A empresa CrowdStrike distribuiu cartões-presente no valor de 10 dólares (cerca de 9,22 euros) em Uber Eats aos trabalhadores como recompensa pela ajuda na gestão das consequências do “apagão” global que afetou serviços da Microsoft na passada sexta-feira — provocado por uma falha na atualização de software a encargo da empresa.

Mundo recupera de “apagão” global que afetou serviços da Microsoft e deixou aviões em terra e bancos com problemas

Num e-mail dirigido aos gestores de contas de clientes de cibersegurança — apelidados na correspondência de “parceiros da CrowdStrike” — a tecnológica lamentou o “trabalho extra causado pelo incidente de 19 de julho”, atribuindo um código promocional na aplicação de entrega de comida aos colaboradores.

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Para expressar a nossa gratidão, a sua próxima chávena de café ou snack da noite é por nossa conta!”, pode ler-se no e-mail enviado pelo diretor de negócios da CrowdStrike Daniel Bernard.

Na sequência deste envio, várias pessoas começaram a relatar nas redes sociais que os vouchers  atribuídos tinham deixado de estar ativos, horas depois da receção do e-mail. “Duas horas depois, o código é cancelado e os 10 dólares são retirados da conta Uber Eats. É uma forma interessante de pedir desculpa aos parceiros”, escreveu um utilizador da rede social X (antigo Twitter).

De acordo com o jornal especializado em tecnologia TechCrunch, na tentativa de usar a oferta aparecia uma mensagem de erro na aplicação: “Este voucher foi cancelado pela parte emissora e já não é válido”.

Perante os problemas com os códigos promocionais, a empresa veio confirmar o seu envio, justificando o erro com uma sinalização de fraude pela Uber Eats — relacionada com a elevada taxa de utilização.

Kevin Benacci, porta-voz da CrowdStrike, num email enviado ao mesmo jornal clarificou a situação: “Enviámos estes cartões aos nossos colegas de equipa e parceiros que têm ajudado os clientes durante esta situação. A Uber sinalizou-o como fraude devido às elevadas taxas de utilização”. Benacci aproveitou ainda para esclarecer que “a CrowdStrike não enviou cartões-presente para clientes ou consumidores”. Segundo o jornal The New York Post, um porta-voz da mesma empresa acrescentou que este valor será entregue no salário deste mês aos trabalhadores que não conseguiram usar o vale.

O que levou ao “apagão” informático em todo o mundo?

O apagão de sexta-feira foi provocado por uma falha na atualização de dispositivos Windows, — lançada pela empresa de cibersegurança —  que afetou cerca de 8,5 milhões de computadores Windows, informou a Microsoft. O problema causou atrasos nos aeroportos de Amesterdão, Berlim, Dubai e Londres, bem como nos Estados Unidos. Também levou vários hospitais a suspender cirurgias e paralisou inúmeras empresas em todo o mundo, cujos sistemas se baseavam neste software.