Um mineiro desaparecido após um terramoto sacudir a mina de carvão Rydultowy, na Polónia, foi encontrado vivo mais de dois dias após o acidente, disseram este sábado as autoridades locais.

Segundo a informação das autoridades da região mineira de carvão da Silésia, no sul da Polónia, o mineiro estava consciente e está a ser transportado para a superfície.

O responsável da Polish Coal Mining Group, empresa que opera a mina, disse que as equipas de resgate chegaram ao mineiro de 32 anos ao início da tarde de hoje e que estava consciente e a comunicar, apesar de alguns problemas para respirar.

Setenta e oito mineiros estavam na área quando um tremor de magnitude 3,1 atingiu, na quinta-feira à tarde, a mina que se encontra a cerca de 1.200 metros (4.000 pés) de profundidade.

O acidente fez um morto e 17 mineiros foram levados para o hospital.

Em 2019 e 2020, dois mineiros perderam a vida em acidentes separados na mina de Rydultowy, inaugurada em 1792 e que emprega atualmente cerca de 2.000 pessoas. Algumas minas de carvão na Polónia são propensas a explosões de gás metano.

Na Polónia, mais de 90.000 pessoas trabalham no setor mineiro, um setor em declive que empregava quase 400.000 em 1990.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR