Em atualização
Um atropelamento numa esplanada de Paris provocou um morto e pelo menos seis feridos. O incidente ocorreu pelas 19h20 locais (18h20 na hora portuguesa), no bar Le Ramus, na avenida Père Lachaise da capital francesa. Segundo o Le Figaro, três pessoas ficaram em estado grave, outras três têm ferimentos ligeiros. O condutor, que fugiu do local, já foi detido pelas autoridades.
As testemunhas no local relatam que o condutor de um carro Toyota preto perdeu o controlo e acabou por atingir a esplanada, onde se encontrava uma dezena de pessoas. “[Vi] um homem deitado no chão e outro com a cabeça partida”, garantiu uma testemunha, enquanto outra disse que teve “de retirar pessoas de cadeiras cheias de sangue”. Uma terceira testemunha também relatou que três pessoas estavam inconscientes e outra estava ensanguentada.
A esplanada foi rapidamente isolada pelas autoridades e a avenida cortada ao trânsito. O condutor, Karamoko S., de 24 anos, fugiu do local, mas entretanto foi detido pela polícia, noticiou o Le Parisien. O passageiro já tinha sido preso logo após o acidente e, segundo a imprensa francesa, testou positivo para a presença de drogas e álcool no sangue.
Os motivos do acidente ainda estão a ser investigados pelas autoridades. Numa primeira fase, a polícia francesa tinha como principal teoria a ideia de que se trataria apenas de um acidente, pelo que o inquérito visava os crimes de “homicídio involuntário, ferimentos involuntários causados por um condutor e colocação em perigo” outras pessoas. Contudo, como diz o Le Figaro, as autoridades alteraram entretanto o crime em investigação para “homicídio na forma tentada”.
“A reclassificação dos factos foi feita à luz das declarações feitas pelo acusado sob custódia policial, que sugerem que o ato pode ter sido intencional”, diz o Ministério Público francês, citado pelo Le Figaro.