Siga aqui o nosso liveblog sobre atualidade política 

O ministro da Educação garantiu esta segunda-feira que a lista de colocação de professores para o próximo ano letivo vai ser divulgada “esta semana” e apelou aos diretores das escolas para começarem as aulas a 12 de setembro.

Hospital pediátrico de Kiev atingido por ataque russo. Há 9 mortos. Mísseis russos fizeram mais 21 mortes noutras cidades

“Nós estamos, em conjunto com todos os serviços do ministério, a fazer o melhor possível para que o planeamento e todas as fases que são necessárias, e são de bastante complexidade, para que o início do ano letivo possa decorrer com o máximo de normalidade“, adiantou Fernando Alexandre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A falar na Maia, no distrito do Porto, à margem da primeira de um conjunto de reuniões com os diretores de escolas de todo o país, o titular da pasta da Educação deixou um apelo: “Nós pedimos aos diretores que façam um esforço para que as aulas comecem, efetivamente, no dia 12 de setembro“.

Eles [os diretores] têm uma margem até dia 16 porque, obviamente, pode haver imponderáveis, mas são imponderáveis que devem tentar ser evitados porque quanto mais cedo começarem as aulas mais depressa começa o ciclo educativo e nós sabemos que as famílias têm essa necessidade e expectativa”, explicou.

Sobre o arranque do ano letivo, Filinto Lima, presidente Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, lembrou que há muito por fazer, considerando que “este é um mês de muito trabalho para as escolas e também para a tutela”. “Espero que a tutela ajude as suas escolas”, afirmou.

Estou convencido que no próximo ano letivo iremos ter um arranque positivo. Aliás, o anúncio de hoje [desta segunda-feira] foi importante, dizer que a lista dos concursos será conhecida por todos nós”, salientou.