Se alguém pediu uma série de moda para esta rentrée, pode descansar porque o pedido foi atendido e a estreia está por alguns dias. Neste caso não nos podemos queixar de falta de oferta, pelo contrário. São já tantas as séries de (e com) moda que estrearam este ano que talvez lhe tenhamos, afinal, tomado o gosto e “La Maison” promete ser uma concorrência séria. Leva os espectadores por Paris e pelos bastidores da moda, com uma boa dose de drama e intriga servidos por atores reconhecidos. Os primeiros dois episódios chegam à Apple Tv+ na próxima sexta-feira.

O cenário é a capital de França e a história envolve duas casas e uma viagem pelos bastidores dos ateliers e dos negócios deste mundo na atualidade. São dois clãs “rivais, ilustres, disfuncionais e poderosos” que querem dominar o mundo da Alta Costura. Vincent LeDu, o designer estrela de uma lendária maison com o seu apelido, é protagonista de um vídeo que se torna um escândalo e arrasta toda a família e a marca consigo.  É então que a sua musa e uma jovem designer, Perle Foster e Paloma Castel, respetivamente, se juntam para salvar a casa de moda. Mas falta ainda entrar em cena a poderosa Diane Rovel, a CEO de um grupo de luxo com o seu nome que vai tentar adquirir a Ledu. Está prometida uma luta feroz porque o comunicado levanta um pouco do pano para aguçar a curiosidade e revela que mais do que negócios, trata-se de vingança.

Lambert Wilson na pele do designer de moda Vincent LeDu

“É absolutamente implacável”, diz o protagonista Lambert Wilson, numa entrevista num vídeo de bastidores. “Ledu é a aristocracia” e “Rovel é novo rico”, diz uma das atrizes. Enquanto a primeira representa “a elegância com o legado dos conhecimentos”, a segunda com “os lucros”, continua outro ator. “Estas duas casas de moda entram em guerra para ser o maior grupo de luxo em França”, resume Carole Bouquet. “Será possível ter ideais quando se trabalha nesta indústria?”, questiona um dos criadores da série.

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“La Maison” é uma série com 10 episódios com cerca de uma hora cada um. Os dois primeiros chegam à Apple Tv+ esta sexta-feira, 20 de setembro, e os restantes oito chegarão ao ritmo de um por semana a cada sexta-feira, até 15 de novembro.

A produção conta com um elenco premiado liderado por Lambert Wilson (que já foi “De Gaule” em 2020) e Carole Bouquet (que já foi Bond girl em 1981) e com  Zita Hanrot, Pierre Deladonchamps, Antoine Reinartz, Florence Loiret Ji-Min Park e Corentin Fila.

Baseada numa ideia original de Alex Beger, que divide o papel de produtor executivo com Emmanuelle Bouilhaguet. Beger tem no currículo a escrita e produção de séries, como por exemplo, “Perfect Couple” acabada de estrear na Netflix, ou “Mentalista” (2015). Tem como criadores José Caltagirone e Valentine Milville e os realizadores são Fabrice Gobert e Daniel Grou.

Uma das tendências do ano 2024 parecem ser as séries de moda, com o lançamento de várias produções em diferentes plataformas de streaming. Logo em janeiro, o Disney+ apresentou “Cristóbal Balenciaga” sobre os anos do criador espanhol em Paris. Em fevereiro a HBO trouxe “Feud: Capote Vs The Swans” que, apesar de não ser sobre moda, tem nos figurinos uma importante componente e nas suas personagens figuras muito admiradas no universo da moda. No mesmo mês chegou à Apple Tv+ “The New Look”, uma série sobre a II Guerra Mundial e o pós-guerra em Paris através das vidas de Christian Dior e Gabrielle Chanel. Em junho chegou ao Disney+ “Becoming Karl”, com Karl Lagerfeld como personagem principal. Entre agosto e setembro, a Netflix lançou a quarta temporada de “Emily in Paris” que também faz do guarda-roupa quase uma personagem desta produção.