Já é possível saber o que é que um contacto disse num longo áudio enviado por Whatsapp que não se consegue ouvir de imediato. Isto porque a Meta, grupo ao qual pertence o Whatsapp, introduziu uma nova funcionalidade que apresenta a transcrição das mensagens de voz, para que utilizador não seja obrigado a ouvi-las.
A novidade, apresentada pelo Whatsapp na sua página oficial, tem por objetivo “ajudar [o utilizador] a estar a par das conversas, esteja onde estiver”, mesmo que a mensagem que tem para ouvir seja “demasiado longa” ou que o lugar em que está tenha “muito barulho”.
A empresa garante que a privacidade do utilizador está protegida, uma vez que as transições são geradas pelo próprio dispositivo, “para que mais ninguém, nem mesmo o Whatsapp, possa ouvir ou ler mensagens pessoais”.
Segundo a empresa, basta ativar esta opção nas definições da aplicação e selecionar o idioma em que as mensagens de voz vão aparecer transcritas. Na mensagem publicada a 21 de novembro, promete-se que “as transições vão ser implementadas globalmente durante as próximas semanas”. Numa página de perguntas e respostas, acrescenta-se que é preciso garantir que “o sistema operativo é o iOS 16 ou posterior e que a funcionalidade “Hey Siri” está ativa” para assegurar que a funcionalidade funciona.