O incêndio que deflagrou esta sexta-feira de manhã num posto de transformação no interior do Túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, que está cortado ao trânsito, foi extinto às 10h55, segundo os bombeiros. Uma avaliação preliminar identificou uma falha no sistema de controlo elétrico, mas é necessária uma avaliação mais detalhada. “Até que estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado”, informou a Câmara Municipal de Lisboa.

Em declarações à Correio da Manhã TV, o comandante do Regimento de Sapadores de Bombeiros, Tiago Lopes, referiu, na altura, que estava a ser feita a ventilação do local, após a extinção do fogo e a remoção das 13 viaturas que tinham sido abandonadas pelos automobilistas quando se aperceberam do incêndio.

Depois da ventilação, segundo o comandante, foi feita a inspeção ao túnel. O vereador responsável pela Proteção Civil na Câmara Municipal, Carlos Castro, disse que o túnel ia manter-se encerrado até que fosse feita a inspeção.

Vamos manter o túnel fechado para fazer uma avaliação do local e tomar as necessárias medidas para restabelecer a situação”, disse.

O incêndio, que motivou o corte de trânsito nos dois sentidos pelas 9h40, não fez vítimas. A informação inicial é que se tratava de um fogo num posto de transformação da EDP. A avaliação preliminar indica que “houve uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador — em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã”, informou a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num comunicado divulgado anteriormente, a EDP Distribuição disse que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa, e dá conta de uma avaria na rede de média tensão na zona do Campo Pequeno.

As equipas operacionais estão no terreno com vista à rápida resolução, recorrendo a uma central móvel”, refere.

A empresa diz ainda que as causas do incêndio ocorrido na Avenida João XXI “estão a ser apuradas em ligação com a Proteção Civil”. Em comunicado de imprensa, a Câmara Municipal de Lisboa acrescentou que “a avaliação mais detalhada do que aconteceu, e das medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança, estão a decorrer”.

Notícia atualizada às 16h20 com a informação de que o incêndio foi extinto.
Atualizado às 19h50 com o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Lisboa.