Quando aos restos do furacão Leslie se juntam uns restinhos do furacão Milton o que se forma é uma enorme tempestade pós tropical que vai atingir o continente a partir da noite desta segunda-feira, com alguma violência ao longo de terça e só deixará o país na quarta. Consequências? Muita chuva (de novo, depois da passagem da depressão Berenice), trovoada e vento.

Como a tempestade entra pela zona sul e sairá pelo nordeste, estão para já 15 distritos sob alerta esta terça-feira a partir das 12h00 e até às 00h00. Nove sob aviso laranja para precipitação intensa: Faro, Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria e Castelo Branco. E seis a amarelo: Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Bragança e Vila Real. O aviso amarelo mantém-se até à madrugada de quarta-feira, às 3h00, em Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

O ex-Leslie, que se transformou em depressão, deixou primeiro em alerta os Açores. Arrasta qual uma massa de ar quente, muito húmido e instável, que se deslocou em direção a Leste, começando a ter impacto no continente na tarde deste dia 15 e durante a madrugada de dia 16.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]

O agravamento do estado do tempo, vai sentir-se assim primeiro nas regiões do Centro e Sul, para onde está prevista chuva persistente e localmente forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas. A depressão vai mover-se depois para Norte, e o mau tempo atingirá igualmente a região Norte, em particular o interior, ao final do dia.

Embora a probabilidade do maior impacto da precipitação esteja previsto para as regiões do Centro e Sul, existe um elevado grau de incerteza na localização de onde podem cair os valores mais elevados de chuva. Lisboa é uma das zonas de risco.

Além da chuva e da trovoada, espera-se também de novo muito vento, que soprará de sul (será quente), também com maior intensidade nas regiões do Centro e Sul, nomeadamente no litoral. Estão previstas rajadas na ordem dos 70 km/h

A Proteção Civil já emitiu avisos para condição defensiva e cuidados a ter devido a riscos de inundações e possíveis queda de ramos ou deslocamento de terras.

Proteção Civil avisa para situações de chuva e vento fortes a partir de terça-feira