O Trengo — Festival de Circo do Porto vai apresentar, de 25 e 30 de junho, um total de 13 espetáculos, oriundos de países como Panamá, Argentina, Espanha, Itália, França, Brasil e Portugal, anunciou a organização.
O programa consagra 24 apresentações, de 13 espetáculos, que se distribuem pelo Teatro Rivoli, Coliseu do Porto, Parque do Covelo (quartel-general do festival), CCC — Espaço Agra, Praça D. João I e Bairro Pinheiro Torres.
“O móbil temático da epifania circense exalta nesta edição de 2024 o papel da mulher enquanto símbolo do 25 de Abril, bem como a parcela que lhe é tributária nas conquistas que a Revolução tornou tangíveis para a população em geral e em especial para a condição feminina”, referiu, em comunicado, a organização, a cargo da companhia Erva Daninha.
Da programação destaca-se “Résiste”, espetáculo protagonizado pela companhia francesa Les filles du renard pâle, com duas apresentações no Teatro Rivoli, nos dias 28 (às 21h30) e 29 de junho (às 19h00), “um trabalho onde ‘a Ideia de Liberdade’ anda à solta com a mulher em grande destaque”.
São vários os espetáculos onde a presença feminina ganha relevo, nomeadamente “B.O.B.A.S”, de Jimena Cavalletti, que “vem desafiar o protagonismo masculino na realização de cerimónias fúnebres”, dia 28 de junho, pelas 19:15, no Parque do Covelo, e dia 29 pelas 17:30, no Bairro Pinheiro Torres.
Outro exemplo apontado pela organização “são as três mulheres criadoras vindas do Panamá, Espanha e Argentina, selecionadas através de convocatória no projeto Diálogos, apoiado pelo Iberescena”.
Apresentam “Matmo”, dias 26 e 27 junho, às 21h30, e “Foradada” dias 28 às 22h30 e 29 às 21h30, as duas no CCC — Espaço Agra, e “Extra-ña Drama” dias 29 e 30, às 18h00, no Parque do Covelo, respetivamente.
O programa integra também atividades como o projeto comunitário Q-Circo, a realizar em dois polos: Centro Educativo Santo António e no Centro de Reabilitação da Areosa.
Este ano, este projeto integra uma viagem de autocarro privado, que transportará o público entre os dois lugares, na segunda-feira, 24 de junho, pelas 17h00, bem como o Ensaio Aberto de Circo, no mesmo dia pelas 21h30, ambos de entrada gratuita, mas reserva obrigatória.
Nesta edição, destaca-se ainda o apoio à criação, através de coproduções e da Bolsa Trengo, destinada a auxiliar a concretização de novos trabalhos artísticos no segmento do circo.
Ainda neste domínio destaca-se a Bolsa de Criação Trengo 24, projeto escolhido através de convocatória, atribuído à companhia de mulheres Absurda com a criação “HEQET”, que será apresentada ao público no dia 27 de junho, no Parque do Covelo.
No caso dos espetáculos no Teatro Rivoli, Coliseu do Porto e CCC — Espaço Agra a entrada é feita através de bilhete pago com valores que vão dos 3 aos 9 euros. Os outros são de acesso gratuito.