Não há ninguém que pare o leão. O Sporting continua a dominar em solo interno e, este domingo, frente ao AVS, somou novo triunfo folgado, que só não foi maior porque Ochoa esteve em grande plano na baliza adversária (3-0). O jogo não teve grande história e voltou a mostrar um conjunto verde e branco dominador, que controlou o jogo a seu belo prazer e foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa da equipa nortenha. Conrad Harder e Viktor Gyökeres (2) fizeram os golos de um triunfo marcado pelo talento escandinavo.

O carrossel leonino não perde o norte e gira ao tom dos escandinavos (a crónica do Sporting-AVS)

Em estreia no onze inicial e na Primeira Liga, o jovem dinamarquês precisou de apenas um quarto de hora para mostrar ao que vinha e colocar o Sporting em vantagem. Em cima do intervalo, Harder voltou a evidenciar-se, desta feita a fazer o passe que isolou Gyökeres no segundo golo leonino. Para além disso, Conrad mostrou que é uma alternativa na frente de ataque e pode perfeitamente coabitar com o sueco. Na retina fica uma grande exibição que fez do dinamarquês o segundo jogador do Sporting a marcar e assistir na estreia no Campeonato Nacional, depois de Wilson Eduardo, em 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com esta vitória, a sexta em seis jornadas, Rúben Amorim igualou o registo alcançado por Jorge Jesus, em 2017/18, mas apresenta um registo goleador diferenciador. O Sporting leva 22 golos na Primeira Liga, número que não alcançava há 73 anos, quando foi… bicampeão, com Randolph Galloway. Ainda em relação aos golos, desde 1949 que os leões não tinham uma diferença golos tão grande à sexta jornada (+20).

No final da partida, Rúben Amorim destacou a exibição de Harder em declarações à SportTV e abordou ainda o nível apresentado por Gyökeres neste começo de temporada. “[Harder] é claramente avançado. Fizemos o mesmo com o Paulinho, que era melhor na ligação. Fez um golo, uma assistência e foi importante no contra-ataque. Fez um bom jogo, mas ainda está a 50%. [Gyökeres] está melhor. A lesão chateou-o na época passada. Sinto-o mais solto. Estamos muito satisfeitos por tê-lo”.

Esta partida contra o AVS acabou por também ficar marcada por outros motivos. Maria Elvira, de 82 anos, perdeu a casa esta semana, na sequência do incêndio que assolou a região de Albergaria-a-Velha. Na tragédia, a idosa conseguiu salvar alguns pertences pessoais, nomeadamente símbolos alusivos ao Sporting. Depois de ter conhecimento da história, o clube apoiou a adepta e lançou um movimento de ajuda à reconstrução da habitação. Para além disso, Maria Elvira esteve este domingo presente no Estádio de Alvalade, conheceu a equipa e assistiu ao jogo na tribuna, junto do presidente Frederico Varandas.

Maria Elvira, adepta do Sporting que perdeu a casa nos incêndios, ovacionada em Alvalade