Floresta

Incêndios

Cerca de 70% da área ardida em outubro recuperada

A Câmara Municipal congratula-se pela recuperação e considera a área protegida da Mata Nacional da Margaraça um exemplo vivo da resiliência da floresta nativa.
Floresta

Donos admitem abdicar de terras para travar o fogo /premium

177
Em 2017, Alvares, no concelho de Góis, ficou cercada pelo fogo. Os incêndios acontecem com tanta frequência que a população já desistiu de plantar. Mas há um projeto que promete mudar esta realidade.
Incêndios

Venda de madeira ardida já rendeu 15,5 milhões

387
O presidente do ICNF, Rogério Rodrigues, revelou que desse valor "11,4 milhões correspondem à Mata Nacional de Leiria, para um volume total de 558 mil metros cúbicos de madeira".
Floresta

Matas. Apenas 18 municípios pediram financiamento

Apenas 18 dos 308 municípios portugueses apresentaram candidaturas à linha de crédito para financiamento da limpeza da floresta, solicitando um montante, no total, de cerca de sete milhões de euros.
António Costa

Costa convida finlandeses a investir na floresta

131
Segundo o primeiro-ministro, as empresas finlandesas têm em Portugal "boas oportunidades de negócio, seja na gestão dos recursos florestais, seja na valorização energética desses mesmos recursos".
Governo

28 milhões para replantar nas áreas ardidas

173
O secretário de Estado das Florestas anunciou que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição de espécies de crescimento rápido por espécies de crescimento lento.
Incêndios

Observatório de fogos. Peritos sem remuneração

Embora tenha sido criado um observatório dos incêndios florestais com 10 especialistas, a lei não prevê que estes sejam devidamente remunerados, contrariamente ao que sucede noutras comissões.
Incêndios

Floresta diversificada resiste melhor a fogos

109
Uma floresta diversificada é menos afetada por incêndios e também reage melhor a períodos de seca, indica um estudo publicado na revista Nature.
Alemanha

Polícia alemã expulsa ativistas à força

A floresta tem 12 mil anos e tem sido destruída devido às minas de carvão. Nos últimos anos, ativistas ocuparam a copa das árvores para evitar a sua destruição. Agora, estão a ser expulsos à força.
Incêndios

Fogo de Monchique dominado em quatro horas

O incêndio de agosto em Monchique afetou uma área de mais de 27 mil hectares, mas nem tudo ardeu e esta sexta-feira um novo fogo voltou a afetar uma zona de elevada perigosidade. Há um ferido ligeiro.
Buscas

Bombeiros e GNR resgatam casal perdido no Gerês

O casal estava a fazer uma caminhada e acabou por se perder no meio da vegetação, na zona da cascata de Pitões. Através do telemóvel, conseguiram dar as coordenadas da sua localização.
Floresta

Por que vive isolada a tribo filmada por um drone

Imagens captadas por um drone mostram uma tribo de índios que vivem isolados no Vale do Javary. Devido à destruição da floresta amazónica, estão em risco de desaparecer.
Floresta

Floresta portuguesa, o exemplo dos Açores

841
No mesmo momento que no Continente, na serra de Monchique, se deixou arder 27000 hectares, certos leitores lembrar-se-ão que nos Açores o risco de incêndio é praticamente inexistente.
Incêndios

Fogo florestal em Guimarães dominado

As chamas nunca chegaram a ameaçar habitações, mas o fogo obrigou à mobilização de mais de 100 operacionais. O combate demorou cerca de cinco horas e o incêndio está agora dominado.
PCP

Monchique. PCP defende mudanças no ordenamento

183
Em visita ao Algarve e à zona ardida na passada semana, Jerónimo de Sousa defendeu uma intervenção de fundo no ordenamento da floresta. Só assim "se evitam fogos como o de Monchique".
Incêndios

Eucaliptos, floresta e fogos: os mitos e os factos

6.553
O fogo de Monchique afectou os grandes tipos de floresta e mato na proporção quase exacta em que estavam presentes, não tendo “preferido” (nem “evitado”) nenhum deles, fossem eucaliptais ou sobreirais
Incêndios

Câmara de Monchique quer reorganizar floresta

Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, vai coordenar um "programa de reordenamento económico" da Serra de Monchique, em que espera poder reorganizar a floresta.
Floresta

Algarve. Intervenção florestal com início em 2019

102
O presidente da Aspaflobal, Emílio Vidigal, tem dito que espera há sete meses a aprovação, por parte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de um plano de prevenção e combate.
Proteção Civil

ANPC. Aumento dos "índices de risco de incêndio"

A porta-voz da Proteção Civil afirmou esta terça-feira que as ações de monitorização da floresta foram reforçadas face à onda de calor dos próximos dias, que pode atingir "máximos históricos".
Incêndios

Arrábida terá projeto preparado para os incêndios

O Parque Natural da Arrábida tem um projeto piloto que integra uma equipa de agentes florestais para ajudar na limpeza da área e reforçar a vigilância e primeira intervenção em caso de incêndio.
País

Guardas florestais exigem mais elementos

Cerca de meia centena de guardas florestais concentraram-se em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa, para exigir um suplemento nos salários e o ingresso dos 200 novos elementos.
Greve

Guardas-florestais iniciam greve de três dias

A Federação dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais acusa o primeiro-ministro de não cumprir a promessa de integrar mais de 200 trabalhadores em abril.
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

785
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Ministério da Agricultura

Florestas. Municípios com nova orientação até 2020

Os municípios vão ter de incorporar as novas orientações para os Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) até ao final de 2020, afirmou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.
Floresta

Guardas-florestais marcam greve de três dias

Os guardas-florestais marcaram uma greve para 20, 21 e 22 de julho, anunciou a Federação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
Floresta

Região Oeste em risco de ficar sem sapadores

A região Oeste poderá ficar este verão sem as três equipas intermunicipais de sapadores florestais, para a qual recebeu financiamento do Governo, por falta de candidaturas ao concurso.
Floresta

Pinheiro-bravo em risco se não tiver apoio

126
Associação ambientalista Zero alertou hoje para o perigo que corre a indústria ligada ao pinheiro-bravo, devido à destruição de plantações pelos incêndios, e exige apoio na regeneração da espécie.
Floresta

O que mudou no território português em cinco anos

Entre 2010 e 2015, o território português manteve a floresta, mas perdeu alguns hectares de mato e pastagens. A zona agrícola foi a que mais cresceu. Veja o que mudou.
Viseu

Alterações climáticas integram novo ano letivo

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões que a partir de setembro a comunidade escolar trabalhará temas como as alterações climáticas e a defesa da floresta.
Floresta

Conservação da natureza. Mais 34% de operacionais

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tem previsto um aumento de 34% em meios humanos até ao fim deste ano. Nas viaturas, o crescimento é de 31%.
Floresta

Concurso para sapadores florestais com 14 vagas

Beiras e Serra da Estrela têm a decorrer o concurso para preenchimento de 14 postos de trabalho para a categoria de assistentes operacionais para constituição de uma brigada de sapadores florestais.
Floresta

Empresa pública de gestão florestal quase pronta

O ministro da Agricultura disse que o processo de criação da empresa pública de gestão florestal deverá estar concluído "até ao final de julho", indicando que terá a designação de Florest Gest.
Floresta

Plantação de eucalipto bateu recorde no último ano

4.267
Avaliação do Instituto de Conservação da Natureza revela que, desde 2013, não se plantavam tantos eucaliptos em Portugal como em 2017. Espécie domina mais de 80% da floresta portuguesa.
Incêndios

Um ano depois de Pedrogão está quase tudo na mesma

312
Continuamos a ter um Mundo Rural planeado e ordenado por políticas públicas de cariz meramente administrativo e que não reconhecem as especificidades das zonas rurais do nosso País.
Floresta

Planos do Ordenamento Florestal prontos em junho

Cinco dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal vão estar concluídos em junho, enquanto os do Centro Interior e Centro Litoral vão estar em consulta pública em julho, informou fonte do Governo.
Floresta

Levantados 2500 autos por falta de limpeza

Segundo o secretário de Estado, os 2500 autos correspondem a infrações na gestão das faixas de combustível florestal, nomeadamente a limpeza de mato por parte de particulares e de empresas.
Floresta

Incêndios: Atraso no teste do cadastro de terras 

O registo de terras é considerado ponto imprescindível para a reforma florestal. O novo modelo que está em curso em 10 concelhos identificou 36% do território. Faltam recursos, reclama o PCP.
Floresta

90 candidaturas para investir no Pinhal Interior

Pedro Marques afirmou que foram registadas cerca de 90 candidaturas para novo investimento na região do Pinhal Interior, para além dos projetos de apoio à reposição da atividade.
Incêndios

Meios aéreos: que dirá ainda o Tribunal de Contas?

Será que o Estado se comprometeu a pagar nestes contratos de 5 meses (e por helicópteros médios não “desejáveis”) apenas menos 1,2 milhões de euros do que antes tinha como limite pagar por dois anos?
Floresta

Limpeza de terrenos. GNR levantou dois mil autos

O ministro da Administração Interna adiantou também que houve milhares de ações de sensibilização levadas a cabo pelos militares da GNR, que chegaram a cerca de 150 mil pessoas.
António Costa

Limpeza. Multas não devem ser motivação

Em visita ao Centro de Meios Aéreos de Monchique, o primeiro-ministro apelou à continuação dos trabalhos de limpeza, salvo nos dias em que a Proteção Civil emita um alerta a proibir qualquer trabalho.
Floresta

Limpeza de mato: levantados cerca de 2.000 autos

A GNR levantou 1.986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, revelou hoje o Ministério da Administração Interna.
Incêndios

É difícil encontrar donos dos terrenos por limpar

O despovoamento e as partilhas que nunca foram feitas podem dificultar a tarefa do Estado de encontrar os proprietários dos terrenos que não foram limpos para a época de incêndios.
Incêndios

Limpeza de terrenos. Multas começam na sexta-feira

151
A Guarda Nacional Republicana (GNR) pode começar, a partir de sexta-feira, a aplicar coimas por incumprimento na limpeza de terrenos, que variam entre 280 e 120 mil euros.
Incêndios

Mais de 800 autos por falta de limpeza de terrenos

Estes autos podem ficar sem efeito se os proprietários assegurarem a limpeza dos terrenos até 31 de maio, data limite decretada pelo Governo para que não haja coimas.
Incêndios

O mapa dos concelhos que podem arder este ano /premium

2.485
A equipa de investigadores do Instituto Superior de Agronomia e da Universidade de Lisboa criou um mapa para as zonas onde se podem gerar grandes incêndios. Veja quais os 20 concelhos de maior risco.
Moçambique

Moçambique: 70 milhões com receitas com madeira

Depois de a Operação Tronco ter sido implementada para combater ao contrabando e corte ilegal de madeira, a receita anual da exploração de madeira em Moçambique subiu de sete mil euros para 70 milhões
Incêndios

Abertas 90 vagas para vigilantes da natureza

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas abriu concurso para contratar 90 vigilantes das florestas para a primeira intervenção em incêndios florestais e operações de rescaldo.
Incêndios

Perigo de incêndio aumenta até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o aumento do perigo de incêndio, especialmente no interior norte e centro, devido ao tempo quente e seco previsto até quinta-feira.
Incêndios

Fogos. Quatro concelhos de Faro em risco elevado

Os concelhos de São Braz de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Incêndios

Floresta. Governo destaca limpeza feita em 2017

Questionado sobre se o país está mais preparado para enfrentar a época de incêndios, o ministro respondeu: "Seguramente. O esforço que está a ser feito não tem qualquer precedente."
Leiria

Mulher que fingia ter terrenos florestais detida

Uma suspeita de se fazer passar por proprietária de terrenos florestais para vender madeira, em Leiria, foi detida esta sexta-feira. Segundo a GNR, a mulher tem antecedentes criminais.
Floresta

Petição quer fim de lei que liberalizou eucaliptos

Uma petição subscrita por 18.940 cidadãos pede o fim do decreto-lei que liberalizou a monocultura do eucalipto. Peticionários destacam que as áreas ardidas em Portugal são superiores à média Europeia.
Incêndios

Incêndios. Cinco detidos em flagrante delito

440
A GNR deteve entre domingo e segunda-feira cinco pessoas em flagrante delito por crime incêndio florestal, nos distritos de Bragança, Portalegre, Porto, Vila Real e Viseu.
Polónia

Tribunal condena Polónia por intervir em floresta

O Governo polaco defendeu o abate de árvores como medida de combate a um inseto infestante dos abetos, pelo que o Tribunal Europeu considerou que o país violou as regras.
Incêndios

Autarquias sem prazo para limpar terrenos

Projetos de lei aprovados esta sexta-feira prevêem que as autarquias deixam de ter prazo para se substituírem aos proprietários que não limparem os terreno no prazo definido.
Autoridade Tributária

Cadastro florestal. Informação do Fisco será usada

Os municípios o acesso a informação, disponibilizada pela AT, sobre os proprietários de terrenos que não estejam limpos no prazo legal quando o projeto de cadastro florestal for alargado.
Incêndios

Guarda florestal. Governo e CDS trocam acusações

104
O CDS-PP e o Governo trocaram esta quarta-feira acusações sobre a extinção da Guarda Florestal, decidida em 2006, que acabou com uma "defesa da honra pessoal" pelo centrista João Almeida.
Incêndios

Rede SIRESP indisponível 9.000 horas em 2017

883
A rede que serve de sistema único de comunicação entre as forças e serviços de segurança e emergência falhou durante nove mil horas, em 2017, o ano em que se verificou a maior área ardida em Portugal.
Leiria

Marinha Grande defende equipas de sapadores

A Câmara Municipal da Marinha Grande defende a constituição de equipas de sapadores florestais intermunicipais para fazer prevenção de incêndios mas também para consciencializar as populações.
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Floresta

GNR começa fiscalização da limpeza de terrenos

157
A fiscalização da limpeza de terrenos começa esta segunda-feira. Serão levantados autos de contraordenação "porque é a única forma que existe de notificar a pessoa" para a limpeza as matas.
Incêndios

A prevenção que ainda falta na nossa floresta

462
Caímos no ciclo vicioso da “economia do mato”: promovemos o seu crescimento pois não invertemos o abandono das actividades rurais; e em seguida pagamos para cortar esse “mato abandonado”.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)