A Marinha coordenou terça-feira de madrugada uma operação de busca e salvamento de um tripulante solitário de um veleiro que se encontrava à deriva, a cerca de 40 quilómetros do Porto de Aveiro, informou aquele ramo das Forças Armadas.

Em comunicado, a Marinha esclareceu que foi recebido um pedido de socorro pelas 23h30, no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, tendo divergido para o local um navio-tanque, que se encontrava nas proximidades, e ativada a lancha da Estação Salva-vidas de Aveiro.

“À chegada ao local constatou-se que o veleiro, com bandeira polaca, se encontrava à deriva, a cerca de 20 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros do Porto de Aveiro, devido a uma avaria na propulsão”, refere a mesma nota.

Segundo a Marinha, o veleiro, que tinha a bordo apenas um homem, de 67 anos, de nacionalidade suíça, foi encaminhado para o porto de Aveiro, onde atracou em segurança pelas 7h00.

O capitão do Porto de Aveiro, Vítor Conceição Dias, adiantou ainda que o tripulante foi depois conduzido ao Hospital de Aveiro, por precaução, tendo já regressado à embarcação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR