo Miguel Pinheiro, os diretores adjuntos Filomena Martins e Pedro Castro, os subdiretores Sara Antunes de Oliveira e Ricardo Conceição, a editora da rádio Carla Jorge de Carvalho e o host das manhãs Paulo Ferreira vão conduzir as conversas em painéis como O Bom, o Mau e o Vilão, Boa Moeda, Má Moeda, E o Vencedor É…, Semáforo Político ou Ainda Bem que Faz essa Pergunta, entre outros.
Ao início da manhã, António Carrapatoso, presidente do Conselho de Administração Executivo do Observador, e o publisher José Manuel Fernandes conversam com Ricardo Conceição sobre a aventura de lançar um projeto de comunicação social em Portugal há dez anos e como chegámos a um lugar de relevância no panorama dos media nacionais. Rudof Gruner, diretor-geral do Observador, e Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais encerram a conferência.
O Clube dos 52 tem o apoio da NOS, da PLMJ, da KPMG, da DS Automobiles e da Câmara Municipal de Cascais.