Infarmed

Sida

Empresas sem interesse em vender autoteste da sida

145
Existem, pelo menos, 3 marcas de autotestes ao VIH: uma inglesa, uma francesa e outra norte-americana. "Mas não há nenhuma a patentear o seu autoteste cá", lamenta o presidente da Associação Abraço.
Infarmed

Infarmed pode limitar acesso a novos medicamentos

A proposta de revisão do Infarmed passa apenas a ter em conta o que o Serviço Nacional de Saúde pode poupar e não a contabilização dos custos do ponto de vista do doente e da sociedade.
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Infarmed

Infarmed revê fármaco para a esclerose múltipla

O Infarmed está a analisar a segurança do medicamento Lemtrada para a esclerose múltipla surto-remissão. Durante esse processo é aconselhado o seu uso apenas a adultos com a doença muito ativa.
Infarmed

Infarmed. Produtos ilegais para disfunção erétil

103
O Infarmed diz que os produtos que foram detetados na alfândega, Gold Max Blue e Gold Max Pink, para tratamento de disfunção erétil, são ilegais.
Medicamentos

Doentes e associações na avaliação de medicamentos

117
Infarmed e APH promovem um projeto que permite uma "maior proximidade" entre as associações e os doentes e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com hemofilia.
Infarmed

Infarmed retira do mercado cosmético para pestanas

A Autoridade Nacional do Medicamento ordenou a retirada do mercado da máscara de pestanas "Neon Eye Mascara", da marca PaintGlow, por ter corantes não autorizados.
Infarmed

Infarmed nega falta de 64 milhões de embalagens

Maria do Céu Machado vinca que os 64 milhões de embalagens em falta que referidos pelo Observatório da Associação Nacional de Farmácias "não são reais" e diz não compreender qual a metodologia usada.
Infarmed

Infarmed. Xeljanz tem risco de embolia pulmonar 

304
Os riscos de embolia pulmonar que o Xeljanz envolve foram identificados num estudo preliminar que não abrange Portugal. Infarmed pede que os doentes estejam atentos aos sintomas.
Infarmed

SNS e portugueses gastam mais com medicamentos

Um relatório do Infarmed concluiu que a despesa do Estado com medicamentos vendidos em farmácias aumentou 3,4% em 2018 e o mesmo se passou com os utentes, totalizando 711 milhões de euros.
Infarmed

Desaparecem 68 unidades de medicamento para o VIH

300
Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, desapareceram 68 unidades do medicamento Tivicacy 50 mg, usado no tratamento de pessoas infetadas com o VIH.
Drogas

Analgésico desaparecido implica "risco público"

102
João Goulão diz que fentanil é perigoso para a saúde pública, mas que não há razão para "entrar em pânico". Nos EUA e Canadá, a substância criou "uma autêntica epidemia". Foi a mesma que matou Prince.
Infarmed

Desapareceram 430 unidades de potente analgésico

2.319
Trata-se da substância fentanil, um opióide 50 vezes mais potente do que a heroína que é usado em anestesia e no caso de dores extremas provocadas por doenças crónicas e oncológicas.
Infarmed

Disfunção erétil. Infarmed alerta sobre produtos 

A Agência Nacional do Medicamento lançou um alerta sobre a presença de substâncias exclusivas para medicamentos que estão a ser utilizadas em produtos para combater a disfunção erétil.
Medicamentos

Infarmed intensifica inspeções para detetar falhas

Nas inspeções realizadas em 2018 foram identificadas algumas "questões relacionadas com faltas de medicamentos", mas "nenhuma situação que justificasse uma intervenção".
Infarmed

Infarmed retira medicamentos Pneumorel

258
Medicamento é retirado na sequência da identificação de um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco, associado à utilização de medicamentos contendo a substância fenspirida.
Canábis

Lei da canábis medicinal entra em vigor

A regulamentação estabelece que o cultivo, fabrico e comércio da canábis para fins medicinais só pode ser feito depois de autorização do Infarmed, que deve ser atualizada todos os anos.
Medicamentos

Faltaram 64 milhões de medicamentos em Portugal

998
O valor de falhas de stock é superior ao de 2017 e terá já motivado a abertura de investigações. Alguns dos fármacos pedidos pelos doentes são "considerados essenciais" pela OMS.
Medicina

Produtos à base de canábis só com receita médica

O diploma entra em vigor no dia 1 de fevereiro. A regulamentação esclarece que o cultivo e fabrico dos produtos à base de canábis não são autorizadas para uso próprio.
VIH

Proibida comercialização de teste rápido para VIH

O Infarmed alertou para a proibição da comercialização do teste rápido para o VIH NecLife One Step, após a autoridade finlandesa ter ordenado a recolha do dispositivo por não cumprir os requisitos.
Infarmed

Infarmed alerta que há mais três produtos ilegais

O produto Stiff Days, destinado ao tratamento da disfunção erétil, é ilegal. O UP Life e o Moder Diet, destinados ao emagrecimento, foram outros dois medicamentos detetados e considerados ilegais.
Saúde

Três produtos para a disfunção erétil são ilegais

O Infarmed informou que os produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, destinados a problemas de disfunção erétil, são proibidos em Portugal. Os três produtos são normalmente vendidos na Internet.
Infarmed

"Redux" e "Composto Natural Dieta" são ilegais

O Infarmed alerta que os produtos "Redux -- Redutor de Medidas" e "Composto Natural Dieta" contêm substâncias que só podem ser utilizadas em fármacos e, por isso, são ilegais.
Infarmed

'PowerFite' e 'Diet Slim' proibidos em Portugal

691
O Infarmed advertiu hoje que os produtos 'PowerFite' e 'Diet Slim' são "medicamentos ilegais" em Portugal e conterem substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em fármacos.
Fact Check

Fact Check. Há um remédio que cura a fibromialgia? /premium

826
Fernanda Sá, doente com fibromialgia, diz sentir-se curada desde que começou a tomar um medicamento para perda de memória e micro-derrames cerebrais. Comunidade médica e científica duvida do resultado
Infarmed

'Fake drugs'. Viagras e dietas que podem matar /premium

Produtos dietéticos ou para o desempenho sexual são comprados online muitas vezes por vergonha, mas os riscos são muitos: entre o que chega pelo correio, há substâncias proibidas e misturas fatais.
Infarmed

Medicamentos da Mylan e AIM Teva fora do mercado

278
A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado de vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada.
Saúde

Há implantes mamários que não são seguros

Uma investigação do consórcio internacional de jornalistas revelou que os fabricantes de implantes continuam a não cumprir as regras e as autoridades continuam a não punir os erros.
Infarmed

Infarmed. Dispositivos médicos não preocupam

O trabalho de um consórcio de jornalistas revelou que a fraca regulamentação dos dispositivos médicos provoca danos graves a nível mundial. O Infarmed garante que em Portugal o cenário é tranquilo.
Infarmed

Infarmed retira dois lotes do creme Basiderma

O Infarmed anunciou a retirada de dois lotes do creme para a pele Basiderma, devido a perigo de alergia de contacto e pelo risco para a saúde. O creme é usado para assaduras pelo uso de fraldas.
Infarmed

Infarmed quer chegar às 10 mil notificações

A diretora de Farmacovigilância do Infarmed afirmou esta segunda-feira que houve um aumento de notificações das reações adversas a medicamentos este ano, 5.385 nos primeiros seis meses.
Infarmed

Infarmed interdita gel perigoso para as crianças

148
Em comunicado, o Infarmed determina a suspensão e retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 gramas, destinado a crianças com menos de 3 anos.
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Saúde

Faltaram 45 milhões de medicamentos nas farmácias 

183
Nos primeiros nove meses do ano, faltaram 45 milhões de medicamentos nas farmácias portuguesas, o que corresponde a um aumento de 28% face ao período homólogo no ano passado.
Governo

Um país de tansos e mansos /premium

1.392
A PGR deveria ter sido reconduzida, Ivo Rosa merecia ter sido sorteado impecavelmente, a decisão sobre o Infarmed só podia ter sido anunciada depois de ponderada e Tancos tinha que ter sido evitado.
Infarmed

Infarmed. Câmara do Porto vai questionar Governo

A Câmara do Porto aprovou, esta terça-feira, por unanimidade questionar o primeiro-ministro sobre se está "suspensa" a decisão de transferir o Infarmed para a cidade.
Governo

Como é doce governar sem responsabilidades /premium

851
No caso dos taxis e do Infarmed, o governo continuou os seus esforços para desaparecer como foco de responsabilidade democrática. Não se poderia esperar outra coisa, dadas as suas origens em 2015.
Saúde

Mais de 40 ruturas semanais de medicamentos

A importação de medicamentos é uma das principais soluções para as ruturas mais graves no mercado nacional. Para o doente, a questão mais importante passa pela adaptação a uma medicação diferente.
Medicamentos

Carta aberta à presidente do Infarmed

385
Portugal é o 15º país da União Europeia, e o 29º do mundo, cuja agência do medicamento foi reconhecida pela sua contraparte norte-americana como tendo demonstrado integridade e competência.
Infarmed

Infarmed avalia 23 medicamentos para o cancro

Para a oncologia há 23 novas substâncias ativas a ser avaliadas pelo Infarmed, que este ano aprovou já cinco fármacos para tratamentos de cancro. Medicamentos oncológicos representam 27,6% da despesa.
Rui Rio

Infarmed. Rui Rio acusa Governo de "leviandade"

O presidente do PSD acusou o Governo, de "gerar uma confusão geral" e avançou que o grupo parlamentar social-democrata vai pronunciar-se esta semana sobre este dossiê.
Infarmed

Rui Moreira: Infarmed "forever and ever em Lisboa"

171
O autarca defendeu que a questão não está na deslocalização do organizamos, mas sim na manutenção do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde em Lisboa.
Infarmed

Infarmed no Porto? Certeza, "cambalhota" e recuo /premium

310
A mudança era dada como certa, mas na última sexta-feira o ministro da Saúde travou a fundo e, afinal, essa decisão terá de ser reavaliada. Rui Moreira lembra que Costa tem "responsabilidade máxima".
Governo

Promete agora, suspende depois /premium

416
Nos dossiers Infarmed e descongelamento da carreira dos professores, o governo seguiu um mesmo caminho: prometeu por conveniência, avaliou o impacto, e por fim suspendeu, dando o dito por não dito.
Infarmed

Indústria farmacêutica saúda decisão do Governo 

142
A Apifarma saudou a decisão do ministro da Saúde de vincular a deslocalização do Infarmed para o Porto à análise da Comissão Independente para a Descentralização.
Infarmed

Governo recua na deslocalização do Infarmed

2.223
Governo recua na decisão de transferir Infarmed para o Porto. Câmara só soube pela comunicação social, apurou o Observador junto de fonte ligada ao processo. Rui Moreira só fala segunda-feira.
Infarmed

Infarmed. Governo remete decisão para AR

Adalberto Campos Fernandes disse aos deputados que "o contexto político mudou significativamente" em relação há um ano, quando a decisão de mudar o Infarmed para o Porto foi tomada pelo Governo.
Saúde

Parkinson. Medicamentos são substituídos 

As farmácias já estão a ser reabastecidas com medicamentos para tratamento da doença de Parkinson em substituição do fármaco Sinemet, que está em rutura de stock, anunciou esta sexta-feira o Infarmed.
Infarmed

Infarmed. Não faltarão medicamentos de Parkinson

O Infarmed garantiu que não haverá faltas de medicação para a doença de Parkinson em Portugal, mas apelou aos doentes e aos médicos para que tenham moderação na compra e na prescrição.
Medicamentos

Medicamento para Parkinson em falta no mercado

O medicamento Sinemet, para o tratamento da doença de Parkinson, está em rutura de stock, informou o Infarmed que diz estar à procura de alternativas para os doentes.
Infarmed

Deslocação do Infarmed é "ameaça à saúde pública"

244
A presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, alertou que uma deslocalização da instituição pode ser uma "ameaça à saúde pública" em Portugal e também no mundo.
Infarmed

Transferência do Infarmed volta ao Parlamento

O Governo pretende que a transferência se faça em 2019. Os trabalhadores pedem uma decisão rápida e alertam que a mudança do Infarmed para o Porto terá consequências graves na saúde em Portugal.
Infarmed

Ministério falhou data de envio de relatório à AR

"O gabinete do ministro não enviou o documento aos deputados a tempo de se prepararem para a audição", acusa coordenador do grupo que avaliou o impacto da transferência do Infarmed para o Porto.
Medicamentos

Infarmed retira medicamentos para tensão arterial

O Infarmed mandou retirar do mercado vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, depois de encontrar impureza.
Infarmed

Infarmed. Ministro acusa deputado do PSD de mentir

O ministro da Saúde acusou o deputado do PDS Ricardo Batista Leite de ter mentido no parlamento e desafiou-o a provar as acusações sobre a divulgação do relatório sobre a transferência do Infarmed.
Infarmed

Câmara do Porto quer sede do Infarmed já em 2019

A Câmara Municipal do Porto recomendou esta terça-feira ao Governo, com a abstenção da CDU, que a sede do Infarmed seja transferida para a cidade a partir de dia 1 de janeiro de 2019.
Infarmed

Infarmed manda retirar máscara facial do mercado 

Produto cosmético apresenta riscos para a saúde humana e, por isso, foi decidida a sua retirada do mercado. Infarmed lançou o alerta depois de o problema ser detetado pela autoridade checa.
Infarmed

Edifícios em Lisboa não podem ser vendidos

O governo pediu uma avaliação para a venda ou arrendamento dos imóveis em Lisboa à empresa The K Advisors (TKA), mas a venda não pode ser concretizada.
Infarmed

Rui Moreira quer Infarmed no Porto em 2019

339
O presidente da Câmara do Porto disse que relatório sobre a agência do medicamento está fechado e já foi entregue à tutela. Só falta cumprir o calendário e mudar o Infarmed.
Infarmed

Infarmed. Trabalhadores falam em perigo da missão

Segundo os trabalhadores da Infarmed, a mudança "põe em causa o cumprimento da missão" do organismo, apontando que o único benefício seria a junção de todos os serviços num só edifício.
Infarmed

Infarmed no Porto: poupança demora 15 anos

Relatório do grupo de trabalho encarregue de analisar a deslocação afirma que apesar do custo inicial da mudança rondar os 17 milhões de euros, poderá vir a recuperar 8,4 milhões, mas em 15 anos.
Infarmed

Infarmed. Só 7% dos trabalhadores aceitam Porto

Trabalhadores não querem que o Infarmed seja transferido para o Porto. 97% considera que é algo negativo e só 7% dos funcionários mostrou disponibilidade para se deslocar.
Infarmed

Infarmed. 111 medicamentos aprovados em 2 anos

Foram aprovados 111 medicamentos nos últimos dois anos pela Infarmed, a maioria em áreas como o cancro e a Sida. No ano passado a instituição evoluiu em todas as áreas, segundo a presidente.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)