45,5º. Este é o recorde de temperatura em Portugal desde o início do ano e foi registado esta terça-feira na localidade de Alvega, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém. Os registos das estações meteorológicas da rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), do dia 23 de julho, apontam para isso mesmo e, como confirma ao Observador o IPMA, este é, até ao momento, o valor de temperaturas mais altas registado em território nacional durante 2024 em estações meteorológicas da rede do instituto.

“O valor mais elevado da temperatura máxima do ar registado em julho 2023 nas estações meteorológicas da rede do IPMA foi de 41.7°C”, informa o instituto que, em termos comparativos, entende que só no final do presente mês poderá ser apurada a quebra do recorde de temperatura no período homólogo. “Potencialmente o registo de 45.5ºC na estação de Alvega poderá ser o mais elevado no mês de julho de 2024”, afirma a mesma fonte.

Captura de Ecrã do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

No dia 7 de agosto de 2023, foram registados 46.4º em Santarém, recorde de temperatura do ano passado. Segundo o IPMA, “tanto a previsão alargada como a previsão sazonal, apesar de apresentarem anomalias positivas nos valores de temperatura até ao final de agosto, não indicam que ocorram episódios extremos durante este período”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O instituto ressalva, ainda assim, que este tipo de análise a longo prazo “não invalida que possa ocorrer episódios de temperaturas elevadas”. “É aconselhável o acompanhamento diário das previsões para uma melhor leitura dos dados em análise”, acrescenta.

Domingo, dia 21 de julho, bateu um recorde: foi o dia mais quente alguma vez registado

Nos próximos dias espera-se uma mudança na circulação atmosférica, permitindo a entrada de ar marítimo e menos quente no território do continente, estando prevista uma descida da temperatura em quase todo o território nacional. “Esta mudança fará com que haja uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas serras do litoral Centro e Sul, que soprará de norte/noroeste por vezes forte e com rajadas. No interior esta alteração na circulação não será tão percetível e, consequentemente, os valores de temperatura continuarão elevados”, informa ainda o IPMA.