Com o mercado de todos os veículos a crescer 4% na Europa durante o primeiro semestre do ano, independentemente da motorização e do tipo de combustível, o incremento de 2% nas vendas de veículos eléctricos não se pode considerar um mau resultado. Sobretudo porque o fim dos incentivos em alguns mercados, como o alemão, de longe o maior na Europa, levou a muitas antecipações de compra para Dezembro de 2023. No total, foram transaccionadas cerca de 950.000 unidades alimentadas pela energia armazenada na bateria, o que trouxe algumas novidades no ranking dos modelos mais vendidos.

De acordo com a Jato Dynamics e apesar de constantes notícias negativas, a venda de veículos continua a subir no Velho Continente, apesar da desaceleração, o mesmo acontecendo com a comercialização de modelos eléctricos. O que também se torna óbvio é o incremento da concorrência, com dois modelos no top 10 a serem exportados a partir da China, apesar de um deles pertencer a um construtor europeu, integrado no grupo chinês Geely.

Na primeira posição do ranking surge como habitualmente o Model Y da Tesla, com 101.181 unidades, quase o dobro do segundo veículo eléctrico mais vendido. Mas, ainda assim, acusa uma quebra nas vendas de 26% face ao 1.º semestre de 2023, o que se pode atribuir em grande parte ao crescimento do Model 3, por efeito do restyling, e à expectativa do Y vir a receber em breve melhorias similares. A seguir surge na 2.ª posição o Tesla Model 3, já na nova geração, que vendeu 58.400 unidades, registando uma subida de 37% face a 2023.

No 3.º lugar entre os mais vendidos aparece o novo Volvo EX30, com 36.980 unidades, número que confirma a boa aceitação que o SUV tem vindo a receber do mercado. Depois do Volvo que vem da China — com a marca já preparada para deslocar a produção para a Europa para fazer frente às penalizações impostas aos chineses — surge o MG4, outro modelo de fabricação chinesa que vendeu 31.922 unidades (+4%). O Grupo Volkswagen ocupa os três lugares seguintes do  top 10, com o VW ID.4 a ser 5.º com 29.146 unidades (-30%), à frente do VW ID.3 (29.136 veículos vendidos e uma quebra de 17%). O Skoda Enyaq estabeleceu-se na 7.ª posição, com 25.248 unidades e uma redução de 2% nas vendas.

As três derradeiras posições na tabela dos 10 eléctricos mais vendidos na Europa são ocupadas pelo Volvo EX40 (anteriormente o XC40 Recharge), que surge no 8.º lugar com 25.223 unidades (-5%), à frente do BMW iX1 (24.506 e +53%) e do Audi Q4 (24.456 e +9%).

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