O parlamento aprovou esta sexta-feira um voto de saudação pelo Dia Internacional da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, renovando o seu “empenho na proteção da saúde mental” e na promoção de “ambientes laborais seguros e saudáveis”.
O voto de saudação, apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, mereceu a aprovação de todas as bancadas e deputados presentes no hemiciclo.
“Celebramos, a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano dedicado à importância da saúde mental em ambiente laboral. Desde há muitos séculos que sabemos que cada ser humano é um sistema complexo, no qual se entrecruzam vertentes biológicas, psicológicas, espirituais e sociais”, lê-se no texto.
No voto é assinalado que “nas últimas décadas a saúde mental tem sido crescentemente reconhecida como uma dimensão que, a par da saúde física, é essencial para uma vida equilibrada e plenamente saudável”.
“Um pouco por todo o mundo, os decisores públicos vêm conferindo crescente importância à saúde mental, mas as questões a ela associadas ainda são, por vezes, objeto de algum estigma e incompreensão social”, é alertado no texto.
O voto realça a importância de “persistir em estratégias de sensibilização e de desmistificação desta problemática e continuar a construir políticas públicas de saúde que tenham em atenção as questões de saúde mental”
“A Assembleia da República, reunida em plenário, associa-se à Organização Mundial de Saúde, assinalando o Dia Mundial da Saúde Mental. Renova ainda o seu empenho na proteção da saúde mental e na promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, em que o equilíbrio de vida dos trabalhadores seja sempre uma prioridade”, lê-se nesta iniciativa.