Há muito que o negócio era dado como certo, mas o fumo branco parece ter surgido apenas esta quarta-feira. João Neves vai mesmo ser jogador do PSG e Renato Sanches vai fazer o trajeto inverso, regressando à Luz oito anos depois de ter saído. Apesar de nunca se terem cruzado e de serem de gerações diferentes, há um elo de ligação entre os dois médios: ambos deixaram o Benfica com 19 anos, apontados como uma das grandes promessas do futebol mundial.

De acordo com o especialista Fabrizio Romano, o negócio já terá sido consumado pelo emblema portuguesa e o clube francês, que vai pagar 60 milhões de euros a pronto, aos quais se juntam 10 milhões em bónus. Para além disso, o campeão francês juntou o empréstimo de Renato Sanches ao negócio, o que permitiu baixar significativamente o valor da transferência. De recordar que a cláusula de João Neves cifra-se nos 120 milhões.

O jovem internacional português deverá rumar a Paris nos próximos dias, sendo esperado que realize os habituais exames médicos até à próxima sexta-feira. João Neves deixa assim a Luz época e meia depois de ter conquistado um lugar na equipa principal do clube que representou desde os 11 anos. Nesse trajeto conquistou um Campeonato e uma Supertaça, e chegou à Seleção Nacional, tendo marcado presença no último Europeu.

Em sentido inverso, Renato Sanches regressa ao Benfica aos 26 anos e depois de ter passado por cinco emblemas: Bayern, Swansea, Lille, PSG e Roma. No geral, o percurso desde que deixou os encarnados não foi bem sucedido, ficando marcado pelas lesões e problemas físicos. Segundo o Transfermarkt, o médio teve 15 lesões diferentes nos últimos três anos, ficando de fora dos relvados quase um ano (338 dias).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR