Ficou apenas a um ponto, ficou apenas adiado durante um mês. Com a igualdade sem golos de Portugal na Escócia, a Seleção fez um compasso de espera no mais do que provável apuramento para os quartos da Liga das Nações que, com um formato novo, qualifica duas seleções por grupo para a fase seguinte da competição. Era isso também que abria margem para novas chamadas de Roberto Martínez, tendo em conta que um empate na receção à Polónia da próxima sexta-feira confirmava de forma automática esse objetivo.

Foi também nesse contexto que surgiram as principais novidades da lista, com Tiago Djaló a juntar-se a António Silva e Tomás Araújo devido às lesões de Rúben Dias e Gonçalo Inácio e também a chamada de Nuno Tavares para a lateral esquerda numa fase em que se tem destacado na Lazio. Em paralelo, Pedro Gonçalves, Matheus Nunes e José Sá estão também de regresso aos eleitos. Saíram agora dos convocados Ricardo Velho, Samu Costa, Rúben Neves e Diogo Jota (os dois últimos de fora por questões físicas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em terra de Braveheart é mesmo preciso ter um coração bravo (a crónica do Escócia-Portugal)

“Queremos continuar o trabalho que já começámos com o estágio de setembro e outubro. Foi o objetivo de fazer um grupo maior. Ter 26 jogadores ajuda. O período de novembro é sempre difícil. Podemos gerir a sobrecarga e o esforço. Preparámos os jogos para ganhar. A ideia é ganhar, conquistar os seis pontos em disputa e crescer. No estágio anterior, frente à Polónia, tivemos um desempenho muito bom”, explicou Roberto Martínez na conferência de imprensa que se seguiu à apresentação da lista de convocados.

“Lesões e ausências? O importante é que temos três regressos, quer dizer que o grupo é maior. Temos mais do que 26 jogadores. O Tiago Djaló é um central muito interessante. Acompanhámo-lo desde que estava no Lille. Pode ser muito importante e agora abre-se uma oportunidade. Perdemos 200 internacionalizações nos últimos meses com a saída do Pepe e agora com o Rúben Dias [lesionado]. É uma boa oportunidade para termos jogadores novos. É fácil perceber também a chamada do Nuno Tavares, que tem um físico e condições especiais. É muito interessante”, acrescentou o selecionador nacional.

Rúben Dias deve falhar duas últimas jornadas da Liga das Nações devido a lesão

De recordar que Portugal vai defrontar nas últimas duas jornadas da Liga A da Liga das Nações a Polónia (próxima sexta-feira no Porto, 19h45) e a Croácia (dia 18 em Split, 19h45). Nesta fase, a Seleção lidera com dez pontos (vitórias com Croácia por 2-1, Escócia por 2-1 e Polónia por 3-1, empate sem golos com a Escócia), mais três do que a Croácia e mais seis do que a Polónia. Os escoceses somam apenas um ponto.

Os 26 convocados de Portugal para os jogos com Polónia e Croácia em novembro

  • Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Betis) e José Sá (Wolverhampton)
  • Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Al Hilal), Nelson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Nuno Tavares (Lazio), Tomás Araújo (Benfica), Tiago Djaló (FC Porto), Renato Veiga (Chelsea) e António Silva (Benfica)
  • Médios: João Palhinha (Bayern), João Neves (PSG), Otávio (Al Nassr), Vitinha (PSG), Matheus Nunes (Manchester City), Pedro Gonçalves (Sporting), Bernardo Silva (Manchester City) e Bruno Fernandes (Manchester United)
  • Avançados: João Félix (Chelsea), Pedro Neto (Chelsea), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Rafael Leão (AC Milan) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr)

Os 26 convocados de Portugal para os jogos com Polónia e Escócia em outubro

  • Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Betis) e Ricardo Velho (Farense)
  • Defesas: Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Renato Veiga (Chelsea), Gonçalo Inácio (Sporting, depois rendido por Tomás Araújo, do Benfica), João Cancelo (Al Hilal), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (PSG) e Nelson Semedo (Wolverhampton)
  • Médios: João Palhinha (Bayern), João Neves (PSG), Otávio (Al Nassr), Samu Costa (Maiorca), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City) e Rúben Neves (Al Hilal)
  • Avançados: João Félix (Chelsea); Rafael Leão (AC Milan), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Diogo Jota (Liverpool)