Dark Mode 97,1 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Rui Rio

PSD

Rio fica como líder parlamentar até setembro

Líder disse que saia em fevereiro e eleições chegaram a estar marcadas para março, mas Rio preferiu arrumar a casa e só sai na próxima sessão legislativa. Eleições serão no início de setembro.
Rui Rio

Rui Rio aponta falhas à diplomacia do Governo

Rui Rio considera que o Governo não está a ser eficaz na comunicação e a diplomacia portuguesa está a falhar. O presidente do PSD alerta que isto é um problema "grave".
PSD

PSD. Propostas sobre funcionamento da AR chumbadas

PSD queria "personalidades independentes nas comissões de inquérito" e que deputados deixassem de avaliar incompatibilidades dos parlamentares. Em troca recebeu acusações de populismo.
Rui Rio

Infarmed. Rio quer reuniões curtas e objetivas 

Rui Rio defendeu que as reuniões no Infarmed sobre a evolução da Covid-19 em Portugal devem continuar, mas com menos frequência e mais curtas, pede ainda mais objetividade nas reuniões.
Democracia

Não é a radicalização, é o iliberalismo  /premium

Não é a importação de uma revolução cultural que ameaça a pólis. O rastilho não vem das franjas, vem de dentro. São as próprias instituições fundadoras do regime que se desdemocratizaram.
PSD

Rui Rio vai ter programa estratégico para década

141
Da mesma forma que António Costa apresentou uma "Agenda para Década" quando era líder da oposição, em 2014, Rui Rio vai ter um "programa estratégico" com um plano para o país até 2030.
PSD

Queixa no DIAP sobre SMS falso no PSD/Setúbal

151
Pedro Tomás exige que Ministério Público investigue SMS falso enviado a alertar para surto que não existia. Candidato derrotado considera que caso pode ter influenciado resultado das eleições.
Debate Quinzenal

Fim dos quinzenais. Costa diz que cumpre regimento

150
Em tempos (quando ainda não era primeiro-ministro) já disse que os quinzenais eram uma "invenção estúpida" e agora Rio ajudou a acabar com os quinzenais. Mas Costa não se regozija e cumpre regras.
Rui Rio

Um inconcebível líder da oposição /premium

220
A instabilidade não é resposta certa para a crise. Mas o seguidismo do Governo muito menos será uma solução. Há um meio termo que passa por um escrutínio que Rui Rio sempre recusou.
Coronavírus

Rio questiona "utilidade" de reuniões do Infarmed

142
Em entrevista ao Porto Canal, presidente do PSD diz que reuniões têm sido "um pouco mais do mesmo" e pede aos especialistas uma "fotografia muito curta e objetiva", com "conselhos técnicos".
Rui Rio

Rio quer responsabilizar dívidas não autorizadas

O presidente do PSD diz que, nestes casos, devem ser responsabilizados os mandatários financeiros locais ou quem contraiu a dívida não autorizada e não o partido.
Conselho Económico E Social

PS propõe Francisco Assis para presidente do CES

2506
Para ser eleito, Francisco Assis necessita de dois terços dos votos dos 230 deputados, o que implica necessariamente um acordo entre PS e PSD. Rui Rio já elogiou a escolha.
Parlamento

PS e PSD dançam o tango para o fim dos quinzenais /premium

310
PSD e PS estão de acordo que há vantagens em acabar com debates com o primeiro-ministro de 15 em 15 dias. PS propõe debates mensais com duas rondas. Modelo de debate pode acabar já em setembro deste ano
PSD

Rio propõe fim de quinzenais com primeiro-ministro

458
Líder da oposição quer acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro, que seria obrigado a ir à AR apenas 8 vezes por ano. Rio quer comissões de inquérito com membros não-deputados.
Ambiente

Rui Rio. Retirar amianto das escolas, em segurança

Rui Rio, saudou esta segunda-feira a iniciativa do Governo de retirar o amianto das escolas, mas reforçou que o seu depósito em aterro só pode acontecer com todas as condições de segurança garantidas
PSD

As três concelhias do PSD que ninguém quer liderar

941
Em Lousada, Valongo e Paços de Ferreira ninguém apresentou listas à concelhia, o que é pouco habitual. Militantes locais dizem que ausência de candidatos mostra "desmotivação" no partido.
PSD

IVA da luz. Rio diz que circunstâncias são outras

BE quer que a redução do IVA da luz, aprovada no OE2020 e dependente de Bruxelas, avance já no Suplementar. Rio vai analisar, mas avisa que o mundo mudou. PS diz que não é matéria deste orçamento.
PSD

"Incoerência?" Rui Rio contra-ataca Marques Mendes

568
Presidente do PSD não terá gostado de ouvir Marques Mendes a acusá-lo de incoerência e usou o Twitter para responder a "este comentador" com um vídeo sobre as opiniões de Mendes sobre o BES.
Novo Banco

Rio questiona mais dinheiro para Novo Banco

704
Rui Rio questiona, indiretamente, o Governo "se o Fundo de Resolução, leia-se o Estado", vai pagar. "O que mais há são empresas que precisam de mais dinheiro devido à pandemia", afirmou.
10 de junho

Rio homenageia "espírito empreendedor" da diáspora

O presidente do PSD destacou o "espírito empreendedor brutal" dos portugueses da diáspora, que devem merecer uma homenagem particular no Dia de Camões.
TAP

Plano para a TAP. Rio prevê que vai discordar

Presidente do PSD diz que "dificilmente" irá concordar com a solução do Governo para a TAP, prevendo que passe por empréstimo obrigacionista em que o Estado só "passa a mandar" se a empresa não pagar.
Rui Rio

"Qual será o critério para permitir ajuntamentos?"

2733
Rui Rio recorreu ao Twitter para questionar o Governo sobre os critérios utilizados para permitir determinados "ajuntamentos" em detrimento de outros. As críticas não se fizeram esperar.
Coronavírus

Espelhos, Zoom e o Tejo. O desconfinar do PSD /premium

Metade dos trabalhadores já regressaram à sede em equipas que trocam a cada 15 dias. Rio tem pelo menos um evento por semana (só tendo em conta agenda oficial). Reunião da bancada foi pelo Zoom.
Rui Rio

Rio critica eficácia do MP contra a corrupção

439
Rui Rio acusou o Ministério Público de "fraca eficácia" e "pouca eficiência" no combate aos crimes de corrupção. "Tem havido poucos julgamentos e muito menos condenações em tribunal", criticou.
Eleições Presidenciais

Marcelo e Rio almoçam a sós com Belém à sobremesa /premium

283
Rio e Marcelo almoçam pela segunda vez em menos de duas semanas. Encontro estava fora da agenda oficial. Aproximação ajuda a afastar a imagem de que o atual Presidente é o candidato do PS e de Costa.
Eleições Presidenciais

Rio: Apoio do PS a Marcelo é "honroso para o PSD"

1006
Presidente do PSD descarta à partida coligações autárquicas com o Chega e admite candidatos arguidos se estiverem envolvidos numa "coisa pequena". Antecipa que "mais provável" é PSD apoiar Marcelo.
Coronavírus

As propostas do PSD para recuperar a economia /premium

PSD quer benefícios fiscais para captar "multinacionais de renome", reduzir as rendas de espaços comerciais e facilitar a fusão de pequenas e médias empresas. Eis o plano de Rio para a recuperação
Coronavírus

Rui Rio não quer Costa e Silva como interlocutor

Rui Rio disse que o PSD "não tem nada a ver" com quem António Costa convida para recuperar a economia, desde que nas reuniões com os partidos os interlocutores do Governo sejam os ministros.
Noticiário

11h. Rio: "Costa e Silva não é interlocutor"

"Há muita forma de fazer oposição. A minha não é estar permanentemente no bota-abaixo". Rui Rio prefere apontar "caminhos alternativos ao governo".
PSD

Autárquicas: a vacina de Rio contra "vírus" no PSD /premium

O PSD vai ter eleições em várias estruturas, mas críticos rejeitam atacar Rio. Mesmo os 'montenegristas' e autores da tentativa de "impeachment" de 2018 pedem paz e unidade. Motivo: autárquicas
PSD

Autárquicas. Rio não descarta coligações com o PAN /premium

327
Rio foi questionado por distritais sobre coligações com o PAN nas autárquicas e disse não ter, a priori, nada contra. Apelou a que haja critério nas coligações com o CDS e só quer candidatos em 2021.
Coronavírus

Portas elogia ação de Rio durante pandemia /premium

225
Na semana em que Francisco Rodrigues dos Santos admitiu coligações com o Chega, Paulo Portas lembrou que tinha um princípio: "Não deixar que houvesse nada de relevante à direita do CDS".
Coronavírus

As propostas de Rio para o setor social /premium

Presidente do PSD apresentou as medidas que o partido tem para o setor social e diz que não leva a mal se governo só aproveitar "umas" e "não outras". São 26 propostas aqui explicadas em sete pontos.
Presidência da República

Marcelo em Ovar para elogiar Rio e Malheiro

407
Marcelo Rebelo de Sousa aterrou em Ovar para almoçar com Rui Rio e o autarca Salvador Malheiro. Depois de elogios e homenagens a ambos, garantiu que “não é o momento” para falar sobre presidenciais.
Emissão Especial

Rio: "Justiça não teve capacidade no Novo Banco"

Líder do PSD fala em "maior crime de colarinho branco em Portugal" no processo do Novo Banco e questiona António Costa se sabe a quem estão a ser vendidos os créditos e imóveis do banco.
PSD

Graça Carvalho candidata ao Instituto Sá Carneiro

O líder do PSD convidou a ex-ministra e eurodeputada Maria da Graça Carvalho para se candidatar à presidência do Instituto Sá Carneiro, depois da demissão de Luís Alves Monteiro.
Rui Rio

"Centeno não passou a ter condições para ficar"

244
Rio pediu a demissão de Centeno e, perante o desfecho, diz que tal não prova que o ministro tenha "passado a ter condições para continuar". E sugere que força do ministro é superior à de Costa.
Comentário

Demissão de Centeno? "Rio está a ajudar Costa"

Para José Manuel Fernandes, Rio deu empurrão a Costa ao pedir demissão de Centeno, que foi "linchado na praça pública". Ouça aqui o comentário do Publisher do Observador às palavras do líder do PSD. 
PSD

Rui Rio exige demissão de Mário Centeno 

1293
Líder do PSD pediu a demissão do ministro das Finanças: "Se eu fosse primeiro-ministro, demitia-o." Bancada do PS acusa Rio de promover "teoria da conspiração".
Coronavírus

Rio cancela Chão da Lagoa e Pontal por "bom senso"

166
Presidente social-democrata anunciou cancelamento das duas festas de verão do PSD, numa altura em que o PCP tenta manter a realização da Festa do Avante. Rio alega razões sanitárias e razoabilidade.
União Europeia

Rui Rio. Se UE falhar, vai aumentar a contestação"

O presidente do PSD avisou que se a Europa não conseguir responder "com eficácia e força" à retoma da economia "estará numa encruzilhada porque vai crescer a contestação ao projeto europeu".
Novo Banco

Rio reprova injeção no Novo Banco sem auditoria

481
Rui Rio criticou uma nova entrega de "dinheiro dos contribuintes" ao Novo Banco sem "uma auditoria específica para o efeito". O Novo Banco já recebeu para se recapitalizar 2.978 milhões desde 2017.
Coronavírus

Pinto Luz contraria posição de Rio sobre media 

Miguel Pinto Luz contrariou a posição de Rui Rio sobre as empresas de comunicação social, dizendo que "não são iguais" às de sapatos, e lamentou recentes demissões no Instituto Sá Carneiro.
Emissão Especial

Rio: Capitalização TAP "Qual o modelo do Governo?"

O presidente do PSD pediu ao primeiro ministro que esclarecesse se a transportadora tem um plano de negócios, o líder do PSD quer saber de que forma será feita a injeção de capital na empresa.
Emissão Especial

Rui Rio: "TAP é uma empresa tecnicamente falida"

182
O líder do PSD criticou a centralização das operações da TAP em Lisboa e pediu um esclarecimento sobre o pagamento de salários acima de 1900 euros em contexto de lay off.
PSD

Rio: "Neste momento não estamos em austeridade?"

137
Presidente do PSD diz que "empresas de comunicação social são iguais às de sapatos" e quer MP atento a ajustes diretos de amigos do PS. Por outro lado, mantém "ajuda" ao governo contra a pandemia.
PSD

Presidente do Instituto Sá Carneiro demite-se

225
O presidente do Instituto Sá Carneiro procurou nos últimos meses apoio do PSD para ajudar a resolver situação delicada e agora demitiu-se. Mira Amaral também renunciou ao cargo de vice-presidente.
TAP

Rui Rio contra apenas três rotas da TAP no Norte

O presidente do PSD manifestou-se contra uma eventual reativação da operação da TAP com apenas três destinos a partir do Norte, o que transformaria a transportadora numa "empresa regional".
Coronavírus

Rui Rio. Saúde não paga às IPSS desde janeiro /premium

761
Se a Segurança Social está a pagar às IPSS, o mesmo não acontece com o Ministério da Saúde, denuncia Rui Rio. Sobre o 13 maio sem peregrinos, diz: "A Igreja Católica tem mais juízo do que a CGTP".
Sondagens

PSD de Rui Rio perde mais terreno para o PS

1895
Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF, feita na semana do 25 de abril, dá a António Costa mais 5,5 pontos percentuais do que a votação que teve nas últimas legislativas. PSD pouco acima de 23%.
1 de maio

"Pouca vergonha." Rio critica celebrações da CGTP

369
Lider do PSD diz no twitter que é "inaceitável" concentração de milhares de pessoas no 1º de Maio e transporte em camionetas "uma pouca vergonha". Conclui Rio: "Geringonça goza de estatuto especial".
PSD

"Temos de estar ao lado dos que têm baixo salário"

211
Relançamento da economia vai ser "penoso" e trará problemas de ordem social, admite Rio. Por isso, agora, mais do que nunca, "valores do 1º de maio" não devem ser esquecidos.
Coronavírus

"Só 14 reclusos foram libertados devido ao vírus"

151
Rui Rio voltou a criticar o regime excecional de libertação de presos, considerando que apenas 14 foram libertados "verdadeiramente" devido à Covid-19, reiterando que medida "não faz sentido nenhum".
PSD

Rui Rio: "Os vírus no PSD estão sempre em mutação"

830
Líder do PSD voltou a negar ter dito que não era patriótico criticar o governo e diz que ele próprio o tem feito, referindo ainda que a oposição interna está em constante mutação.
PSD

Rio criticado à direita e contrariado por vice

104
Vice do PSD David Justino não resistiu e criticou o Governo. Rui Rio tinha escrito aos militante a dizer que não era patriótico atacar Costa neste momento de pandemia. Direita discorda desta posição.
PSD

Rio explica 'colaboração' em carta a militantes

2755
Líder do PSD dirigiu carta aos militantes esta terça-feira a explicar postura que tem tido durante pandemia. E a pedir que "resistam à tentação" de apontar dedo ao Governo. "Não é patriótico", diz.
Coronavírus

Rio admite viabilizar orçamentos pós-pandemia

414
Rui Rio está apostado em colaborar com governo em nome do país, mas não de forma cega. Quer seja num orçamento extra para este ano, quer nos seguintes. Estado de emergência deve ser renovado.
Coronavírus

Rio chumba de cruz 100 propostas dos partidos

401
PSD só vota propostas do Governo. Sobre libertação de presos, reserva chumbo para a especialidade. Há 100 propostas dos partidos em cima da mesa, mas Rio vota todas de cruz: contra. É "folclore", diz.
PSD

Rio põe 18 medidas para a crise nas mãos de Costa

367
Linhas de crédito de 10 mil milhões, coronabonds e banca a contribuir. Rio lança 18 medidas de apoio imediato à economia, mas vai consensualizá-las primeiro com Costa. Só "uma ou duas" chegarão à AR.
Coronavírus

Um aviso para o que pode vir aí /premium

107
Se os cenários económicos mais catastrofistas se concretizarem, a democracia está preparada para ter um Governo de Bloco Central que controla 81% do Parlamento? Temo que não.
Coronavírus

Governo que vier terá de ser de salvação nacional 

947
Em entrevista à RTP, Rui Rio garantiu que não será oposição até ao fim da pandemia e que "fará sentido" pensar num Governo de salvação nacional. E defendeu lay-off para gestores de pequenas empresas.
Coronavírus

PSD pede a governo para pagar dívidas a empresas

628
Conselho estratégico do PSD quer governo a segurar economia ao pagar o que deve a fornecedores em 15 dias. Propõe uso da almofada financeira do IGCP para injectar liquidez imediata nas empresas.
Parlamento

Rio apela a "consenso" com PS nos órgãos externos 

Rio admite pedir a deputados para aprovarem nomes propostos pelo PS para CES e TC se forem "razoáveis". Adão Silva já apresentou quais os 'vices' da bancada que fazem parte da sua lista
Coronavírus

O que pediram os partidos ao Governo

707
Costa está a receber os partidos em São Bento e depois anuncia novo plano: escolas fechadas até ao fim do mês e restrições no acesso a restaurantes, bares e centros comerciais são algumas das medidas
PSD

Ex-adjunto de Passos integra equipa de Rio

293
PSD criou comissão para reestruturar PSD e grupo parlamentar, nomeou dois novos secretários-gerais e já definiu a composição da nova comissão autárquica.
CDS-PP

Direitas já aceitam Ventura e levam nega de Rio /premium

320
Quando não foi convidado, Ventura disse que era "uma vergonha" líderes partidários de direita irem à convenção, mas este ano estará presente. Rui Rio é o único líder à direita do PS a faltar ao evento
Marcelo Rebelo de Sousa

As dificuldades da recandidatura de Marcelo /premium

126
A concorrência de Ana Gomes e André Ventura vai expôr os maiores erros do primeiro mandato do Presidente da República. A recandidatura de Marcelo arrisca-se a não ser um passeio no parque.
Rui Rio

Rio recusa "violência verbal" de Costa

404
O líder do PSD disse que não deve responder ao primeiro-ministro, que o acusou de não ter "pensamento nenhum". É "degradar o diálogo democrático" e "escalada gratuita de violência verbal", diz Rio.
António Costa

Costa acusa Rio de não ter "pensamento nenhum" 

503
O primeiro-ministro António Costa disse que Rui Rio “não tem pensamento nenhum ou, se o tem, esconde-o” e acusou o PSD de usar “uma estratégia de guerrilha” para enfraquecer o Governo.
Aeroportos

"O PSD não inviabiliza de certeza o aeroporto"

830
O PS pressionou, Costa disse estar "perplexo", mas Rio pôs os pontos nos is: não cabe ao PSD travar ou não travar o aeroporto no Montijo. PSD só se opõe a leis ad hominem.
PSD

Montijo. PSD rejeita dar a mão ao governo

358
Salvador Malheiro diz que decisão de não aprovar alteração à lei foi aprovada por unanimidade na Comissão Política Nacional. Vice-presidente diz que alteração seria "ataque ao Estado de Direito".
PSD

Rio condiciona contactos de deputados com imprensa

2385
Rui Rio enviou esta sexta-feira à tarde circular aos deputados a dizer que os contactos que fizerem com a imprensa devem ser "sempre" articulados "através da assessoria de imprensa".
Rui Rio

Rio diz-se pronto para fazer "reformas vitais" 

Rio diz-se disponível para entendimentos partidários e para "liderar uma alternativa à direita do PS". A eutanásia não fez parte das conversações com o Presidente da República.
PSD

Rio prepara grande encontro de autarcas do PSD

Comissão Política Nacional aprovou proposta de Rio de substituir David Justino por Joaquim Sarmento na presidência do Conselho de Estratégia Nacional, bem como "grande encontro de autarcas"
PSD

"Simpática e solta". A nova aliança Rio-Chicão 

Se Portas e Passos cantavam Amigos para Siempre, Rio e Chicão aparecem em versão Anitta com nova aliança livre, leve e "solta" com vista a dança nas autárquicas. O mau tango já lá vai.
PSD

Rio dá liberdade de voto, mas ignora referendo

1509
Rio pediu a deputados que não se alongassem sobre serem a favor ou contra a eutanásia. Líder ignorou referendo na reunião e aos jornalistas disse que "não está em cima da mesa".
PSD

Os nomes das coisas /premium

A estratégia de Rui Rio é boa para inserir o PSD no sistema socialista, e deixar o PSD, como disse Poiares Maduro, jogar “o jogo de António Costa”. Mas quem ganha quando se faz o jogo do adversário?
Congresso do PSD

Honra e glória. As entrelinhas do discurso de Rio /premium

Rio 2 não é diferente do Rio 1: as críticas ao PS continuam a ser cordiais, os apelos para reformas (e as área dessas reformas) também, mas há sinais de que acredita que vai chegar a São Bento.
Congresso do PSD

7 opiniões rápidas sobre o novo fôlego de Rui Rio /premium

José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral olham para o que podemos aprender com o Congresso do PSD.
Congresso do PSD

PSD. Como Montenegro fez oposição à porta fechada

332
A 3 km do Congresso, Montenegro foi crítico do discurso de Rio: "Representamos uma maneira de pensar diferente e ontem foram-nos dadas muitas razões para isso". E pediu às tropas que não desmobilizem.
Atualidade

O essencial do discurso de Rui Rio em 2 minutos

Rio quis demarcar o PSD da direita, "onde hoje já praticamente nada mais há para ganhar". Na abertura do Congresso do PSD, criticou a política do "bota-abaixo" e do "quem berra mais alto".
Congresso do PSD

Discurso: as entrelinhas da estratégia de Rio /premium

Análise. Rio abriu o Congresso a definir a estratégia para os próximos dois anos: afastar-se da direita e conquistar votos ao centro, para depois liderar uma frente anti-PS. Recados internos continuam
Congresso do PSD

Rio encosta PS à esquerda radical mas pede pactos - como aconteceu

204
Direção de Rui Rio baixa ligeiramente votação de há dois anos: tem 62,4% (tinha tido 64,8%). Líder do PSD venceu no Conselho Nacional, mas perdeu no Conselho de Jurisdição.
PSD

Um 'drinking game' para animar o congresso do PSD /premium

A luta já lá vai e o PSD chega ao congresso com a liderança reforçada. Parece aborrecido? Preparámos um 'drinking game' com as pistas do congresso para animar.
PSD

PSD. Salvador Malheiro desafia críticos de Rio 

515
O vice-presidente do PSD rejeitou o apelo feito há uma semana pelo ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho para uma "união à direita" e desafiou críticos e Rio para autárquicas de 2021.
PSD

Sofia Matos e Alexandre Poço candidatos à JSD

São ambos deputados e atuais membros da direção de Balseiro Lopes. Sofia Matos, apoiante de Rio, e Alexandre Poço, apoiante dos críticos, vão amanhã apresentar as candidaturas à liderança da JSD.
PSD

Rui Rio critica Costa devido a proposta sobre IVA

165
Rui Rio utilizou a rede social Twitter para afirmar que para António Costa "a alegada ilegalidade depende de quem a propõe e não da medida em si própria", referindo-se à proposta de redução do IVA.
Rui Rio

PSD: Rio venceu segunda volta com 53,2% dos votos

A ata de apuramento confirma: Rui Rio, venceu a segunda volta das diretas de sábado no PSD com 53,2% dos votos expressos e mais 2.071 votos do que o adversário Luís Montenegro.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

175
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
PSD

Dois Papas, um partido submisso e outro à deriva /premium

Enquanto Rui Rio deixou de ter desculpas, o Livre está em modo de suicídio político. Têm muito a aprender com a unidade defendida por Ratzinger e Francisco. Pelo menos, o seu futuro seria mais risonho
PSD

Temos Corbin

357
O líder eleito exige respeito e lealdade. Lealdade é coisa de marido traído. Respeito é coisa que se conquista. Quem é que este senhor julga que é para me explicar se estou bem ou mal no meu partido?
Luanda Leaks

Isabel dos Santos deveria vender EuroBic  

135
Depois das revelações do Luanda Leaks, autoridades portugueses devem pressionar Isabel dos Santos a vender EuroBic. Marques Mendes acredita que Rio será candidato do PSD a primeiro-ministro.
PSD

Rio também é Ronaldo

O capitão RR7 conta com todos no PSD, mas mediante condições: lealdade e seriedade. O contar é relativo, pois não vai negociar listas conjuntas com Montenegro. Objetivo: governar.
Serviço Nacional de Saúde

Rui Rio: Governo "deixou degradar o o SNS"

O presidente do PSD acusou o Governo socialista de ter deixado degradar o SNS, criticando a ministra que "liga pouco ou nada aos profissionais que no dia-a-dia contactam com os problemas".
PSD

Cartas de Montenegro irritam militantes de Rio

796
Cartas enviadas para a caixa de correio de militantes deixaram irritado dirigente da JSD de Braga. Apoiante de Rui Rio acusa Montenegro de utilizar nome de militante falecido para ganhar votos
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

598
Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
PSD

Porque é que Rui Rio não é um perigoso radical? /premium

496
Porque é que as esquerdas não estão a chamar “liberal”, “populista”, ou “fascista” a Rui Rio? Porque não têm medo que ele ganhe eleições como Sá Carneiro, Cavaco ou Passos ganharam.
PSD

Rui Rio recusa entrar em "política de casos"

Rio recusa entrar em política de casos, para debate não descer para a "lama". Admite ainda que parte "com uma vantagem muito razoável", mas destaca que isso não "quer dizer que ganha".
PSD

Montenegro pede inquérito a "votos ilegais" em Rio

325
Montenegro quer inquérito do Conselho de Jurisdição (CJN) ao caso dos militantes que votaram nas diretas sem sair de casa. Se CJN confirmar factos, ato naquela secção tem de ser "inválido".
PSD

PSD. Militantes votaram sem sair de casa

1849
Militantes do PSD confessaram ao Observador que não saíram de casa e que disseram ao mandatário local de Rio para "fazer o risquinho onde quisesse". Presidente da secção desconhece o que se passou.
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
PSD

Quem é mais sério? O debate que (não) aconteceu

Um em Lisboa, outro em Oeiras. Corrida ao PSD aquece com troca de acusações: "Ele não é mais sério que eu". Candidatos apostam em desfile de apoiantes e dramatizam apelo. O debate que (não) aconteceu.
PSD

Montenegro suspeita que Rio "oferece lugares"

142
A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou andar "oferecer lugares em troca de apoios", acrescentando não ter as mesmas certezas em relação a Rio.
Rui Rio

Rio: "O PSD não pode andar a triturar líderes"

179
Em entrevista à Antena 1, Rui Rio defende que o PSD não deve andar a "triturar líderes" sob pena de perder a confiança do país. Diz que não tem "delfins", e que é ao centro que estão os votos.
PSD

Debate PSD no Twitter: a "arrogância" e o Zéquinha

Luís Montenegro não conseguiu um debate com Rui Rio na televisão, recusado pelo atual líder no sábado, mas foi ao Twitter responder a um ataque que o atual líder tinha feito em forma de anedota.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem vai confiar o voto ao Livre depois disto?

É desta que Joacine Katar Moreira e o Livre metem os papéis para o divórcio? E ainda um Simplex para o Megxit e o Brexit, o Governo Sombra em dia de reflexão, e um post de Rui Rio.
PSD

Partido Social Derrocada /premium

220
Se me perguntarem qual dos dois, Rio ou Montenegro, é mais parecido com Sá Carneiro, terei de dizer que é Rui Rio. A forma como mobiliza o partido é muito parecida com a de um defunto.
PSD

Para onde mudaram os apoios de Pinto Luz em 48h?

Montenegro conseguiu dois líderes distritais e um líder concelhio em dois dias. Rio contou com Luís Mira Amaral e dois deputados que apoiaram Pinto Luz. Tudo em menos de 48 horas.
PSD

Rio perdeu na Alemanha e teve um terço em Espinho

Rui Rio conseguiu 103 votos na terra de Montenegro, mas perdeu na Alemanha. Já Luís Montenegro venceu em Lisboa e na terra da avó do antigo líder Marcelo Rebelo de Sousa.
PSD

Cabeça de lista por Aveiro apoia Rio na 2ª volta

Ana Miguel Santos é dos primeiros apoios a passar de Miguel Pinto Luz para Rui Rio. A deputada foi cabeça de lista do PSD por Aveiro, mas na 1ª volta apoiou o autarca de Cascais
PSD

Líder da distrital de Lisboa apoia Luís Montenegro

1024
Ângelo Pereira declara apoio a Luís Montenegro e explica em nota enviada ao Observador que o adversário de Rio é o único que pode oferecer "mudança" e ter uma "liderança agregadora".
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
PSD

Marques Mendes: "Em teoria, Rio tem eleição ganha"

Pode acontecer uma "surpresa" e Montenegro tornar-se líder do PSD, mas "é muito difícil". No seu espaço de comentário na SIC, o comentador fez ainda uma aposta: vai ser PSD a dar a mão ao PS em 2021.
PSD

Líder do PSD-Setúbal apoia Montenegro

1453
Bruno Vitorino tinha apoiado Pinto Luz na primeira volta. O candidato foi derrotado, apesar de vencer em Setúbal, e prometeu não apoiar ninguém na segunda volta. Montenegro ganha apoio relevante.
PSD

O que une (e separa) os candidatos do PSD /premium

As três moções seguem a mesma linha ideológica, embora em algumas áreas haja estratégias e propostas diferentes. Todos querem ganhar autárquicas, Rio ignora presidenciais.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
PSD

As vidas cruzadas dos candidatos a líder do PSD /premium

Quando Montenegro entra para a AR em 2002, Rio sai para a câmara do Porto. Pinto Luz faz política em Lisboa, os outros dois a norte. Percursos pouco se cruzam, mas há ligações. Um perfil cruzado.
Atualidade

Caciques do PSD em lar de Aveiro: como aconteceu

1135
Uma carrinha do vencedor das eleições para a concelhia de Aveiro do PSD foi usada para levar idosos a votar. Lista que ganhou acusa a outra lista de uso de meios públicos. Veja como aconteceu.
PSD

PSD. Caciques angariaram votos em lar de idosos  /premium

172
Idosos de lar onde candidato vencedor trabalha foram transportados em carrinha para votar em eleições do PSD/Aveiro. Lista que ganhou também tem queixas: acusa lista derrotada de uso de meios públicos
PSD

Rio Versus Madeira. Batalha jurídica à vista?

O braço de ferro veio para ficar. Miguel Albuquerque não abdica do voto dos 2500 militantes inscritos no PSD Madeira, e Rio ameaça anular todos os votos, já que só 103 é que estão dentro das regras.
Rui Rio

Rio tem um desejo: que as eleições sejam "limpas"

PSD Madeira quer aceitar votos de todos os militantes (com quotas pagas na sede). Rio pede pulso firme: "Regras são para respeitar". E admite ambição de ganhar Lisboa com candidato competente e leal.
Orçamento do Estado

PS: Rio vota contra OE como resposta a adversários

Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, diz que Rio "não apresentou a real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dentro do seu próprio partido".
Orçamento do Estado

Rio anuncia esta terça-feira sentido de voto no OE

O presidente do PSD anuncia esta terça-feira o sentido de voto do partido quanto à proposta de Orçamento do Estado para 2020, nas jornadas parlamentares.
Rui Rio

Rui Rio: "Nos próximos dois anos será igual"

832
O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou que vai continuar a optar "pelo interesse nacional e não pelo interesse tático do partido", acrescentando que pretende evitar dessintonias.
Rui Rio

Rio usou carro e motorista do PSD para candidatura /premium

2876
Rio e Silvano foram a ações das diretas nos carros do partido: um justifica com paragem a caminho do Porto, outro com paragem a caminho de Mirandela. Não houve "prejuízo" para o PSD, garantem.
PSD

Orçamento. Rio anuncia posição na terça-feira

Rui Rio deverá anunciar a posição do partido em relação ao Orçamento de Estado para o ano de 2020 na terça-feira, depois das "pequenas jornadas parlamentares" do PSD.
PSD

Rio pronto para governar já em 2021 ignora Marcelo

1889
Moção de Rio diz que o PSD terá condições "reforçadas" para governar já em 2021. Faz duras críticas ao PS, que acusa de gerir "poderosa central de informação". Não fala de presidenciais.
PSD

Os Deuses e as gentes do PSD

186
O partido é muito mais que os ódios pessoais que resultam da inveja. O partido é tudo aquilo que permitiu a Rio ser o seu líder, mesmo depois do seu percurso interno, crítico, desviante e até acintoso
Justiça

PSD disponível para debater justiça negociada

A porta-voz para a área da Justiça afirma que o PSD está disponível debater propostas sobre justiça negociada.. Oposição defende que suspeito que negocia deve também ser investigado.
PSD

Montenegro desafia Rio a votar contra o OE2020

183
Luís Montenegro desafiou o presidente do PSD a assumir claramente o voto contra o Orçamento do Estado para 2020 e a pôr de lado "conversa fiada e de politiquês".
Rui Rio

Rio: excedente deve-se a "carga fiscal brutal"

O presidente do PSD afirmou que o fecho do OE2019 com 0,1% do PIB "é positivo", mas que "tem sido atingido à custa de uma carga fiscal brutal" e degradação muito grande dos serviços públicos.
PSD

Natal. Rio sem vídeo faz tweet com "Still Nacht"

Há um ano Rui Rio aproveitou a mensagem de Natal para atacar o governo. Desta vez, optou por uma versão minimal nas mensagens de boas festas. E partilhou um tweet da "Noite Feliz" cantada em alemão.
PSD

PSD. 40 mil militantes vão poder votar nas diretas

Há dois anos, no duelo Rio-Santana, estavam inscritos para votar mais de 70 mil, mas só votaram cerca de 42 mil. Agora, universo de militantes com quotas pagas ronda esse valor.
Rui Rio

Rio. Descer o IVA? Só se não comprometer contas

O líder do PSD, Rui Rio, afirmou que só apoiará a descida do IVA da energia se a proposta já estiver prevista no Orçamento do Estado ou se a alternativa apresentada não comprometer as contas.
Mário Centeno

Centeno responde a Rio: "Nunca viu um Orçamento"

1055
Mário Centeno responde, em entrevista ao Expresso, à crítica de "fraude democrática" feita por Rui Rio: "Ou não sabe nada de economia ou nunca viu fazer um Orçamento...".
Sondagens

Catarina Martins 'apanha' Costa na popularidade

325
Costa era líder sozinho, mas foi 'apanhado' pela ex-colega de geringonça Catarina Martins. Jerónimo de Sousa aparece logo atrás. Rui Rio é quem mais pontos perde, mas Livre é o que tem pior nota.
Rui Rio

Orçamento. Governo acusa Rio de "desconhecimento"

É a resposta de Tiago Antunes às acusações de Rui Rio dirigida ao Governo por "fraude democrática". o secretário de Estado Adjunto acha que Rio não estudou o Orçamento como devia.
Rui Rio

Rui Rio denuncia "fraude democrática" do OE

Citando tabelas e páginas concretas do OE para denunciar "fraude democrática", Rio avisou que Parlamento se prepara para votar despesa que não vai ser executada. Mas mantém tabu do voto contra.
Orçamento do Estado

Rui Rio: aumento da carga fiscal é "evidente"

Rui Rio não disse como iria o PSD votar o orçamento, mas mostrou desagrado por este ir contra o desejo do partido de reduzir a carga fiscal e criticou o consistente aumento de impostos, ano após ano.
PSD

PSD indica marido de deputada para Conselho do MP

2345
Marido de Mónica Quintela, advogada que ficou conhecida por defender o homicida Pedro Dias, surge indicado numa lista entregue pelo PSD. Rio diz que é de "má-fé" comparar este caso ao familygate.
PSD

"Querem inventar no Montenegro um Passos B"

186
José Eduardo Martins não vê características especiais a Montenegro para liderar o PSD, e de Rui Rio diz ter feito um "mandato péssimo". Só Pinto Luz foge da "cartilha". E elogia Passos Coelho.
Vichyssoise

"Se Miguel Pinto Luz não for à 2ª volta, não voto"

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado e ex-apoiante de Rui Rio está agora com Miguel Pinto Luz na corrida à liderança do PSD. Recusa escolher entre Rio e Montenegro. Ouça na Vichyssoise.
PSD

Rui Rio é líder parlamentar há um mês em part time

330
Foi eleito há mais de um mês e há mais de um mês que não reunia os deputados. Rio tem-se feito representar nas conferências de líderes pelo vice e esta terça não foi à reunião com Governo sobre OE.
Rui Rio

Rio com Cristina: não cozinhou mas falou de comida

174
Houve corridas de carros telecomandados, indiretas para Montenegro e coincidências da infância passada no Colégio Alemão do Porto. Rui Rio não cozinhou, como havia prometido, mas abriu o jogo
PSD

Rio contra oposição "que vota contra tudo"

285
Criticar, apresentar alternativa, denunciar e concordar. É assim que o candidato à liderança do PSD vê o trabalho de uma "oposição credível". "Eles não fazem tudo mal", disse Rio em Viana do Castelo.
Rui Rio

Rui Rio não gostou da primeira parte do debate

Rui Rio rejeita que o debate se tenha tratado de um ajuste de contas, mas reconhece a importância de "esclarecer as pessoas", apesar de temer que o debate possa ter sido prejudicial ao PSD.
PSD

Como Miguel e Luís se uniram para tramar Rui /premium

213
Para eles já é janeiro e no primeiro debate a três, Rio ficou à defesa contra Pinto Luz e Montenegro. Maçonaria, prestações eleitorais e acordos (ou não) com o PS marcaram a disputa
PSD

Hipocrisia, maçonaria e outras acusações no debate - como aconteceu

O debate começou com a tensão em alta com trocas de acusações sobre resultados eleitorais, "hipocrisia", "falta de respeito" e ligações à maçonaria. Os três só concordam no ataque a António Costa.
Regionalização

Regionalização. Como Costa quer ajudar Rio /premium

137
Costa quer dar poleiro e lugares a Rio com o projeto de regionalização soft programado. Dar a mão ao líder do PSD mais fraco dos últimos 30 anos é a melhor forma de o PS se eternizar no poder.
PSD

PSD. Rio, Montenegro e Pinto Luz debatem no dia 4

152
O primeiro debate entre Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz irá realizar-se dia 4 de dezembro, na RTP. As eleições diretas para escolher o novo líder do PSD estão marcadas para 11 de janeiro.
PSD

Rui Rio criticado por "jota" por atacar jornais

Jovem perguntou a Rio se não era "perigosa para a democracia" a atitude de criticar recorrentemente a comunicação social. Trump veio à conversa. Na resposta Rio endureceu críticas e foi aplaudido.
Orçamento do Estado

Rio vai bater-se pela redução do IVA na luz

151
À margem de um evento da JSD, Rui Rio confirma que vai insistir na redução do IVA na eletricidade para ser "consentâneo" com programa eleitoral. Mas garante: não é para "cometer loucuras".
PSD

Jotas criticam 'traição' de Montenegro a Rio

1574
Os três candidatos à liderança do PSD discursaram no mesmo evento. Rio (quase) ignorou os outros, Pinto Luz acha que no meio é que está a vitória e Montenegro fez das diretas primárias (e foi criticado).
PSD

A ficção partidária de Rui Rio /premium

154
Rui Rio acha que o PS e o PSD estão de boa saúde. De facto, PS e PSD são pequenas organizações, que vivem do Estado e dependem do sistema eleitoral e da abstenção para dominarem o parlamento
PSD

PSD. Militantes de Ovar contrariam concelhia

PSD Ovar tinha aprovado deliberação de não-apoio a nenhuma candidatura. Militantes daquela secção de Salvador Malheiro, vice de Rio, aprovaram moção a vincar apoio a Rio. Mas concelhia mantém posição.
PSD

Rio: "Estou na Croácia, não no Montenegro"

503
O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da 'manif' dos polícias. Luís Montenegro fica, para já, sem resposta.
CDS-PP

Melo sobre Rio: "Cada um cita os que tem próximos"

229
Melo não gostou de ouvir Rio a apontar deputados de PS e PSD como maioria de estabilidade aos colegas do PPE, esquecendo o CDS. Diz que CDS não ficou diminuído por Cristas não ir a Zagreb.
Congresso do PSD

Paulo Colaço é candidato à jurisdição

833
O antigo membro da Jurisdição já foi eleito em oito mandatos, mas no último demitiu-se em rutura com Paulo Mota Pinto. No último congresso ficou a 40 votos de ser o mais votado.
PSD

Uma troika entre quem costuma "rule the world"

Rio fez um discurso em alemão, Rangel teve de fazer um pitch para ver se continua vice-presidente do PPE e Merkel deu um abraço de consolação a Weber.
PSD

"Não me vejo a assumir um cargo europeu"

135
Rui Rio, em entrevista ao Observador, diz que já não está em "franja etária" que permita aventura europeia. Quer é ser primeiro-ministro. Líder do PSD diz ainda que Merkel será difícil substituir
Rui Rio

Rio descansa Europa: "PS e PSD ficaram maiores" 

946
Rio vai dizer ao PPE em Zagreb que PS e PSD juntos até cresceram a 6 de outubro, tendo 81% dos deputados, o que significa que há estabilidade. Exorta governo a baixar défice estrutural pela despesa.
PSD

Ex-consultor de Rio apoia Luís Montenegro

Rodrigo Gonçalves apoiou Rui Rio há dois anos, aquando da disputa interna entre o agora líder do PSD e Santana Lopes, mas "as circunstâncias mudaram”, e Gonçalves está hoje do lado de Montenegro.
A página está a demorar muito tempo.