458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Rui Rio

Emissão Especial

"Rui Rio fecha a porta da política partidária"

Antigo vice de Rio considera que opções de Montenegro “congregam um conjunto de candidatos que foram adversários de Rui Rio”, mas admite que é transmitida uma “mensagem de unidade”
Emissão Especial

Rio "não ganha o coração dos portugueses"

“O problema do PSD foi querer acabar com a diversidade, acreditar num pensamento único e numa pureza ideológica”. Depois de enfrentar Montenegro e Rio em eleições diretas, diz-se “montenegrista”
Noticiário

10h. Dezenas de voos cancelados em França

Em causa uma greve de bombeiros no principal aeroporto de Paris, o que vai afetar um em cada cinco voos. Ainda neste jornal, a despedida de Rui Rio da liderança social democrata.
Noticiário

8h. Rio e Montenegro com fortes criticas ao PS

Ontem à noite, os discursos de Rui Rio e Luís Montenegro marcaram o arranque dos trabalhos no congresso social democrata. Ainda neste jornal, noite de fortes explosões em Mykolaiv, na Ucrânia.
Reportagem Observador

A despedida de Rio: "Saber sair na altura certa"

No último discurso como líder do PSD, Rui Rio deseja êxito ao sucessor, lembra o legado à frente do partido e visa Costa: "Problemas não se compadecem com falta de coragem nem calculismos táticos".
Noticiário

00h. Bolsonaro tira convite, Marcelo desdramatiza

Presidente brasileiro cancela almoço, mas Marcelo diz relações não estão "melindradas". E, Luís Montenegro discursa no Congresso do PSD de dedo apontado a Costa: "Novo aeroporto? Sabia ou não sabia?".
Emissão Especial

Rio: "Política séria não é contratar marketing"

No discurso de abertura do 40.º Congresso do PSD, Rio ataca quem diz que PSD está a definhar: “Um despautério”. Sai com “naturalidade”, “sem dramas, precipitações e truques”.
Noticiário

21h. Congresso do PSD arranca no Porto

Rui Rio sai de cena, Luís Montenegro assume a liderança do partido. Ainda neste jornal, a denúncia da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia: faltam efetivos nas esquadras portuguesas.
Luís Montenegro

Pedro Nuno Santos não saiu? Temos de falar do PSD

Não será possível passar quatros anos a comentar os aeroportos ambulantes de Pedro Nuno Santos e as urgências fechadas de Marta Temido. O país precisa de um alternativa, isto é, do regresso do PSD.
PSD

"Falar dos partidos como bandidos é popular"

Hugo Carneiro foi o responsável pelas contas do PSD durante a liderança de Rui Rio e apesar "de desconfianças iniciais" sai orgulhoso do legado que deixa, onde garante que "não há opacidade".
Urgências

Rui Rio acusa PS de "grave crise" no SNS

O presidente do PSD identifica "um serviço público completamente degradado" e culpa o Partido Socialista de não promover cooperação entre os setores público e privado.
Rui Rio

Aeroportos. Rio responsabiliza Governo por demoras

Rui Rio responsabilizou o Governo pelas filas de espera nas chegadas ao aeroporto de Lisboa. SEF diz que filas são causadas por falta de agentes.
10 de junho

Rui Rio assinala Dia de Portugal em África

O presidente do PSD vai assinalar o Dia de Portugal junto das comunidades que vivem na África do Sul e em Moçambique, numa deslocação de seis dias.
PSD

Rio recebe Montenegro para preprarar transição

O presidente do PSD, Rui Rio, recebeu Luís Montenegro, que venceu no sábado as eleições diretas, num encontro na sede nacional que serviu para discutirem "todo o processo de transição da liderança".
O Bom, o Mau e o Vilão

Por favor, não nos tratem como criancinhas

O Governo (que voltou atrás), Rui Rio (que vê uma das suas medidas a desaparecer) e o Estado português (que faz de conta que Moçambique não é pró-Rússia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
O Bom, o Mau e o Vilão

O chumbo no TC foi por boas ou más razões?

Cavaco Silva (que lembra o que fez contra o PS), Rui Rio (que só conta uma parte da história) e António Almeida Costa (que foi chumbado no Tribunal Constitucional) são o Bom, o Mau e o Vilão.
PSD

Rio alerta direita europeia para populismos

O presidente do PSD apelou, em Roterdão, a uma reforma do sistema democrático que impeça os "mais frágeis" de serem "enganados por propostas de perfil demagógico".
Noticiário

8h. Borrell espera acordo sobre embargo à Rússia

Chefe da diplomacia Europeia adianta que existiram conversas difíceis ontem e que um acordo estará para breve. Ainda, Ventura acredita que Montenegro vai fazer mais oposição ao PS do que fez Rui Rio.
PSD

Rio faz votos de "muito sucesso" a Montenegro

O presidente do PSD, Rui Rio, felicitou o novo líder eleito do partido, Luís Montenegro, com “votos de muito sucesso”, e cumprimentou igualmente Moreira da Silva “pelo serviço que prestou"
Noticiário

12h. PSD. Rio já felicitou Montenegro pela vitória

Numa mensagem na rede social Twitter, o líder cessante dá os parabéns a Luís Montenegro, com votos de sucesso no PSD e no país. Rio deixa também um cumprimento a Jorge Moreira da Silva.
Emissão Especial

PSD. Quem é o verdadeiro candidato da renovação?

Ana Rita Cavaco afirma que apoiantes de Montenegro pertencem a um "status quo do qual os militantes se querem afastar". Miguel Morgado diz que simpatizantes de Moreira da Silva são "as pessoas de Rio"
Emissão Especial

"Rui Rio acha que o país o desperdiçou"

"Terminou a carreira política". Devia ter saído mais cedo? Rui Rio foi a "desculpa perfeita para uma direita sem ideias". A análise de Raquel Abecasis, Jorge Fernandes e Alexandre Homem Cristo.
Noticiário

8h. PSD escolhe hoje um novo líder

Dia de eleições diretas. Jorge Moreira da Silva ou Luís Montenegro, um deles vai suceder a Rui Rio. São mais de 44 mil os militantes chamados a votar.
O Bom, o Mau e o Vilão

O banho de ética de Rio acaba como começou: mal

Elvira Fortunato (que fala dos abusos), Rui Rio (que escolheu uma deputada que vai a julgamento) e o núncio apostólico (que criou obstáculos à comissão independente) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Rui Rio

Setúbal. Rio sugere implicação de Governo

Rio diz "não entender" a recusa do PS. "A não ser que tenha receio de que o presidente da câmara de Setúbal, ao começar a esclarecer, acabe a implicar alguma coisa ligada ao Governo ou ao PS".
Guerra na Ucrânia

Rio: PS receia ouvir autarca de Setúbal

Presidente do PSD diz não conseguir entender o motivo para o PS ter recusado ouvir no parlamento o presidente da Câmara de Setúbal sobre o acolhimento de refugiados ucranianos.
Rui Rio

Rio contra revisão se apenas alterar metadados

O presidente de PSD disse discordar de uma revisão da Constituição "apenas para alterar uma alínea ou artigo" para tentar "resolver" o problema da inconstitucionalidade da "lei dos metadados".
Rui Rio

Rio: Costa deve revelar se recebeu relatório

O líder social-democrata considerou que o primeiro-ministro não violará o segredo de Estado se esclarecer se recebeu ou não relatórios das secretas sobre russos que acolheram refugiados em Setúbal.
Diretas PSD

Montenegro dá nega a Rio, que desiste de reformas

Luís Montenegro fez saber a Rui Rio que não achava oportuno abrir agora um processo de revisão constitucional e de reforma do sistema eleitoral. O líder social-democrata decidiu retirar as propostas.
Noticiário

20h. Caso Setúbal. Rio pede explicação de Costa

Líder social-democrata entende que tudo leva a crer que António Costa não valorizou informações que lhe foram dadas. Rui Rio também não poupa críticas ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
Guerra na Ucrânia

Rio: Costa deve dizer se sabia do relatório do SIS

Social-democrata entende que presidente da Câmara de Setúbal deve “tirar consequências políticas” de “ter propositadamente fechado os olhos ao que estava a acontecer”.
Rui Rio

Rio não comenta inquérito proposto por Montenegro

Presidente do PSD, Rui Rio, recusou comentar proposta de inquérito parlamentar sobre o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal defendida por Luís Montenegro, candidato a substituí-lo.
Noticiário

19h. Setúbal. Rio "chocado" com chumbo do PS

O presidente do PSD não concorda com o voto do PS e entende que André Martins podia beneficiar de uma ida à Assembleia da República.
A História do Dia

Quem poderá ganhar a liderança do PSD?

A menos de um mês das diretas fazemos  as contas e olhamos para os dois candidatos à liderança do PSD, Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva. Quais são as diferenças e quem está na frente?
E o vencedor é...

A mestria do Governo em fugir às responsabilidades

Narrativa sobre preço de combustíveis serve de manual de comunicação política. Gasolineiras, autovoucher e Bruxelas: os bodes expiatórios para não baixar o ISP. Rio não quer deixar marca, quer impô-la
O Bom, o Mau e o Vilão

Rio: o que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas

António Costa (que vai finalmente a Kiev), o presidente da Câmara de Setúbal (que quer ficar em silêncio) e Rui Rio (que só se preocupa com fugas de informação) são o Bom, o Mau e o Vilão.
E o vencedor é...

Rui Rio quer reformas? O "s" está a mais

O ainda líder do PSD não percebeu que já chegou o fim e quer impor a discussão de reformas a um mês da sua saída. Chumbo direto a Marta Temido pelos novos dados sobre a falta de médicos de família.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Fazem sentido as propostas do PSD?

Rio está a fazer propostas de revisão da constituição a um mês de sair da liderança do partido. Os dois candidatos, Moreira da Silva e Luís Montenegro, estão fora do debate. Mais um tiro no pé do PSD.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se Rio quer continuar a mandar no PSD, vá a votos

Os deputados ucranianos (que convidaram os portugueses a irem a Kiev), os ministros das Finanças e Ambiente (que mandam no metro) e Rui Rio (que vai sair mas não parece) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Rui Rio

Rio admite que "o país não quer" fazer reformas

Ao dar "o braço a torcer", presidente do PSD frisou que consigo "não foi possível" fazer as reformas que sempre defendeu serem necessárias para Portugal, admitindo que "o país não quer".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.