O túnel que passa pela Avenida João XXI, em Lisboa, irá ser alvo de uma obra de requalificação e reforço dos seus sistemas, incluindo o dispositivo contra incêndios, avança o Público. Com um orçamento de 7,6 milhões de euros, o arranque das obras está dependente do Tribunal de Contas, que tem de dar visto ao contrato de empreitada entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o consórcio vencedor.
A obra estende-se por um quilómetro e meio, entre o Campo Pequeno e a Avenida Afonso Costa, no Areeiro. Os sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) serão renovados integralmente, tal como os sistemas das redes de águas, de drenagem de águas residuais e pluviais e a estação elevatória.
Adicionalmente, será construída uma nova saída de emergência, para a Avenida de Roma, de modo a precaver futuros incidentes como o incêndio de grandes proporções que deflagrou em setembro de 2020. É previsto que a obra tenha uma duração de aproximadamente dois anos e irá requerer limitações e desvios na circulação.
Incêndio no Túnel João XXI em Lisboa já foi extinto mas trânsito mantém-se cortado
A CML deu a sua garantia de que “será feito o esforço para minimizar o impacto dos trabalhos na mobilidade e no prazo da obra, sem custos adicionais para a empreitada”, segundo o Público. Desta forma, a intervenção será elaborada de uma forma faseada, de modo a evitar limitações na circulação, deixando-as para “apenas quando se mostrar estritamente necessário, ou seja, quando estiverem a ser executados trabalhos que inviabilizem a circulação de veículos no túnel”. Em todo o caso, poderão ocorrer cortes parciais ou totais de circulação, que impulsionarão desvios para garantir a segurança.