Benjamim Rodrigues foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) na única lista que foi esta sexta-feira a votação, confirmou o próprio à agência Lusa.

De um universo de cerca de mil inscritos, votaram 592 militantes. Benjamim Rodrigues reuniu 504 votos a favor. Houve 76 brancos e 12 nulos.

Sem surpresa, foi eleita a única lista a sufrágio, liderada pelo também presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros.

“O objetivo é procurar um rumo sólido, com o partido cada vez mais coeso e os militantes a seguirem realmente uma linha que seja consentânea entre todas as Concelhias. Uma Federação unida, a trabalhar em prol das próximas autárquicas”, disse esta sexta-feira à noite o novo líder eleito, em linha com a moção com que apresentou candidatura, “Queremos um partido unido”.

Atualmente, dos 12 municípios do distrito de Bragança, cinco pertencem ao PS e sete à direita, ao Partido Social-Democrata ou em coligação PSD/CDS-PP.

Benjamim Rodrigues adiantou que o partido se quer apresentar capaz de lutar por todas as autarquias.

“Teremos um desafio enorme mas estamos altamente motivados (…)”, partilhou o presidente eleito.

Benjamim Rodrigues sucede a Berta Nunes, que não se recandidatou.

O novo dirigente tem 61 anos e é médico ortopedista. De 1999 a 2017, ano em que foi eleito autarca em Macedo de Cavaleiros, desempenhou vários cargos, o último como diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Faro.

Nas Autárquicas de 2017, Benjamim Rodrigues sucedeu, por maioria, a Duarte Moreno (PSD), com 49,29% dos votos do PS contra 44,20% da coligação PPD/PSD/CDS-PP.

Em 2021, o PS voltou a ser vencer em Macedo de Cavaleiros, com 48,51%. A coligação PPD/PSD/CDS-PP arrecadou 40,12%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR