771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Serviços públicos

Serviços públicos

Estado? Sim, mas em pé de igualdade

Deixo para reflexão a seguinte pergunta: e se alargássemos à saúde e à educação pública o modelo concorrencial? Seria diferente? Acredito que sim. 
Serviços públicos

Provedora critica atendimento em serviços públicos

A Provedora de Justiça defendeu a proibição das linhas de valor acrescentado, bem como a necessidade de garantir a natureza facultativa das soluções digitais no atendimento aos cidadãos.
Serviços públicos

Retalhos da vida de um cidadão (com sorte)

Uma coima ao utente porque os serviços se atrasaram? «Tem que pagar!» Urgência encerrada? Ganhou uma viagem de 100 km para a cirurgia.
Noticiário

20h. Serviços de urgência hospitalar estão piores

O antigo Ministro da Saúde alertou para a situação dos serviços de urgência hospitalar, que está pior do que no início do ano. Fernando Leal da Costa disse que há risco de ficar pior em 2024.
Impostos

Do Quinto dos Infernos para o meio do inferno

De acordo com o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais “cobrar impostos é cumprir Abril”. A realidade mostra que, à medida que a receita fiscal aumenta, os serviços públicos não acompanham o ritmo.
Serviços públicos

A eficiência dos serviços públicos

Urge a criação de uma fonte única que integre os sistemas, um portal onde os cidadãos possam aceder a um conjunto variados de serviços públicos, de forma simplificada.
Serviços públicos

O fim do Contrato Social

Numa altura em que o Governo se prepara para tirar com uma mão e dar com a outra, através dos apoios à classe média (que deveria ser autosuficiente), está na altura de colocar a mão na consciência.
E o vencedor é...

O otimismo (irritante?) do PR sobre novo aeroporto

Marcelo está cheio de fé. Deve ser graças à ida do PM ao Vaticano. 3,2 milhões de euros depois, portugueses têm direito a saber sobre futuro TAP. E ainda a triste vida dos utentes de serviços públicos
E o vencedor é...

Há algum serviço público que ainda funcione?

Ser utente público é cada vez mais difícil em Portugal. Após longa troca de Graça Freitas, DGS admite atrasos nas juntas médicas. Onde esteve o Governo enquanto se discutiam propostas fiscais do PSD?
Serviços públicos

Porque estamos tão insatisfeitos?

A avaliação arrasadora do estado do país e a convicção de que o crescimento não está a chegar a todos é inconsistente com os dados macroeconómicos. Onde podem estar as razões?
Contra-Corrente

O Estado funciona mal, e vai funcionar ainda pior

É a experiência de todos os cidadãos e não apenas quando deixam o filho na escola ou precisam de ir ao médico: o Estado português não funciona e está a perder competências. Não há Simplex que o salve.
Serviços públicos

CTT: há indicadores "impossíveis de cumprir"

Empresa reage a relatório anual da Autoridade Nacional de Comunicações e diz que alguns dos indicadores de qualidade de serviço "são impossíveis de cumprir".
Contra-Corrente

Novo record de carga fiscal, e o país de tanga

É oficial, foi confirmado pelo INE: em 2022 alcançou-se mesmo um novo máximo de carga fiscal. Ou seja, pagamos cada vez mais impostos mas temos piores serviços públicos e vivemos com mais dificuldades
António Costa

Habituados

Costa largou o anúncio de mais 240 moedas atiradas aos mais pobres, sem que ninguém conteste como, ao fim de tantos anos de mesmice, temos ainda 1 milhão de famílias a quem 240 euros fazem tanta falta
Governo

O elogio da mediocridade

A técnica de colocar dinheiro no bolso, mesmo que não chegue para uma vida digna, continua a funcionar e a sobrepor-se a legítimas aspirações de um futuro melhor.
Emissão Especial

"Governo resume-se numa palavra: empobrecimento"

O líder parlamentar do PSD diz que o PM "não fez reforma florestal nos últimos 5 anos". Os serviços públicos "nunca estiveram pior" e salienta que o Governo "cobre o triplo da receita fiscal prevista"
Autoridade Tributária

STI: caos nas Finanças deve-se a "gestão incapaz"

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que o "caos" nos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira deve-se a gestão incapaz e defende a reorganização dos serviços da AT.
Governo

Centro de Proteção Civil pronto em 2023

A construção do Centro Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital deverá estar pronta em 2023 e trata-se de um investimento na modernização dos serviços municipais.
Madeira

Madeira cria Agência de Inovação e Modernização

O Governo da Madeira vai criar uma Agência de Inovação e Modernização para promover uma maior eficácia e eficiência da administração pública regional, que passa pela extinção da Loja do Cidadão.
Boa moeda, má moeda

Há mais de 1.100 estágios no Estado a caminho

O programa EstágiAP XXI recebeu candidaturas de 135 serviços públicos, disponíveis para receber 1156 vagas de estágio. O próximo passo será a abertura do concurso para candidatos.
CTT

CTT. Trabalhadores em greve, mas empresa funciona

Os CTT - Correios de Portugal divulgaram em comunicado que a greve "não teve impacto na atividade da empresa, tendo registado baixos níveis de adesão, na ordem dos 12%."
Catarina Martins

Catarina Martins pede condições para SNS trabalhar

Segundo a líder bloquista, "os profissionais de saúde estão exaustos, têm feito todos os dias milagres e é absolutamente necessário que tenham os meios para continuar a trabalhar".
Rui Rio

Rui Rio. Governação do PS foi "uma desgraça" 

"A principal área de falhanço é efetivamente o SNS, que este governo herdou numa dada circunstância e de lá para cá quase tudo piorou", disse Rui Rio após uma visita ao Hospital de São Bernardo.
INEM

INEM: atrasos no socorro são picos de serviço

Segundo o sindicato STEPH, o INEM está sem capacidade de resposta para situações urgentes, com tempos de espera para envio de ambulâncias de quase uma hora.
CP

Governo quer parte dos comboios feitos em Portugal

Em causa está o concurso para a CP - Comboios de Portugal comprar 117 unidades automotoras elétricas, das quais 62 para serviços urbanos e 55 para serviços regionais.
Serviços públicos

Costa: Estado só será forte se for "eficiente"

O primeiro-ministro afirmou que "o Estado tem de libertar-se da burocracia, não prejudicando os cidadãos e as empresas", numa sessão onde se discutiu a modernização dos serviços públicos.
Serviços públicos

Carta de Condução na hora no final de 2022

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública afirmou que "teremos um Portal Digital Único, uma Loja de Cidadão virtual, que funcionará como porta de entrada para serviços públicos."
Resposta Pronta

Serviços públicos. "Alertámos para a demora"

José Abraão, secretário-geral da FESAP, salienta que as filas de espera no atendimento presencial são um problema que "se arrasta há muitos anos" e vai demorar tempo até "que se ganhe a normalidade". 
Explicador

Caos nos serviços públicos? "Tínhamos razão"

Sindicato dos Quatros Técnicos do Estado pede "reforço de trabalhadores". Comissão de Utentes da Saúde de Almada e Seixal alerta para "falta de atratividade e modernização" dos serviços públicos.
Noticiário

8h. Loja do Cidadão. Normalidade vem com filas

Reportagem em Agualva-Cacém, no primeiro dia depois da pandemia em que os atendimentos funcionam com e sem marcação, em simultâneo. A abrir este jornal, avisos de Carlos César à esquerda parlamentar.
Noticiário

10h. Passaportes. Ordem pede rede alternativa

A maioria dos concelhos já não tem da datas para agendamento até outubro. "Lojas de cidadão nunca terão capacidade de resposta", garante bastonário
Serviços públicos

Governo alarga serviços por videochamada

Estão disponíveis mais seis serviços através do apoio remoto por videochamada com marcação, sendo este um "modelo 'digital assistido' que garante o apoio na utilização dos meios digitais a todos".
Fundos Comunitários

Lojas do Cidadão: municípios podem requerer apoios

"As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito do PRR terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2022 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão".
Serviços públicos

Registos temem caos com atendimento espontâneo

A abertura prevista de serviços ao público em atendimento espontâneo levou esta quarta-feira organizações de trabalhadores dos registos e notariado a anteciparem um cenário de "caos" nas repartições.
Coronavírus

Temos razões para estar inquietos

Muita gente está a pagar duramente pelo fracasso dos Estados e dos serviços públicos na contenção da epidemia. Temos o dever de compreender a sua impaciência, e de estar também inquietos.
Serviços públicos

SNS

Sai uma voz do guiché:  “Isso não é connosco. Tinha de ter pedido antes”. A mulher diz ter confirmado por telefone. “Para onde ligou? Para o serviço central? Pois, mas tinha de ter ligado para aqui”.
Global Shapers

A A(R)gilidade do Estado

Mais do que nunca, haver rapidez na resposta dos serviços do Estado é importante! No entanto, a pandemia veio criar o inverso, ou seja, tornou o Estado mais lento, distante e difícil de alcançar.
Fundos Comunitários

PRR é insuficiente, diz Movimento de Utentes

Movimento critica o Plano do Governo, considerando as medidas "insuficientes e deixando de fora investimentos fundamentais". Reitera ainda a necessidade de se investir nos serviços públicos.
Autárquicas 2021

Conferência lança eleições autárquicas do BE 

Debate lança as eleições autárquicas e os bloquistas elegeram as suas seis principais linhas: a crise económico-social, a habitação, o clima, os serviços públicos, a igualdade e o combate à corrupção.
Coronavírus

Lojas fechadas a partir das 15h desta 2.ª feira

O Observador recorda as medidas que se aplicam ao longo desta segunda-feira e a lista dos concelhos mais afetados pelas restrições.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos