456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Floresta

Ambiente

Desflorestação impacta paisagem na Amazónia

Estudo sobre a mudança da paisagem na Amazónia brasileira alerta sobre as muitas ameaças ambientais que o bioma. Suspensão da desflorestação pode trazer beneficios.
Ciência

Sabe como será a embalagem do futuro?

A Tetra Pak está a trabalhar, há vários anos, na criação de uma embalagem feita unicamente com materiais de origem vegetal para obter o menor impacto possível para o meio ambiente.
Ambiente

Desflorestação. Europeus recusam produtos

Cidadãos de cinco países europeus querem que os produtos que compram não provoquem a desflorestação de países terceiros, e são contra o atraso de legislação europeia anti-desflorestação.
Incêndios

Incêndios. Florestas são "barris de pólvora"

Federação do setor aponta que o ano está tão seco que qualquer ignição pode provocar "grandes incêndios florestais". Presidente alerta que Portuga deve repensar gestão das florestas.
Floresta

Pellets. Zero pede fim do apoio público

A indústria de 'pellets', pequenos aglomerados de madeira para aquecimento e produção de energia, consumiu mais de 1,5 milhões de toneladas de madeira em 2021 e põe em causa a floresta, alerta a Zero.
Contra-Corrente

5 anos depois de Pedrógão, estará tudo ainda pior?

A tragédia de Pedrógão foi já há cinco anos mas a paisagem do país não está mais ordenada do que nessa altura – é até capaz de estar pior. E muito por via da obsessão com um falso culpado, o eucalipto
Resposta Pronta

Fogos. "Faltam ainda ferramentas de ordenamento"

João Joanaz de Melo, do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, considera que é preciso "restaurar o ecossistema". Destaca sobretudo a falta de medidas estruturais desde o incêndio.
Resposta Pronta

Pedrógão Grande. "Chocante o pouco que se fez"

O especialista em incêndios André Viegas admite que a zona florestal de Pedrógão Grande está em "piores condições do que em 2017". Vê evolução no combate aos fogos, mas destaca a falta de prevenção.
Rádio Observador

5 anos Pedrógão. O que mudou? Ligue 910024185

Os incêndios de Pedrógão Grande aconteceram há 5 anos. O que mudou desde então? Como está a floresta em Portugal? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Resposta Pronta

Pedrógão Grande. "Há um sentimento de abandono"

Dina Duarte, líder da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, diz que "passou demasiado tempo para tão poucos avanços". "Se algo de novo acontecer, o país está preparado?", questiona.
Floresta

Meio milhão de terrenos georreferenciados

Portugal atingiu o meio milhão de terrenos georreferenciados no âmbito do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, em que já estão integrados 139 municípios.
Incêndios

Diminuiu o número de fogos em Portugal

O presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) realçou que a redução de incêndios "tem sido mais expressiva" nas regiões do Norte, Centro e Vale do Tejo.
Oficina da Liberdade

O fantasma da paisagem

O movimento ambientalista não mexeu um milímetro e continua parado nos anos 80 do século XX, bastando-lhe invocar «os interesses» para não ter de fundamentar nada do que diz.
Greve

Guardas florestais realizam greve de 24 horas

A greve dos guardas-florestais marcada para esta quarta-feira é feita "como forma de luta pela ausência de resposta do Ministério da Administração Interna". Os guardas existem melhores remunerações.
País

Castanheira de Pera alerta para quebra demográfica

Para o autarca, não se pode "perpetuar um modelo de floresta em que os proprietários apenas se lembram do pinhal ou do eucaliptal na altura do corte".
Incêndios

GNR: 3.364 casos de falta de limpeza de terrenos

Entre 1 de janeiro e 30 de abril foram detetadas menos situações de falta de limpeza de terrenos do que no mesmo período de 2021, no qual foram registadas 3.603 casos.
Floresta

Economia do fogo

Faz sentido desenhar uma proposta que procure criar, a partir do dinheiro dos contribuintes, uma economia do fogo que respeite as condições essenciais para a existência de mercados eficientes.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Como estamos na limpeza de florestas?

Está a chegar o Verão. Com ele, o calor e consequentemente o risco de incêndios. Convém saber como estamos em termos de limpeza de florestas para não sermos de novo surpreendidos.
Açores

Açores. Florestas podem ajudar alterações no clima

As florestas nos Açores apresentam um "papel crucial" na "preservação da diversidade vegetal" e podem ajudar a mitigar as alterações climáticas devido à sua capacidade para acumular carbono.
Floresta

Floresta com Todos, uma Floresta à Portuguesa

As “florestas” do Norte, do Centro ou do Sul, não se beliscam, são diferentes, são opções determinantes em todas essas regiões e precisam de instrumentos de política diferenciados e efetivos.
Noticiário

11h. CONFAP tem reservas sobre a transição digital

Confederação Nacional das Associações de Pais tem algumas reservas em torno do projeto piloto do Governo que vai permitir a realização, já este ano, de provas de aferição com recurso ao computador.
Noticiário

10h. Rússia ataca autocarros com civis na Ucrânia

De acordo com o The Kyiv Independent, as forças russas atacaram dois autocarros humanitários na região de Lugansk, na Ucrânia.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Os setores do agronegócio em Portugal

Os produtores nacionais são afinal quem assegura o papel estruturante de “alcatifa ambiental, económica e social” que as atividades de gestão agro desempenham para benefício de toda a sociedade civil.
Brasil

UE considera preservação da Amazónia fundamental

A preservação do bioma da Amazónia no Brasil, país que detém cerca de 60% do território desta floresta, foi considerado fundamental pelo comissário europeu para o Meio Ambiente.
Incêndios

Prazo para limpar terrenos florestais acaba sábado

Entre os dias 1 e 31 de maio, a GNR vai iniciar a fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível nas freguesias identificadas como prioritárias, que este ano são 1.001.
Estudo Científico

Flor considerada extinta encontrada no Equador

Botânicos acreditavam que a planta estava extinta desde 1985, mas logo no primeiro dia de expedição encontraram-na. "Esta redescoberta mostra que não é tarde demais para dar a volta", disse cientista.
Noticiário

8h. Mortes em Kiev continuam a subir

O relato dos enviados especiais do Observador em Kiev, descrevem um cenário de destruição. Novos corredores humanitários na Ucrânia. Preço dos combustíveis deve continuar a descer.
País

Videovigilância florestal, só em 42% do território

Distritos como Faro, Braga, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real estão sem câmaras de videovigilância para prevenir e combater incêndios florestais no verão, avança o JN. Assim deverão continuar.
Floresta

Da Ucrânia ao Alentejo: as árvores e o pão

A verdade é que, em pouco mais de um século, passámos de um país “careca”, “desértico”, para o mais florestado dos países do sul da Europa. A floresta, antes residual, é hoje o principal uso do solo.
Economia

Estado tem de "dar o exemplo" nas florestas

O governante considerou que há da parte da população "expectativa e ansiedade" relativamente "à forma como iríamos ser capazes de recuperar e investir nos territórios sob gestão pública".
Floresta

Próxima pandemia pode surgir da Amazónia

Para a professora de ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a desflorestação em zonas tropicais “é talvez das maiores fontes de emergência de novas doenças, senão mesmo a maior”.
Brasil

Amazónia: desmatamento cresce 57% em três anos 

Nas terras indígenas a destruição equivale a 1.255 km², num aumento de 153%, em três anos. Falta de fiscalização e punição a crimes ambientais, explicam os números "alarmantes", diz o IPAM.
Ambiente

Portugal: a seca e o conhecimento

O modelo proposto poderia revelar-se uma solução revolucionária para a seca “estrutural”, para o excesso de CO2 na atmosfera e para a falta de fundos para investimentos proibitivos em dessalinizações.
Brasil

Amazónia. Desflorestação atinge máximo em janeiro

Em 2021, a destruição da floresta amazónica no Brasil foi de 83 quilómetros quadrados durante todo o mês de janeiro, quatro vezes menos do que nos primeiros 21 dias deste ano.
Brasil

Desflorestação na Amazónia cresceu 29% em 2021

Entre os impactos apontados estão a alteração do regime de chuvas, a perda da biodiversidade, a ameaça à sobrevivência de povos e comunidades tradicionais e a intensificação do aquecimento global.
Iniciativas Observador

“Floresta de precisão” com algoritmos e satélites

Parceria entre indústria papeleira e start-up de Lisboa está a monitorizar a floresta portuguesa. Francisco Goes e Marine Utgé-Royo explicaram o projeto no 11º episódio de “O Regresso da Indústria”.
Ministério do Ambiente

Matos Fernandes, a agricultura e as florestas

A resposta do Sr. Ministro ao jornalista da CNN é elucidativa daquilo que pensa que é a agricultura no nosso país: uma escolha entre plantar batatas ou couves, sem precisar de pedir licença a ninguém.
Floresta

De onde vêm os camelos?

Cada país tem os seus camelos e nós, entre outros, calhou-nos o eucalipto. Não é bom por ser exótico. Mas ser exótico em nada diminui as suas qualidades nem o enorme partido que dele podemos tirar.
Leiria

Drones reforçam videovigilância florestal

Realizou-se esta quinta-feira um exercício de teste e demonstração dos novos equipamentos, que completam o sistema de videovigilância e deteção automática de incêndios
Madeira

ONG's pedem abandono do projeto na Laurissilva 

11 organizações não-governamentais consideram que "não há qualquer justificação socioeconómico e muito menos ambiental" para o projeto de pavimentação na floresta Laurissilva, na Madeira.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.