A Sport TV, que garantiu este ano a primeira escolha na transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, não tem a intenção de revender os seus direitos destes jogos aos canais de sinal aberto, apurou o Observador junto de fonte da empresa.

A Sport TV, que garantiu nestas ligas a primeira escolha, conseguiu, assim, ficar com os principais jogos das equipas portuguesas, nomeadamente do Benfica, do Sporting e do FC Porto. Isto porque caberá à Sport TV escolher o jogo que emitirá em cada um dos dias de competições europeias — terças, quartas e quintas.

Assim, na época 2024/25, com o novo formato da Champions, haverá mais jogos dos clubes nacionais. A fase de grupos foi substituída por uma liga que incluirá 36 clubes. O sorteio selecionará oito jogos para cada clube, quatro em casa, quatro fora, entre equipas diferentes, ao contrário do que acontecia na fase de grupos até à época passada em que cada emblema enfrentava duas vezes três adversários.

Para saber quem joga contra quem, os clubes são divididos em quatro potes, e cada equipa enfrentará dois adversários de cada um dos potes.

O sorteio realiza-se a 29 de agosto. Os formatos da Liga Europa e da Liga Conferência serão semelhantes ao da Champions, sendo que na primeira haverá uma fase de liga com oito adversários e na segunda serão seis jogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com estes novos formatos, e com o play-off a decorrer durante agosto, garante-se que “pela primeira vez vamos ter jogos ininterruptamente entre agosto e final de maio”, acrescenta fonte da Sport TV que será a emissora das meias finais e das finais destas ligas, já que ao ficar com a primeira escolha garantiu todos os jogos que não se sobreponham.

O investimento com as competições da UEFA foi elevado, mas a Sport TV recusa revelá-lo.

A Dazn, anteriormente designada Eleven, ficou com a segunda escolha dessas ligas de clubes, podendo, no caso da liga Europa, até ficar com alguns jogos do Braga uma vez que são disputados nos mesmos dias dos do Porto. Sendo certo que a Sport TV não irá revender jogos nem à SIC (que na época passada tinha direitos sobre a Liga Europa) nem à TVI (que tinha acordo para a Champions), não foi possível obter informações junto da Dazn nem das televisões SIC e TVI sobre os jogos que a Dazn vai transmitir.

Certo é que com este investimento, a Sport TV resolveu aumentar os preços dos seus pacotes, o que já teve efeito no início de agosto. O aumento foi de 5 euros, passando a mensalidade do total multiscreen para 34,99 euros (pode variar consoante o operador a quem se contrata o serviço de televisão). Já a Dazn aumentou o seu tarifário em 3 euros para (no pacote total) 20,99 euros (o base ficou nos 16,99 euros, o que não inclui os combates de boxe e de MMA). No caso da Sport TV há também pacotes mais baratos sem UEFA ou só para desportos motorizados, ou ainda um pacote anual).

Acresce a estes dois canais, a BTV, do Benfica, que tem preços mensais desde 11,49 euros (mais 1,5 euros pelo multiscreen). A BTV tem os direitos dos jogos do Benfica que sejam disputados na Luz para o campeonato. Dado que tem os direitos da Champions para a primeira escolha (e escolherá o Benfica), dos jogos do campeonato fora da Luz e das taças, a Sport TV não tem dúvidas de que são os seus canais que “terão o maior número de jogos do Benfica”.