(Em atualização)
Os serviços de email e calendário Exchange Online e a funcionalidade de calendário da plataforma de colaboração Teams, da Microsoft, estão a registar falhas na manhã desta segunda-feira.
Numa publicação no X, a tecnológica indica que está “a investigar a falhar que está a afetar os utilizadores que tentam aceder ao Exchange Online ou à funcionalidade de calendário dentro do Microsoft Teams”, é possível ler.
We're investigating an issue impacting users attempting to access Exchange Online or functionality within Microsoft Teams calendar. For more information, please refer to MO941162 in the admin center.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) November 25, 2024
Numa atualização à publicação, a empresa refere que identificou “uma mudança recente” que terá sido a responsável pelo impacto no serviço. “Começámos a reverter a mudança e estamos a investigar quais as ações adicionais necessárias para mitigar a questão.”
We’ve identified a recent change which we believe has resulted in impact. We've started to revert the change and are investigating what additional actions are required to mitigate the issue. For more information, please refer to MO941162 in the admin center.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) November 25, 2024
Alguns dos relatos de clientes empresariais ouvidos pelo Observador referem dificuldade no envio de emails, que ficam retidos na caixa de saída. Para que o email seja efetivamente enviado, é preciso reiniciar a aplicação.
O Exchange Online é um serviço baseado na cloud, usado principalmente por empresas, que conjuga email, calendário e contactos. Os utilizadores deste serviço podem usar o email Outlook ou aceder a calendário partilhados e listas de contactos partilhadas. O Exchange é um dos serviços que integra a suite Microsoft 365 e as subscrições para empresas.
De acordo com a página DownDetector, em Portugal foi registado um pico de queixas sobre o Microsoft 365 pouco antes das 10 horas, com 308 comentários. As principais queixas estavam ligadas ao Outlook.
Nas respostas à publicação da Microsoft no X, é possível ver que o problema está a ser sentido em vários pontos da Europa: há queixas em Itália, Sérvia, França e nos Países Baixos.