Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Rui Rio
Rui Rio

PSD: Rio venceu segunda volta com 53,2% dos votos

A ata de apuramento confirma: Rui Rio, venceu a segunda volta das diretas de sábado no PSD com 53,2% dos votos expressos e mais 2.071 votos do que o adversário Luís Montenegro.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

172
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
Pedro Santana Lopes

Dois Papas, um partido submisso e outro à deriva /premium

Enquanto Rui Rio deixou de ter desculpas, o Livre está em modo de suicídio político. Têm muito a aprender com a unidade defendida por Ratzinger e Francisco. Pelo menos, o seu futuro seria mais risonho
PSD

Temos Corbin

357
O líder eleito exige respeito e lealdade. Lealdade é coisa de marido traído. Respeito é coisa que se conquista. Quem é que este senhor julga que é para me explicar se estou bem ou mal no meu partido?
Luanda Leaks

Isabel dos Santos deveria vender EuroBic  

135
Depois das revelações do Luanda Leaks, autoridades portugueses devem pressionar Isabel dos Santos a vender EuroBic. Marques Mendes acredita que Rio será candidato do PSD a primeiro-ministro.
PSD

Rio também é Ronaldo

O capitão RR7 conta com todos no PSD, mas mediante condições: lealdade e seriedade. O contar é relativo, pois não vai negociar listas conjuntas com Montenegro. Objetivo: governar.
Serviço Nacional de Saúde

Rui Rio: Governo "deixou degradar o o SNS"

O presidente do PSD acusou o Governo socialista de ter deixado degradar o SNS, criticando a ministra que "liga pouco ou nada aos profissionais que no dia-a-dia contactam com os problemas".
PSD

Cartas de Montenegro irritam militantes de Rio

796
Cartas enviadas para a caixa de correio de militantes deixaram irritado dirigente da JSD de Braga. Apoiante de Rui Rio acusa Montenegro de utilizar nome de militante falecido para ganhar votos
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

598
Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
PSD

Porque é que Rui Rio não é um perigoso radical? /premium

496
Porque é que as esquerdas não estão a chamar “liberal”, “populista”, ou “fascista” a Rui Rio? Porque não têm medo que ele ganhe eleições como Sá Carneiro, Cavaco ou Passos ganharam.
PSD

Rui Rio recusa entrar em "política de casos"

Rio recusa entrar em política de casos, para debate não descer para a "lama". Admite ainda que parte "com uma vantagem muito razoável", mas destaca que isso não "quer dizer que ganha".
PSD

Montenegro pede inquérito a "votos ilegais" em Rio

325
Montenegro quer inquérito do Conselho de Jurisdição (CJN) ao caso dos militantes que votaram nas diretas sem sair de casa. Se CJN confirmar factos, ato naquela secção tem de ser "inválido".
PSD

PSD. Militantes votaram sem sair de casa

1849
Militantes do PSD confessaram ao Observador que não saíram de casa e que disseram ao mandatário local de Rio para "fazer o risquinho onde quisesse". Presidente da secção desconhece o que se passou.
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
PSD

Quem é mais sério? O debate que (não) aconteceu

Um em Lisboa, outro em Oeiras. Corrida ao PSD aquece com troca de acusações: "Ele não é mais sério que eu". Candidatos apostam em desfile de apoiantes e dramatizam apelo. O debate que (não) aconteceu.
PSD

Montenegro suspeita que Rio "oferece lugares"

142
A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou andar "oferecer lugares em troca de apoios", acrescentando não ter as mesmas certezas em relação a Rio.
Rui Rio

Rio: "O PSD não pode andar a triturar líderes"

179
Em entrevista à Antena 1, Rui Rio defende que o PSD não deve andar a "triturar líderes" sob pena de perder a confiança do país. Diz que não tem "delfins", e que é ao centro que estão os votos.
PSD

Debate PSD no Twitter: a "arrogância" e o Zéquinha

Luís Montenegro não conseguiu um debate com Rui Rio na televisão, recusado pelo atual líder no sábado, mas foi ao Twitter responder a um ataque que o atual líder tinha feito em forma de anedota.
Rádio Observador

Quem vai confiar o voto ao Livre depois disto?

É desta que Joacine Katar Moreira e o Livre metem os papéis para o divórcio? E ainda um Simplex para o Megxit e o Brexit, o Governo Sombra em dia de reflexão, e um post de Rui Rio.
PSD

Partido Social Derrocada /premium

220
Se me perguntarem qual dos dois, Rio ou Montenegro, é mais parecido com Sá Carneiro, terei de dizer que é Rui Rio. A forma como mobiliza o partido é muito parecida com a de um defunto.
PSD

Para onde mudaram os apoios de Pinto Luz em 48h?

Montenegro conseguiu dois líderes distritais e um líder concelhio em dois dias. Rio contou com Luís Mira Amaral e dois deputados que apoiaram Pinto Luz. Tudo em menos de 48 horas.
PSD

Rio perdeu na Alemanha e teve um terço em Espinho

Rui Rio conseguiu 103 votos na terra de Montenegro, mas perdeu na Alemanha. Já Luís Montenegro venceu em Lisboa e na terra da avó do antigo líder Marcelo Rebelo de Sousa.
PSD

Cabeça de lista por Aveiro apoia Rio na 2ª volta

Ana Miguel Santos é dos primeiros apoios a passar de Miguel Pinto Luz para Rui Rio. A deputada foi cabeça de lista do PSD por Aveiro, mas na 1ª volta apoiou o autarca de Cascais
PSD

Líder da distrital de Lisboa apoia Luís Montenegro

1024
Ângelo Pereira declara apoio a Luís Montenegro e explica em nota enviada ao Observador que o adversário de Rio é o único que pode oferecer "mudança" e ter uma "liderança agregadora".
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
PSD

Marques Mendes: "Em teoria, Rio tem eleição ganha"

Pode acontecer uma "surpresa" e Montenegro tornar-se líder do PSD, mas "é muito difícil". No seu espaço de comentário na SIC, o comentador fez ainda uma aposta: vai ser PSD a dar a mão ao PS em 2021.
PSD

Líder do PSD-Setúbal apoia Montenegro

1453
Bruno Vitorino tinha apoiado Pinto Luz na primeira volta. O candidato foi derrotado, apesar de vencer em Setúbal, e prometeu não apoiar ninguém na segunda volta. Montenegro ganha apoio relevante.
PSD

O que une (e separa) os candidatos do PSD /premium

As três moções seguem a mesma linha ideológica, embora em algumas áreas haja estratégias e propostas diferentes. Todos querem ganhar autárquicas, Rio ignora presidenciais.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
PSD

As vidas cruzadas dos candidatos a líder do PSD /premium

Quando Montenegro entra para a AR em 2002, Rio sai para a câmara do Porto. Pinto Luz faz política em Lisboa, os outros dois a norte. Percursos pouco se cruzam, mas há ligações. Um perfil cruzado.
PSD

Caciques do PSD em lar de Aveiro: como aconteceu

1135
Uma carrinha do vencedor das eleições para a concelhia de Aveiro do PSD foi usada para levar idosos a votar. Lista que ganhou acusa a outra lista de uso de meios públicos. Veja como aconteceu.
PSD

PSD. Caciques angariaram votos em lar de idosos  /premium

172
Idosos de lar onde candidato vencedor trabalha foram transportados em carrinha para votar em eleições do PSD/Aveiro. Lista que ganhou também tem queixas: acusa lista derrotada de uso de meios públicos
PSD

Rio Versus Madeira. Batalha jurídica à vista?

O braço de ferro veio para ficar. Miguel Albuquerque não abdica do voto dos 2500 militantes inscritos no PSD Madeira, e Rio ameaça anular todos os votos, já que só 103 é que estão dentro das regras.
Rui Rio

Rio tem um desejo: que as eleições sejam "limpas"

PSD Madeira quer aceitar votos de todos os militantes (com quotas pagas na sede). Rio pede pulso firme: "Regras são para respeitar". E admite ambição de ganhar Lisboa com candidato competente e leal.
Orçamento do Estado

PS: Rio vota contra OE como resposta a adversários

Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, diz que Rio "não apresentou a real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dentro do seu próprio partido".
Orçamento do Estado

Rio anuncia esta terça-feira sentido de voto no OE

O presidente do PSD anuncia esta terça-feira o sentido de voto do partido quanto à proposta de Orçamento do Estado para 2020, nas jornadas parlamentares.
Rui Rio

Rui Rio: "Nos próximos dois anos será igual"

832
O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou que vai continuar a optar "pelo interesse nacional e não pelo interesse tático do partido", acrescentando que pretende evitar dessintonias.
Rui Rio

Rio usou carro e motorista do PSD para candidatura /premium

2876
Rio e Silvano foram a ações das diretas nos carros do partido: um justifica com paragem a caminho do Porto, outro com paragem a caminho de Mirandela. Não houve "prejuízo" para o PSD, garantem.
PSD

Orçamento. Rio anuncia posição na terça-feira

Rui Rio deverá anunciar a posição do partido em relação ao Orçamento de Estado para o ano de 2020 na terça-feira, depois das "pequenas jornadas parlamentares" do PSD.
PSD

Rio pronto para governar já em 2021 ignora Marcelo

1889
Moção de Rio diz que o PSD terá condições "reforçadas" para governar já em 2021. Faz duras críticas ao PS, que acusa de gerir "poderosa central de informação". Não fala de presidenciais.
PSD

Os Deuses e as gentes do PSD

186
O partido é muito mais que os ódios pessoais que resultam da inveja. O partido é tudo aquilo que permitiu a Rio ser o seu líder, mesmo depois do seu percurso interno, crítico, desviante e até acintoso
Justiça

PSD disponível para debater justiça negociada

A porta-voz para a área da Justiça afirma que o PSD está disponível debater propostas sobre justiça negociada.. Oposição defende que suspeito que negocia deve também ser investigado.
PSD

Montenegro desafia Rio a votar contra o OE2020

183
Luís Montenegro desafiou o presidente do PSD a assumir claramente o voto contra o Orçamento do Estado para 2020 e a pôr de lado "conversa fiada e de politiquês".
Rui Rio

Rio: excedente deve-se a "carga fiscal brutal"

O presidente do PSD afirmou que o fecho do OE2019 com 0,1% do PIB "é positivo", mas que "tem sido atingido à custa de uma carga fiscal brutal" e degradação muito grande dos serviços públicos.
PSD

Natal. Rio sem vídeo faz tweet com "Still Nacht"

Há um ano Rui Rio aproveitou a mensagem de Natal para atacar o governo. Desta vez, optou por uma versão minimal nas mensagens de boas festas. E partilhou um tweet da "Noite Feliz" cantada em alemão.
PSD

PSD. 40 mil militantes vão poder votar nas diretas

Há dois anos, no duelo Rio-Santana, estavam inscritos para votar mais de 70 mil, mas só votaram cerca de 42 mil. Agora, universo de militantes com quotas pagas ronda esse valor.
Rui Rio

Rio. Descer o IVA? Só se não comprometer contas

O líder do PSD, Rui Rio, afirmou que só apoiará a descida do IVA da energia se a proposta já estiver prevista no Orçamento do Estado ou se a alternativa apresentada não comprometer as contas.
Mário Centeno

Centeno responde a Rio: "Nunca viu um Orçamento"

1055
Mário Centeno responde, em entrevista ao Expresso, à crítica de "fraude democrática" feita por Rui Rio: "Ou não sabe nada de economia ou nunca viu fazer um Orçamento...".
Sondagens

Catarina Martins 'apanha' Costa na popularidade

325
Costa era líder sozinho, mas foi 'apanhado' pela ex-colega de geringonça Catarina Martins. Jerónimo de Sousa aparece logo atrás. Rui Rio é quem mais pontos perde, mas Livre é o que tem pior nota.
Rui Rio

Orçamento. Governo acusa Rio de "desconhecimento"

É a resposta de Tiago Antunes às acusações de Rui Rio dirigida ao Governo por "fraude democrática". o secretário de Estado Adjunto acha que Rio não estudou o Orçamento como devia.
Rui Rio

Rui Rio denuncia "fraude democrática" do OE

Citando tabelas e páginas concretas do OE para denunciar "fraude democrática", Rio avisou que Parlamento se prepara para votar despesa que não vai ser executada. Mas mantém tabu do voto contra.
Orçamento do Estado

Rui Rio: aumento da carga fiscal é "evidente"

Rui Rio não disse como iria o PSD votar o orçamento, mas mostrou desagrado por este ir contra o desejo do partido de reduzir a carga fiscal e criticou o consistente aumento de impostos, ano após ano.
PSD

PSD indica marido de deputada para Conselho do MP

2345
Marido de Mónica Quintela, advogada que ficou conhecida por defender o homicida Pedro Dias, surge indicado numa lista entregue pelo PSD. Rio diz que é de "má-fé" comparar este caso ao familygate.
PSD

"Querem inventar no Montenegro um Passos B"

186
José Eduardo Martins não vê características especiais a Montenegro para liderar o PSD, e de Rui Rio diz ter feito um "mandato péssimo". Só Pinto Luz foge da "cartilha". E elogia Passos Coelho.
PSD

"Se Miguel Pinto Luz não for à 2ª volta, não voto"

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado e ex-apoiante de Rui Rio está agora com Miguel Pinto Luz na corrida à liderança do PSD. Recusa escolher entre Rio e Montenegro. Ouça na Vichyssoise.
PSD

Rui Rio é líder parlamentar há um mês em part time

330
Foi eleito há mais de um mês e há mais de um mês que não reunia os deputados. Rio tem-se feito representar nas conferências de líderes pelo vice e esta terça não foi à reunião com Governo sobre OE.
Rui Rio

Rio com Cristina: não cozinhou mas falou de comida

174
Houve corridas de carros telecomandados, indiretas para Montenegro e coincidências da infância passada no Colégio Alemão do Porto. Rui Rio não cozinhou, como havia prometido, mas abriu o jogo
PSD

Rio contra oposição "que vota contra tudo"

285
Criticar, apresentar alternativa, denunciar e concordar. É assim que o candidato à liderança do PSD vê o trabalho de uma "oposição credível". "Eles não fazem tudo mal", disse Rio em Viana do Castelo.
Rui Rio

Rui Rio não gostou da primeira parte do debate

Rui Rio rejeita que o debate se tenha tratado de um ajuste de contas, mas reconhece a importância de "esclarecer as pessoas", apesar de temer que o debate possa ter sido prejudicial ao PSD.
PSD

Como Miguel e Luís se uniram para tramar Rui /premium

213
Para eles já é janeiro e no primeiro debate a três, Rio ficou à defesa contra Pinto Luz e Montenegro. Maçonaria, prestações eleitorais e acordos (ou não) com o PS marcaram a disputa
PSD

Hipocrisia, maçonaria e outras acusações no debate - como aconteceu

O debate começou com a tensão em alta com trocas de acusações sobre resultados eleitorais, "hipocrisia", "falta de respeito" e ligações à maçonaria. Os três só concordam no ataque a António Costa.
Regionalização

Regionalização. Como Costa quer ajudar Rio /premium

137
Costa quer dar poleiro e lugares a Rio com o projeto de regionalização soft programado. Dar a mão ao líder do PSD mais fraco dos últimos 30 anos é a melhor forma de o PS se eternizar no poder.
PSD

PSD. Rio, Montenegro e Pinto Luz debatem no dia 4

152
O primeiro debate entre Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz irá realizar-se dia 4 de dezembro, na RTP. As eleições diretas para escolher o novo líder do PSD estão marcadas para 11 de janeiro.
PSD

Rui Rio criticado por "jota" por atacar jornais

Jovem perguntou a Rio se não era "perigosa para a democracia" a atitude de criticar recorrentemente a comunicação social. Trump veio à conversa. Na resposta Rio endureceu críticas e foi aplaudido.
Orçamento do Estado

Rio vai bater-se pela redução do IVA na luz

151
À margem de um evento da JSD, Rui Rio confirma que vai insistir na redução do IVA na eletricidade para ser "consentâneo" com programa eleitoral. Mas garante: não é para "cometer loucuras".
PSD

Jotas criticam 'traição' de Montenegro a Rio

1574
Os três candidatos à liderança do PSD discursaram no mesmo evento. Rio (quase) ignorou os outros, Pinto Luz acha que no meio é que está a vitória e Montenegro fez das diretas primárias (e foi criticado).
PSD

A ficção partidária de Rui Rio /premium

154
Rui Rio acha que o PS e o PSD estão de boa saúde. De facto, PS e PSD são pequenas organizações, que vivem do Estado e dependem do sistema eleitoral e da abstenção para dominarem o parlamento
PSD

PSD. Militantes de Ovar contrariam concelhia

PSD Ovar tinha aprovado deliberação de não-apoio a nenhuma candidatura. Militantes daquela secção de Salvador Malheiro, vice de Rio, aprovaram moção a vincar apoio a Rio. Mas concelhia mantém posição.
PSD

Rio: "Estou na Croácia, não no Montenegro"

503
O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da 'manif' dos polícias. Luís Montenegro fica, para já, sem resposta.
CDS-PP

Melo sobre Rio: "Cada um cita os que tem próximos"

229
Melo não gostou de ouvir Rio a apontar deputados de PS e PSD como maioria de estabilidade aos colegas do PPE, esquecendo o CDS. Diz que CDS não ficou diminuído por Cristas não ir a Zagreb.
Congresso do PSD

Paulo Colaço é candidato à jurisdição

833
O antigo membro da Jurisdição já foi eleito em oito mandatos, mas no último demitiu-se em rutura com Paulo Mota Pinto. No último congresso ficou a 40 votos de ser o mais votado.
PSD

Uma troika entre quem costuma "rule the world"

Rio fez um discurso em alemão, Rangel teve de fazer um pitch para ver se continua vice-presidente do PPE e Merkel deu um abraço de consolação a Weber.
PSD

"Não me vejo a assumir um cargo europeu"

135
Rui Rio, em entrevista ao Observador, diz que já não está em "franja etária" que permita aventura europeia. Quer é ser primeiro-ministro. Líder do PSD diz ainda que Merkel será difícil substituir
Rui Rio

Rio descansa Europa: "PS e PSD ficaram maiores" 

946
Rio vai dizer ao PPE em Zagreb que PS e PSD juntos até cresceram a 6 de outubro, tendo 81% dos deputados, o que significa que há estabilidade. Exorta governo a baixar défice estrutural pela despesa.
PSD

Ex-consultor de Rio apoia Luís Montenegro

Rodrigo Gonçalves apoiou Rui Rio há dois anos, aquando da disputa interna entre o agora líder do PSD e Santana Lopes, mas "as circunstâncias mudaram”, e Gonçalves está hoje do lado de Montenegro.
PSD

Rio espera mais militantes com quotas pagas

Líder do PSD reconhece que o número de militantes com quotas pagas é "relativamente baixo"., cerca de 20 mil. Mas espera que este número suba bastante, a tempo de eleições para presidência do partido.
PSD

Rio diz que autárquicas serão decisivas para o PSD

130
O presidente do PSD disse que as próximas eleições autárquicas serão decisivas para o futuro do partido, reconhecendo que um mau resultado em 2021 "seria dramático".
Rui Rio

Rio e Ventura reuniram-se. Tema foi o Orçamento

3189
A reunião aconteceu por iniciativa do líder do Chega! que pediu para falar com Rui Rio. Este aceitou recebê-lo e debater o que defendem em relação a propostas orçamentais. Não houve qualquer acordo.
PSD

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar 

444
Menos de dois em cada 10 militantes poderiam votar se eleições fossem hoje. Na Madeira, em 10.794 militantes só 9 é que têm as quotas pagas. No Porto, menos de um quinto poderia votar.
PSD

Miguel Pinto Luz já iniciou candidatura ao PSD

Miguel Pinto Luz foi o primeiro a entregar as 350 assinaturas necessárias para uma candidatura à liderança do PSD. Vice-presidente da Câmara de Cascais apresenta candidatura para a semana
PSD

PSD. Rui Rio lança site de candidatura 

Com o slogan "Portugal ao Centro", Rui Rio vai defrontar Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz nas próximas eleições diretas do PSD. Página promete "uma interação muito próxima com a candidatura".
PSD

Quotas, diretas? Rio já só pensa nas autárquicas

O período é de eleições, mas em Bragança pouco se notou. Rio, presidente, já só pensa nas autárquicas e nem tentativa de apoiantes de Montenegro de mexer no regulamento o abalou. Que comece a corrida.
Rui Rio

Rio: revisão em alta são “trocos”

“O que a Comissão Europeia vem dizer são trocos, é um crescimento de 0,1%”, afirmou Rui Rio, para quem o mais relevante são “as perspetivas futuras e aí há uma prudência muito grande".
PSD

Montenegro ataca Rio, Pinto Luz atira com StarWars

Um dia depois de Rio se insurgir contra "vigarices" nas diretas do PSD em janeiro, Luís Montenegro contra-ataca no Facebook e vaticina "resultados medíocres". E Pinto Luz responde com Star Wars.
PSD

Rio eleito líder parlamentar com 89,9% dos votos

117
71 deputados (em 79) deram o "sim" para Rui Rio ser líder parlamentar do PSD. Rio criticou "vigarices" do pagamento de quotas e diz que já não é possível abrir diretas a quem não tem quotas em dia.
PSD

PSD. Direção vai propor diretas a 11 de janeiro

Até agora há três candidatos à presidência do PSD: o atual líder, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.
PSD

PSD. Rio é o único candidato a líder parlamentar

O presidente do PSD, Rui Rio, é o único candidato a líder parlamentar do partido, em eleições que se realizarão na quarta-feira. O prazo para a entrega de candidaturas terminava esta segunda-feira.
PSD

Rio joga ao meinho... /premium

168
Falta um PSD revoltado contra a TINA socialista e falta um líder digno desse nome e que não seja um tarefeiro que se limita a oferecer os seus préstimos ao Governo se este deles necessitar.
Parlamento

Estreia Rio-Costa. Dedo no gatilho e go!

121
Na estreia frente a Costa, Rio atacou em todas as direções, falou em todas as portas e corredores e não esqueceu o Twitter. Ouviu acusações que não queria e até teve resposta da RTP. E um elogio.
Rui Rio

Rio. Programa vai ser discutido a "mata-cavalos"

258
Rui Rio afirma que "nunca aconteceu" os deputados terem apenas dois dias úteis para analisar o Programa do Governo, uma pressa que critica por "enganar os próprios portugueses".
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

333
Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio /premium

Criticou os adversários com muitas indiretas, defendeu que se não aceitasse candidatar-se o partido corria riscos, cedia a interesses obscuros e a derivas liberais. Afinal, o que quis dizer Rui Rio?
PSD

Rio ao centro do PSD para levar PSD para o centro

1499
Rui Rio vai a jogo e já tem slogan para a candidatura: "Portugal ao centro". No Porto, Rio criticou "vaidade pessoal" dos adversários que ambicionam o cargo e vai mesmo ser líder parlamentar.
PSD

Rui Rio é mesmo candidato à liderança do PSD

1657
É hoje que Rui Rio desfaz o tabu. Ao que o Observador apurou, Rio vai anunciar que é mesmo candidato à liderança do partido nas diretas de janeiro. Apoios já estão a ser recrutados.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
PSD

Rio candidato a líder da bancada do PSD?

306
Hipótese ganha força entre dirigentes: Rio poderá liderar a bancada para defrontar Costa no Parlamento e, assim, esvaziar mais-valia de Montenegro. Para já, silêncio. Rio mantém críticos em espera.
Rui Rio

PSD. Rui Rio continua "em ponderação" sobre futuro

O líder social-democrata não falará publicamente sobre o seu futuro político na quarta-feira, dia em que a Comissão Política Nacional do PSD reúne para analisar os resultados eleitorais.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
RTP

Rui Rio questiona emissão do Sexta às 9 no Twitter

583
Líder do PSD regressa ao Twitter, após legislativas, para deixar críticas a programa de Sandra Felgueiras que, antes, também tinha motivado uma reação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
PSD

Irá o PSD sobreviver a Rio? /premium

194
Com Rio, o PSD continuará o caminho para se transformar num partido regional, cuja ambição é fazer do norte do país uma grande Madeira. Triste destino para um partido que já foi o maior de Portugal.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

895
Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
PSD

PSD reúne para analisar resultados eleitorais

O presidente do PSD, Rui Rio, ainda não esclareceu se irá continuar e recandidatar-se à liderança do partido. Luís Montenegro já anunciou que será candidato às próximas diretas.
PSD

Rui Rio /premium

Não consigo deixar de experimentar, aqui e ali, mesmo nos seus maus momentos, uma certa simpatia pela sua pessoa. Acontece, no entanto, que foi um desastre à frente do PSD. Azar dele – e azar nosso.
PSD

Rio não gosta do PSD

1807
Se dúvidas houvesse sobre a natureza autoritária e a prática ditatorial do seu mandato, elas dissiparam-se ao vermos Rio, à moda da CDU, tentar transformar na noite eleitoral uma derrota numa vitória.
PSD

Resultado "curto" não impede candidatura de Rio

146
Morais Sarmento faz a defesa de Rio. Compara-o a Barroso, que perdeu europeias e legislativas para Guterres que, dois anos depois, entrou no pântano. Diz que resultado curto não impede recandidatura.
PSD

Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD

1455
Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD e desafia Rio a ir a jogo, anunciou em entrevista à SIC. Diz que Costa era "batível" e que não se sente "limitado" por ser arguido nas viagens ao Euro.
PSD

Montenegro avança esta 4ª. Rio dá luta até ao fim /premium

585
Apoiantes de Montenegro coordenaram ataques e afinaram mensagem para encurralar Rio. Antigo líder parlamentar anuncia candidatura esta quarta-feira. Rio não abre o jogo, mas vai dar luta até ao fim.
PSD

Como transformar derrota em vitória, by Rui Rio

686
PS não teve maioria, esquerda não teve mais de 66% e PSD não teve o pior resultado. Os críticos dificultaram, as sondagens idem. Como Rio viu a vitória que não teve. E como disse que ficava, sem dizer
PSD

Rio admite ficar como líder se tiver meia-vitória /premium

114
Rio não tem "número mágico" para domingo mas, em conversa com o Observador, admite manter-se à frente do partido. Para isso, há quem aposte em cenário de instabilidade política. Críticos sobem fasquia
Legislativas 2019

Em casa, Rio fala ao PSD: aqui não há familygate

Reforços de último dia: Jardim leva 44 vitórias no bolso e foi ao Porto atirar contra Sócrates, PCP, BE, Costa e Tancos. Só se esqueceu de elogiar Rio. Rio pediu voto contra geringonça e deixou recado
Legislativas 2019

Os truques nas contas de Rui Rio

2935
Rio foi um autêntico predador do património do Porto, escondendo da cidade que vendeu tudo o que podia, aplicando a grande maioria da receita em despesa corrente e só marginalmente reduzindo a dívida.
Legislativas 2019

Monóxido de carbono a mais num dia "enfadonho"

513
Sarmento era o convidado, mas foi Rio quem respondeu à não-resposta de Centeno: se calhar é melhor mandar carta. Um sketch sobre Sócrates, nenhuma palavra sobre corrupção. E um moliceiro sem história.
Legislativas 2019

Rio ("Tejo") dramatiza apelo ao voto ao centro

160
É no centro que está "a virtude, a mudança, a moderação". Não é à esquerda, nem à direita. No primeiro grande jantar-comício, Rio comparou-se ao Tejo, que chega a Lisboa com o maior estuário do país.
PSD

Assinaturas. "Obviamente não é normal", diz Rio

3371
Rio diz que não sabia do caso das assinaturas para a fiscalização do projeto da Casa do Douro, mas que já falou com Fernando Negrão. Visto de fora, diz que "não é normal". De dentro, não é bem assim.
Legislativas 2019

Falta lá chegar, mas Rio já tem Governo na cabeça

Ex-ministro de Cavaco, Arlindo Cunha, será o ministro da Agricultura de Rio (já lhe ligou). Quanto à Saúde, também já tem "nome na cabeça", e Finanças é Sarmento. Em Lamego, Rio ajudou a apanhar maçãs
Legislativas 2019

Rio dispara contra todos para ser o Famalicão

1098
Foram precisos 7 dias para Rio ter um comício. A política chegou num arraial minhoto, e houve balas para todos: Costa, Centeno e César. No meio, uma promessa: quem vai mandar no SNS será... a Saúde.
Legislativas 2019

Sobe, sobe, Rio sobe (carros, varandas, sondagens)

1430
No dia em que o PSD jogou a cartada final (e formal) de Tancos, Rio foi implacável com a dupla Centeno/Costa, que "baralha" de propósito os números. E mostrou, em Viana, que a onda laranja ainda vive
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Legislativas 2019

Rio elogia "independência" do MP no caso Tancos

É um elogio com pinças, para não fazer ricochete: MP foi "independente" no caso Tancos porque o PS até "lhe deu tudo", incluindo melhores salários. Rio sugere ficar na oposição, em nome das reformas.
Eleições Legislativas

Rio é melhor do que Costa em campanha /premium

1143
António Costa não é popular e tem dificuldades nos contactos nas ruas. Os seus discursos são fracos e por vezes nem se percebe o que diz. A sua prestação nos debates foi medíocre.
Legislativas 2019

Três arruadas por dia nem sabe o bem que lhe fazia

479
Rio ganha vantagem em ruas laranja e pede vitória. Volta a Tancos para acusar Costa de "dizer coisas sem nexo" sobre cabala do MP, e diz que chegou ao taco a taco com o PS. "Está tudo em aberto".
Legislativas 2019

Rio lembra Sá Carneiro: "Só sei dizer o que penso"

2144
Contra as "manhas" e o "politicamente correto", Rui Rio garante que só sabe fazer política de uma maneira: a dizer o que pensa. No palco que Sá Carneiro pisou, não falou de Tancos -- mas quase.
Legislativas 2019

Tancos, tancos e o desejo de "uma nova AD"

954
Tancos continua. Rio admite que Costa nem tenha ouvido bem o que disse, garante que não está a explorar a parte judicial e pede reunião extra da AR. PSD segue na Guarda, com um encontro saudosista.
Legislativas 2019

Rio ataca. "Não me antecipei a nenhum tribunal"

433
No contra-ataque a Costa sobre Tancos, Rio diz que não se antecipou a nenhum tribunal e que Costa se limitou a comentar o que ele "não disse". "Não quebrei a presunção de inocência de ninguém", afirma
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Legislativas 2019

Governo aumentou impostos em 1,2 mil milhões?

151
Rui Rio argumentou que o Governo aumentou os impostos indiretos em 1,2 mil milhões de euros e tem razão, mas não totalmente: não foi isso que contribuiu para "a maior carga fiscal de sempre".
Legislativas 2019

Um juiz estagiário ganha mais que um professor?

Rui Rio tem razão quando diz que um juiz estagiário ganha mais do que um professor no topo da carreira. Contudo, um juiz está obrigado a exclusividade absoluta e um professor não.
Legislativas 2019

As listas de espera na saúde aumentaram?

O Presidente do PSD usou um argumento enganador para alegar que aumentaram as listas de espera, no frente-a-frente com Costa. Há mais doentes, mas o tempo de espera para uma cirurgia pouco se alterou.
Legislativas 2019

O investimento público cresceu 45%?

As contas de Costa para argumentar que o investimento público cresceu 45% consideram o investimento previsto (e não o executado) para 2019. Além de contrariarem contas do INE e da UTAO.
Legislativas 2019

"Não vejo como [Costa] não tenha responsabilidade"

982
Sabendo ou não da encenação de Tancos, Costa tem responsabilidades -- e tem de falar sobre isso. Rio sugere ainda que Governo orquestrou plano para envolver PR e desviar atenções. Campanha teve baile.
Legislativas 2019

"Posso cair, mas quando caio, caio de pé"

Rui Rio esteve em Évora onde garantiu a reformadas que cortes foram repostos. No "Feito ao Bife", garantiu que vai bater-se pelo que acredita, não pelos votos. Se cair, cai de pé.
Legislativas 2019

PSD. O eleitor que gosta e não gosta de Rui Rio

300 metros de rua e Rio parte ao ataque: a Centeno, que tem o desplante de falar em rigor, a Costa, que tem o tique da dramatização, e aos críticos internos. Sobre Tancos, é "leviano" envolver PR.
Legislativas 2019

O enigmático aviso de Rio numa talk no Aliança

No dia em que o PSD estreou um novo modelo de "teatro" nas suas talks ao pôr do sol, Rui Rio deixou um aviso: depois dos professores, está aí a rebentar uma nova encenação do Governo. Tancos à vista?
Legislativas 2019

Rio desafia Centeno para luta de Sarmentos

Campanha arrancou no hospital e seguiu para encontro com (poucos) empresários. Rio não promete revoluções, promete reformas; desafia Centeno para duelo de Sarmentos e ainda faz elogio rasgado a Merkel
Fact Check

Verdades e mentiras do frente-a-frente Costa/Rio /premium

106
No último frente-a-frente das legislativas, os líderes do PS e do PSD falaram muito de economia, mas também de educação e relações familiares no Governo. Analisamos alguns momentos em 8 fact checks.
Legislativas 2019

Luta de Centenos. Debate em versão de bolso /premium

Último debate entre Costa e Rio ficou marcado pelo momento em que os adversários disputaram quem tem o melhor Centeno, para mostrar solidez das propostas. Mas houve mais picardias.
Eleições Legislativas

A sociedade fechada de Rui Rio /premium

531
Rio quer aproximar Portugal da Hungria de Orban com um ataque cerrado à liberdade de imprensa e o controle da Justiça. Tudo para construir um país de segredos e evitar o escrutínio ao poder político.
Rui Rio

"Family gate". Lei é "absurda", diz Rui Rio

144
Para o líder social-democrata, o parecer da PGR é claro em relação ao caso "family gate": "Há uma incompatibilidade claríssima”, defende. Mas "a lei é absurda".
PSD

Rui Rio promete menos impostos 

224
Na região de Paris para uma série de encontros com a comunidade portuguesa local, o presidente do PSD prometeu este sábado uma "revolução" na redução dos impostos se ganhar as eleições.
Legislativas 2019

200 milhões para aumentos "não chega para nada"

O presidente do PSD considerou que se o Governo só tem 200 milhões de euros para aumentar os funcionários públicos, estes estão "desgraçados" porque este dinheiro "não chega para nada".
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
PSD

Carreiras lamenta ausência de Pinto Luz no PSD

Autarca de Cascais diz não gostar de "cinismos e de hipocrisia" e diz que o PSD prescindiu do "melhor". Pinto Luz foi a primeira indicação da distrital de Lisboa para a lista de candidatos.
PSD

Rui Rio com mais 'talks' e menos comícios

Campanha oficial do PSD começa dia 24 e vai percorrer 17 distritos, com maior aposta de Rio em "talks" (sessões de perguntas-respostas mais descontraídas) do que em comícios. Volta acaba em Lisboa.
Legislativas 2019

BE. Debate sobre trabalho "será sempre à esquerda"

Catarina Martins diz ter ficado surpreendida com o facto de "num debate que teve o dobro do tempo de todos os outros debates não foi apresentada uma solução para as questões do trabalho".
Legislativas 2019

Debate Costa-Rio visto por 2,7 milhões de pessoas

266
Debate dos líderes do PS e PSD foi transmitido nos três canais generalistas nacionais, em direto do Pavilhão do Conhecimento. SIC liderou audiências, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

132
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Fact Check

Verdades, mentiras e enganos no debate Costa/Rio /premium

194
Economia, finanças, saúde, justiça e demografia. Entre os dois candidatos houve declarações verdadeiras, falsas e outras que ficaram a meio caminho. Analisamos algumas em oito fact checks.
Legislativas 2019

António Costa vs Rui Rio. O debate do desencontro

233
A divergência começou nos valores da emigração e não mais parou. António Costa e Rui Rio desencontraram-se nos números, num debate marcado por contas públicas, SNS e pela carreira dos professores.
Eleições Legislativas

Costa: "Rui Rio tem uma obsessão com a Justiça" - como aconteceu

814
Mais de uma hora a debater contas públicas, o estado da economia, o Serviço Nacional de Saúde, os números do investimento, os da emigração, impostos, justiça e os professores.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Rui Rio

O centro-direita tem solução? /premium

105
O futuro do centro-direita deverá passar pela federação de liberais, conservadores e dos que desejam uma alternativa ao PS. Sem uma oposição forte, é a democracia que fica posta em causa.
Eleições Legislativas

BE atira privatizações, Rio responde com Sócrates

126
Rio diz que programa do BE parece o "PREC de 75", e que se fosse cumprido haveria em Catarina um novo Sócrates. Catarina atira com promiscuidade entre público e privado. Um debate com pouco debate.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
PSD

PSD. As cartas dentro e fora do baralho /premium

Rio assume que a sua liderança pode estar em causa a 6 de outubro. Montenegro, Rangel, Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva e Miguel Morgado podem ir a jogo no day after. Que trunfos tem cada um?
PSD

Rio admite que a sua liderança estará em jogo

Rui Rio diz que oposição interna “não está assim tão calada como isso”, mas acredita ter maioria do partido consigo. Em entrevista à Antena 1, admite que liderança está em jogo mas não define fasquia.
PSD

Rio: com PS, conflito com professores é inevitável

O presidente do PSD diz que o PS "não faz rigorosamente mais nada e os professores não aceitam isso". Rio garante que, se vencer as eleições, vai sentar-se na mesa de negociações com os professores.
Rui Rio

Rio diz que pasta atribuída a Portugal tem relevo

O líder do PSD ficou satisfeito com a pasta atribuída a Elisa Ferreira na Comissão Europeia. "Vai ter de ter muita habilidade para gerir uma pasta onde Portugal é um país interessado", avisa Rio.
PSD

Almoço-(pouco)debate. Rio mostra-se a empresários

Rui Rio resumiu programa eleitoral a empresários da Câmara de Comércio. Com Portas na plateia, serviu-se vichyssoise. Houve críticas ao Banco de Portugal, defesa das PPP, mas de debate, houve pouco.
Eleições Legislativas

"Ecologia dos anos 80!". PAN ditou regras com Rio

2069
Debate de Rio com André Silva foi dominado por temas que são a praia do PAN. O PSD já era "crescido" quando o PAN não era "nascido" ou o "PSD não largou a ecologiazinha dos anos 80"? O debate aqueceu.
A página está a demorar muito tempo.