Neste 2.º episódio de “O Herói de uma Nova Era”, conhecemos algumas das funções inteligentes do novo CUPRA Tavascan, que proporcionam mais segurança e conforto a condutores e passageiros.
Ao mesmo tempo, na CUPRA City Garage, conversámos com Bernardo Almeida, um jovem cientista que trabalha o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) para identificar e reescrever segmentos do genoma humano para tratar doenças. Nesta entrevista, procurámos entender de que forma o uso de ferramentas inteligentes pode impactar a vida das pessoas.
A inteligência por Alfredo Lavrador
↓ Mostrar
↑ Esconder
O Tavascan recorre a uma série de sistemas inteligentes para incrementar o conforto e a segurança de quem vai ao volante. As ajudas ao estacionamento facilitam a tarefa do condutor, mas o SUV eléctrico da CUPRA vai mais longe graças ao Assisted Parking, que permite controlar as manobras de parqueamento à distância através do smartphone, e ao Trained Parking, tecnologia destinada a quem tem de realizar diariamente manobras complexas para estacionar em casa ou na empresa. Neste caso, a solução passa por o condutor “ensinar” o veículo uma vez, bastando depois solicitar ao Tavascan que repita a manobra, tarefa que o modelo executa recorrendo ao radar, câmaras e sensores ultra-sónicos.
Outro dos trunfos do novo Tavascan é o sistema Travel Assist Conectado, que alia o Travel Assist ao Cruise Control Adaptativo, mas que optimiza o funcionamento destes ao recorrer às informações armazenadas na Cloud, para aí enviadas pelos outros veículos equipados com o mesmo sistema, com dados que vão da localização precisa de obras na estrada à ocorrência de acidentes. O SUV da CUPRA pode assim auxiliar o condutor na sua tarefa, usufruindo do facto de saber, com antecedência, as complicações que o esperam. Outra grande ajuda é o Head-Up Display de grandes dimensões e com realidade aumentada que equipa o novo CUPRA eléctrico, pois a informação projectada no pára-brisas permite ao condutor assumir uma postura mais relaxada e, simultaneamente, segura enquanto navega para o próximo destino.