Rui Rio

25 de Abril

Cadeiras vazias no Parlamento. Não foi boicote

315
Rui Rio foi até ao Parlamento para o 25 de abril, a primeira vez como líder do PSD. Na sua bancada eram muitas as clareiras quando arrancou a sessão, mas a culpa foi do trânsito e não só.
Rui Rio

Políticos à beira mar plantados

Costa quer surgir, aos olhos dos portugueses, como o grande agregador moderado da política nacional. Rio quer parecer, aos olhos de Costa, o seu novo pequeno parceiro que apenas quer uns lugarzinhos.
PSD

O vice-primeiro-ministro Rui Rio

485
Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa.
Bloco Central

O novo acordo de Rio e Costa e a "gorda"

Numa manhã, Rio e Costa voltaram a estar de acordo. Há três dias assinaram acordos, mas este sábado rejeitaram criar um "Bloco Central". Humorista lembrou a Costa que só não fez acordo com o CDS.
Saúde

Rio quer discutir o futuro do SNS com o Governo

O líder do PSD defende que é preciso ultrapassar "a erosão do Sistema Nacional de Saúde" e uma "mais e melhor regulação". Mas Governo diz que não haverá mais acordos até às próximas eleições.
Rui Rio

Rio denuncia caso de serviço fechado no S. João

O líder do PSD criticou a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a unidade de cuidados intermédios pediátricos S. João, porque "não se contratam três técnicos".
Rui Rio

O regime da irresponsabilidade

333
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.
Presidente da República

Marcelo cumprimenta Governo e PSD por acordos

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que viu "com agrado" os acordos assinados entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, mas que espera consensos mais alargados.
PSD

Fim dos cortes na política. Rio aceita, Negrão não

138
Rio falava na sede do partido: concordava com o fim dos cortes salariais nos gabinetes dos políticos. Minutos depois, Fernando Negrão falava no Parlamento: não concordava e via "com preocupação".
Política

O que Costa e Rio disseram. E o que queriam dizer

Costa e Rio, lado a lado, a falar à vez e a concordar em tudo. É esta a imagem que fica da assinatura dos primeiros acordos de regime desde 2006. Anotamos o que disseram, e o que quiseram dizer.
Política

Acordos fechados, mas negociação bicuda em aberto

Há alinhamento de princípios negociais genéricos e de prazos para as medidas. Mas há intenções que ficam por definir e a parte bicuda da distribuição de fundos não está fechada em nenhuma área
Política

Costa e Rio formalizam primeiros acordos

O primeiro-ministro e o presidente do PSD vão estar hoje presentes na formalização dos acordos entre Governo e sociais-democratas sobre descentralização e o futuro quadro comunitário de apoio.
Rui Rio

Rio: situação do país não é tão boa como diz PS

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu terça-feira, no Barreiro, que a recusa do Governo em aumentar os funcionários públicos demonstra que a situação do país não é tão boa como diz o executivo do PS.
País

Descentralização. Acordos formalizados na quarta

Fonte do PSD confirmou anúncio da reunião entre António Costa e Rui Rio, feito esta terça pelo ministro da Administração Interna. Acordo relativo ao Portugal 2030 também vai ser assinado.
País

Descentralização. Costa e Rio reúnem-se na quarta

O primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, reúnem-se na quarta-feira com vista a "uma convergência" para a descentralização de competências para as autarquias.
PSD

O guru que Rio segue para "chegar novo a velho"

331
Rio confessou, ao anunciar a candidatura à liderança do PSD, que estava "amarrado" ao livro do amigo Manuel Pinto Coelho "Como Chegar Novo a Velho". O polémico médico esteve em S. Bento com Santana.
PSD

Rui Rio defende aumentos na função pública

1.087
O líder do PSD questionou este domingo o facto de António Costa ter toda a disponibilidade para injectar dinheiro público na banca portuguesa e continuar sem fazer nada em relação à função pública.
PSD

De Elina a Pedro Dias: a aposta de Rio na Justiça

677
Rio não escolheu Elina Fraga como porta-voz para a área da Justiça mas escolheu uma pessoa próxima: Mónica Quintela, a vistosa advogada de 51 anos, que defendeu Pedro Dias e arquitetou a sua rendição.
PSD

Quem são os ministros sombra de Rui Rio

582
A cúpula nacional do Conselho Estratégico de Rui Rio tem 32 nomes. 60 anos é a média de idades dos coordenadores. Há apenas 9 mulheres, e Rio admite que "nível de êxito" pode ser de apenas "40 ou 50%"
PSD

Rio revela governo-sombra do PSD

Nomes vão finalmente ser revelados esta tarde. Entre coordenadores e porta-vozes de 16 áreas sectoriais, organismo presidido por David Justino vai preparar o futuro programa eleitoral do PSD.
Rui Rio

Rio "estava à espera" de tensão entre BE, PS e PCP

Rui Rio afirmou, no Congresso da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que já esperava tensões entre Bloco de Esquerda, PS e "provavelmente PCP" "à medida que se aproximam as eleições".
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
PSD

Rio: "O país não está bem, mas está melhor"

Rio defende "superávites" nas contas públicas e, a partir daí, evoluir para a redução da carga fiscal e da dívida. O líder da oposição diz ainda que "o país não está bem, mas está melhor".
Eutanásia

Negrão defende referendo à eutanásia

Líder parlamentar do PSD quer partido a refletir sobre hipótese de referendar matéria que Parlamento apreciará até ao verão. Já o líder do partido, Rio, é a favor da eutanásia e contra o referendo.
Luís Montenegro

Montenegro deseja ver Rio como primeiro-ministro

218
Luís Montenegro disse que "só no PCP e BE é que pensam todos da mesma maneira" e deixa várias propostas que gostaria que o PSD colocasse na sua agenda política e que espera ver Rio primeiro-ministro.
PSD

Rio. Críticos em silêncio e Marcelo à espreita

Com Santana na televisão e Montenegro com um jantar marcado para o dia seguinte, o Conselho Nacional de Rio quase não teve críticos. Mas Marcelo andou à espreita, e fez Rio mudar de hotel.
Rui Rio

Incêndios, Saúde e Montepio: como fazer oposição

Rui Rio fez uma intervenção descrita como "morna", "sem novidades". Sem nomes do governo-sombra, elegeu 3 prioridades para fazer oposição ao PS: incêndios, saúde e Montepio. Silvano eleito com 78%.
PSD

Santana fica em Lisboa, mas elogia Rio

Santana não foi ao Conselho Nacional ao Porto, mas elogiou o facto de Rui Rio cortar com o funcionamento tradicional a partir de Lisboa. Comparou o presidente do PSD a Cavaco Silva e lembrou série.
PSD

Ângelo Correia ministro no "governo sombra" de Rio

417
O antigo ministro do PSD e antigo patrão de Passos diz que o facto de integrar "governo sombra" não é um regresso à política ativa: "Ai de mim, meter-me na política. Vou apenas dar opiniões".
PSD

Conselho Nacional do PSD reúne-se esta terça-feira

O encontro servirá para eleger José Silvano como novo secretário-geral do partido. Esta será a primeira vez que o conselho irá reunir-se sob a liderança de Rui Rio.
Entrevista

"Com crescimento, não entendo não haver aumentos"

632
Próximo de Rui Rio, o economista Fernando Alexandre revela que não será um dos porta-vozes do líder do PSD. Em entrevista, defende que o Governo tem de dar explicações se não quiser aumentar salários.
PSD

Conselho Nacional. É desta que se discute política

PSD ruma ao Porto para o primeiro Conselho Nacional da era Rio. O líder do partido não tem maioria. Dois dos nomes de listas opostas não vão. Conselho Estratégico tem luz verde para ser anunciado.
PS

Impor "polícias aos políticos é um mau príncipio"

621
Secretária-geral adjunta do PS critica proposta do BE para criar entidade que vigie rendimentos dos políticos. Aplaude a nova atitude do líder do PSD e gostaria de ver Centeno num próximo governo.
PSD

Rio com distritais: mais organização que política

Primeira reunião de Rio com distritais foi "pacífica": falou-se mais de organização do que de política. Rio explicou funcionamento do Conselho Estratégico, mas não avançou nomes.
Rui Rio

Rio: "É muito difícil" PSD votar a favor do OE

O líder do PSD considera que é muito difícil que o Governo seja capaz de apresentar um orçamento que vá "ao encontro dos princípios que o PSD tem defendido e que ao longo destes anos".
PSD

Pinto Luz desafia Rio a falar sobre diplomatas

194
O antigo líder da distrital de Lisboa e um dos críticos da liderança de Rio criticou a "falta de solidariedade grave" do Governo e exigiu que o PSD tome uma "posição pública" sobre o assunto.
PSD

Fogos. Rio foi ao terreno, mas não saiu de salas

480
Rio foi a um concelho afetado pelos fogos com uma grande comitiva. Demorou-se cerca de 2 horas. De sala em sala, ouviu associações e bombeiros, e prometeu pressão. Mas não pôs o pé na terra.
Rui Rio

Rui Rio satisfeito com valor do défice orçamental

Rui Rio considerou positivo o facto de o défice orçamental de 2017 se ter situado em 0,9% do PIB, acrescentando que "é importante que as contas públicas caminhem para o equilíbrio".
Luís Marques Mendes

Eleição antecipada no PSD? "Tonterias, tonterias"

Fazer cair Rui Rio é um "disparate", avisa Marques Mendes na SIC num comentário a pedir que a Santa Casa divulgue o relatório de avaliação do Montepio. E mandou mais um recado a Sócrates.
PSD

Fogos. Rio acusa Governo de ignorar alerta

647
Rui Rio acusa Governo de ter ignorado alerta do IPMA e não ter disponibilizado meios. Anuncia que vai para o terreno e vai chamar ao Parlamento técnicos e ministro. Limpeza das matas é "marketing".
PSD

Santana revela telefonema e contraria Rio

530
Santana diz ao Observador que Rui Rio é que lhe telefonou a dizer que concordava com uma parte do seu comentário crítico na SIC: "Não falei em oposição interna. Deve ter havido uma má interpretação".
António Costa

Costa destaca "consenso nacional" na defesa da PAC

O primeiro-ministro disse que há "consenso transversal" nos partidos na defesa das políticas de coesão e agrícola comum, comentando o apoio de Rui Rio às posições defendidas pelo Governo em Bruxelas.
Rui Rio

Caso Feliciano foi "um massacre, um exagero"

176
À chegada à sua primeira reunião do Partido Popular Europeu, em Bruxelas, Rui Rio disse que na Europa "não há lugar para ser da oposição". Sobre Feliciano, diz que o caso teve "desproporção brutal".
PSD

Rui Rio "estreia-se" em Bruxelas

O presidente do PSD vai participar na cimeira do Partido Popular Europeu em Bruxelas, realizando assim a sua primeira deslocação internacional desde que foi eleito.
PSD

Primavera chuvosa (e um até já)

139
Convinha reparar que na cave e subcave onde se fabrica o veneno, a temperatura da indignidade e o grau da brutalidade – do insulto, da falsidade, do ódio – atingem picos que nunca se viram, nem usaram
PSD

José Silvano. "Não tenho medo de nada nem ninguém"

296
Secretário-geral indicado por Rui Rio diz que único objetivo é unir o PSD e ganhar eleições já em 2019. Admite que foi convidado no dia da demissão de Feliciano. Eleição não vai ser problemática.
Rui Rio

O fedor intenso da mediocridade

1.297
Os partidos, mas também as universidades e outras instituições, não são capazes de uma verdadeira selecção. Aqui, uma pessoa não é apenas promovida até ao nível da sua mediocridade – vai mais além.
Rui Rio

Danos auto-infligidos

118
Rui Rio demorou a perceber o óbvio: ele não é credível enquanto líder que apela à ética na política se, nos bastidores partidários, escolhe (e defende) Feliciano Barreiras Duarte para a sua equipa.
PSD

Como escolher um secretário-geral em 10 dias

Líder do PSD terá de indicar sucessor de Barreiras Duarte até 28 de março, dia em que o Conselho Nacional votará o novo secretário-geral. Sem maioria neste órgão, Rio terá de ser cuidadoso na escolha.
PSD

Portagens, sirenes e poder: a vida de 'Nanito'

1.029
Feliciano Barreiras Duarte chegou ao topo do PSD, e enfrenta o momento mais difícil da carreira. O 'Nanito' foi o herói das portagens do Oeste. Ascendeu ao poder. Gostava de ligar sirenes no carro.
PSD

PSD teme "canibalização" dos votos da direita

PSD de Rio não está preocupado com Cristas, mas PSD anti-Rio vê espaço vazio a ser ocupado. "O país não é Lisboa", argumentam os mais otimistas. E sondagens até já vão dando dão razão a Rui Rio.
PSD

Rio já não vai levar Feliciano a Bruxelas

344
Rio informou, num primeiro momento, que seria Feliciano a acompanhá-lo à cimeira do PPE a meio da semana. Após polémicas, foi substituído na comitiva por outro membro da comissão política.
PSD

Mora em Lisboa mas recebeu como se vivesse a 83 km

23.745
Barreiras Duarte tinha casa em Lisboa, mas recebeu subsídio do Parlamento como se vivesse no Bombarral. Ele diz que ficou a perder 10 euros. E que deu morada fiscal. Parecer da PGR não lhe dá razão.
Rui Rio

Rio desvaloriza casos. "Eu fiz vida de tribunal"

Rui Rio não quis comentar diretamente o caso Feliciano Duarte, mas desvalorizou as investigações do MP ao dizer que quando foi autarca foi sete vezes arguido e tinha de fazer vida de tribunal.
PSD

Feliciano agradece "confiança reforçada" de Rio

O secretário-geral do PSD diz que a principal acusação de que foi alvo "caiu por terra" com as declarações da professora de Berkeley ao Observador. Diz ser alvo de "campanha ignominiosa".
Rui Rio

Rui Rio pode desistir das eleições de 2019?

A estratégia de Rio não é a de uma oposição, mas de um príncipe herdeiro, cujo plano pouco mais fosse do que esperar que o velho rei morra. Não quer competir com Costa, quer apenas suceder-lhe.
Rui Rio

Sem aliados

Rio está em conflito aberto com o seu próprio partido, vê Cristas reclamar para si a liderança do centro-direita, e está em vias de perder Marcelo. A sua estratégia está a isolar politicamente o PSD.
PSD

Ausência de Feliciano. Rio desmente nota oficial

245
Informação do PSD dava secretário-geral como presença garantida no congresso. Depois da polémica com o currículo falso, Barreiras Duarte não apareceu em Lamego.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e os espectadores

134
Cristas baixou a votação, mas sai do Congresso reforçada. Melo será o rosto do primeiro embate, enquanto "Chicão" vai ter lugar na AR. Borges Lemos manteve-se anónimo e Rio ganhou "amiga" da onça.
Comentário Político

Análise. Abriu a época da guerra à direita

104
Assunção Cristas declarou que, numa maioria à direita, quer ser ela a mandar no PSD. Se isto não é guerra é o quê? Competição atrás de uma ilusão? É uma forma de ocupar o espaço vazio. Por Vìtor Matos
EDP

Rio quer evitar que empresas pagem IRC de 0,7%

542
Presidente do PSD quer alterar lei fiscal que permite a empresas como a EDP pagarem taxas anuais de IRC de 0,7% e vai agendar debate no parlamento, se for verdade. EDP diz que pagou 481 milhões.
Rui Rio

Rio: "Não contribuo" para manchetes de jornais

O presidente do PSD garantiu esta sexta-feira que não vai contribuir para manchetes de jornais. Rui Rio afirmou que há uma aproximação aos outros partidos "para conversar sobre reformas estruturais".
Rui Rio

Rio: Marcelo vai avançar para segundo mandato

O presidente do PSD está convencido de que o Presidente da República vai avançar para um segundo mandato. Rui Rio faz um "balanço positivo" dos dois anos de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)