A Microsoft indica que recuperou “98% dos ambientes” afetados por uma instabilidade nos serviços de email e calendário Exchange Online e na funcionalidade de calendário da plataforma de colaboração Teams, da Microsoft. Desde a manhã desta segunda-feira que estão a ser reportadas dificuldades nestes serviços.
“A nossa correção chegou a aproximadamente 98% dos ambientes afetados e os nossos reinícios necessários para mitigação estão a ser feitos os mais depressa possível”, indicou a empresa na rede social X, às 16h50 (hora de Lisboa).
Our fix has reached approximately 98% of the affected environments and our targeted restarts required for mitigation are being performed as quickly as possible. Additional details can be found in the admin center under MO941162.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) November 25, 2024
Numa publicação no X, a tecnológica confirmou durante a manhã que estava “a investigar a falhar que está a afetar os utilizadores que tentam aceder ao Exchange Online ou à funcionalidade de calendário dentro do Microsoft Teams”.
We're investigating an issue impacting users attempting to access Exchange Online or functionality within Microsoft Teams calendar. For more information, please refer to MO941162 in the admin center.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) November 25, 2024
Numa atualização à publicação, a empresa referiu que identificou “uma mudança recente” que terá sido a responsável pelo impacto no serviço. “Começámos a reverter a mudança e estamos a investigar quais as ações adicionais necessárias para mitigar a questão.” Já depois das 15h20, na hora de Lisboa, a tecnológica indicou que estava “a monitorizar o progresso da correção, que foi implementada em aproximadamente 70% dos ambientes afetados”. Ainda assim, continuou “com o reinício manual nas máquinas”.
We’ve identified a recent change which we believe has resulted in impact. We've started to revert the change and are investigating what additional actions are required to mitigate the issue. For more information, please refer to MO941162 in the admin center.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) November 25, 2024
Alguns dos relatos de clientes empresariais ouvidos pelo Observador referem dificuldade no envio de emails, que ficam retidos na caixa de saída. Para que o email seja efetivamente enviado, é preciso reiniciar a aplicação.
O Exchange Online é um serviço baseado na cloud, usado principalmente por empresas, que conjuga email, calendário e contactos. Os utilizadores deste serviço podem usar o email Outlook ou aceder a calendário partilhados e listas de contactos partilhadas. O Exchange é um dos serviços que integra a suite Microsoft 365 e as subscrições para empresas.
De acordo com a página DownDetector, em Portugal foi registado um pico de queixas sobre o Microsoft 365 pouco antes das 10 horas, com 308 comentários. As principais queixas estavam ligadas ao Outlook.
Nas respostas à publicação da Microsoft no X, é possível ver que o problema está a ser sentido em vários pontos da Europa: há queixas em Itália, Sérvia, França e nos Países Baixos.