Em atualização

Um sismo de 7.2 na escala de Richter foi sentido perto da costa sul do Peru, segundo regista o Centro Sismológico Mediterrânico (EMSC). O epicentro terá acontecido a oito quilómetros da região de Atiquipa e a 30 quilómetros de profundidade. O abalo foi sentido pelas 00h36 (hora local, menos seis horas do que em Lisboa) e, segundo as autoridades, deixou oito pessoas feridas. Não há mortos a registar.

Alguns residentes de Atiquipa disseram nas redes sociais ter sentido o sismo que fez as camas abanarem, segundo descreve a CNN. O abalo foi sentido até à capital, Lima, que fica a cerca de 600 quilómetros de distância.

Inicialmente foi dado um alerta de tsunami, que entretanto foi retirado. O primeiro-ministro Gustavo Adrianzen disse não haver registo de mortos. A presidência da República deu conta na rede social X que está a atenta à situação e para “fazer a avaliação dos danos e determinar ações a realizar”. A presidência e o governo aproveitam para lembrar a importância de ter “uma mochila para emergências”.

De acordo com as autoridades, dos oito feridos, cinco receberam tratamento em dois hospitais na região de Ica e três ficaram com ferimentos ligeiros e foram assistidos num hospital na região de Arequipa.

Segundo a Reuters, depois do primeiro abalo, a localidade de Arequipa foi atingida por quatro réplicas, com magnitude entre 4 e 4.6, o que causou deslizamento de terras sobre estradas. O governo está a monitorizar a situação e a avaliar que medidas tomar.

Na cidade de Arequipa, há relatos de moradores que abandonaram as causas por receio. Já no distrito de Yauca, o presidente da Câmara, Flavio Aranguren, indicou que algumas paredes de casas desabaram, mas não há registo de vítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR