O Instituto Médico Legal de São Paulo concluiu que as 62 vítimas do voo 2283 da Voepass, que caiu em São Paulo, Brasil, na sexta-feira, morreram de forma instantânea por politraumatismo no momento em que o avião, que se despenhou, tocou no solo.

“As vítimas que tiveram algum nível de queimadura foi pós-morte”, informou Vladimir dos Reis, diretor do Instituto Médico Legal, numa conferência de imprensa esta segunda-feira. Questionado pelo jornal O Globo, o responsável esclareceu que o instituto conseguiu descartar que as vítimas tivessem morrido durante a queda devido a paragem cardíaca ou outra razão, uma vez que “o exame necroscópico determina a causa morte”.

Até ao momento, segundo a mesma entidade, 27 corpos foram identificados. Desses casos, 15 famílias já receberam a declaração de óbito e podem avançar com as cerimónias fúnebres dos familiares.

Claudinei Salomão, superintentende da Polícia Científica de São Paulo, afirmou na conferência de imprensa que a maioria das vítimas pode ser identificada através da impressão digital. Para uma minoria, no entanto, a identidade só poderá ser confirmada com exames de ADN. “Por isso, ainda não sabemos quando vamos terminar o processo de identificação”, ressalvou.

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Aos poucos, e depois de todos os corpos — 34 homens e 28 mulheres — terem sido recuperados do local do acidente aéreo desta sexta-feira, no estado de São Paulo, começam a ser reveladas as histórias de quem perdeu a vida no acidente aéreo, classificado como o pior do Brasil desde 2007, quando um avião caiu e pegou fogo no aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, matando 199 pessoas.

O avião, um bimotor modelo ATR-72-500, de fabrico francês, fazia o trajeto entre a cidade de Cascavel e São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo, e caiu quando faltavam cerca de 80 quilómetros para chegar ao destino. Dez passageiros não embarcaram no avião que se despenhou em Vinhedo. Estavam no aeroporto a tempo, mas confundiram a companhia aérea.

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Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas. As duas caixas negras, uma para voz com conversas na cabine e outra para dados com todas as informações do voo, foram resgatadas ainda na noite de sexta-feira.

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