269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Infarmed

Infarmed

Vacina: mais de 7500 suspeitas de reações adversas

Foram notificadas em Portugal mais de 7.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a Covid-19, entre as quais 51 casos de morte em idosos.
Fact Check

Não há registos de efeitos adversos das vacinas?

Não só existe informação atualizada sobre as reações adversas à vacinação contra a Covid-19, como está publicada pelos organismos oficiais. Até maio houve 6. 695 efeitos negativos registados.
Fact Check

Vacina. Bula em branco prova falta de informações?

Vacina contra a Covid-19 com bula em branco criou a ideia de que a farmacêutica responsável pelo medicamento podia estar a esconder informações. Não é assim e em Portugal não estão confirmados casos.
Resposta Pronta

Reações adversas. "Não são surpreendentes"

Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular, diz que os números do Infarmed não levantam preocupações e que não há provas de causa-efeito entre as mortes registadas e a vacinação.
Infarmed

PR quer mudar critérios, peritos pedem cautela /premium

Presidente foi "assertivo" no Infarmed: portugueses não vão perceber que critérios se mantenham quando vacinas já ajudam a aliviar. Peritos mantiveram posição e sublinharam riscos. Costa não se meteu.
Explicador

Matriz de risco tem de mudar? Sim ou não já?

É o que defendem o bastonário da Ordem dos Médicos e um investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Já o médico de saúde pública Tato Borges diz: é preciso repensar, mas não já.
Noticiário

10h. Matriz de risco. Bastonário defende revisão

Encontro no Infarmed vai ser determinante para alterações à matriz de risco que determina o desconfinamento. Neste jornal, ainda reportagem com um taxista no arranque da testagem em massa em Lisboa.
Coronavírus

Peritos reúnem-se esta sexta-feira no Infarmed 

Em debate vai estar a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e as novas regras a adotar no verão e ainda um ponto de situação relativo ao plano de vacinação.
Noticiário

5h. Governo reúne com peritos no Infarmed

Governo discute hoje situação epidemiológica do país com os peritos em saúde pública. Em cima da mesa vão estar possíveis alterações aos critérios da matriz de risco.
Coronavírus

Novo regulamento para medicamentos mais eficientes

O novo regulamento representa uma atualização das diretivas existentes sobre dispositivos médicos, que estão em vigor há 30 anos. Tem como objetivo melhorar o sistema regulamentar, explica Infarmed.
Coronavírus

Marcelo defende mudança da matriz de risco

O Presidente da República explica que "sempre" achou boa ideia mudar a matriz de risco da Covid-19, mas respeitou "a opinião dos especialistas e a decisão do Governo".
Noticiário

4h. Governo ouve peritos sexta feira

O governo vai atualizar a situação epidemiológica do país na sexta feira, numa reunião com os preitos em saúde pública. Do encontro devem sair as novas linhas de desconfinamento para o verão.
Coronavírus

Covid. Medicamentos testados em 1.441 portugueses

São três investigações na área da indústria farmacêutica e três de natureza académica. Os estudos vão contar com a participação de 1441 pessoas e com o Centro Hospitalar Universitário de São João.
Saúde

Infarmed autorizou 155 ensaios clínicos em 2020

No ano passado, o Infarmed recebeu 187 pedidos de autorização para ensaios clínicos e autorizou 155, sendo que o tempo médio de decisão foi de 32 dias, menos dois do que em período homólogo.
Coronavírus

Licenças de fabrico alternativa a levantar patente

"Estamos numa situação anormal, que, se não for resolvida a nível global, não é resolvida", "a emergência vai por outro caminho: obrigar a fabricar", afirma José Aranda da Silva.
Noticiário

9h. Vacinas covid. Mais de 5.600 reações adversas

A grande maioria, quase 73%, à vacina da Pfizer. Infarmed fala ainda em 35 casos de morte depois da toma da vacina em idosos com várias doenças, mas avisa que não está confirmada relação causa-efeito.
Infarmed

Consumidos menos medicamentos, mas SNS gastou mais

Segundo o Infarmed, em Portugal consumiram-se menos quatro milhões de embalagens de medicamentos durante o ano de 2020 e os utentes gastaram menos. Mas o SNS gastou mais sobretudo em anticoagulantes.
Coronavírus

"Reuniões do Infarmed substituíram-se até à AR"

123
Constitucionalistas consideram que reuniões com especialistas no Infarmed "esvaziaram o exercício de competências dos organismos públicos" e que chegaram a substituir-se à Assembleia da República.
União Europeia

UE. Responsáveis analisam política do medicamento

Rui Santos Ivo salientou que conferência, sem "prejuízo de continuar a olhar para a pandemia", pretende "olhar para o futuro e refletir nas questões mais estratégicas na área do medicamento.
Infarmed

Infarmed. Vacinas ajudam, variantes preocupam

No Infarmed, os dados, sobretudo de vacinação, deram conforto a Governo e Marcelo para dar os próximos passos. Só novas variantes provocam alarme, mas Marta Temido assegura que há controlo suficiente.
Coronavírus

Marcelo: reuniões no Infarmed sem paralelo lá fora

Para Marcelo, as reuniões no Infarmed são "um momento privilegiado" que permite colocar e esclarecer dúvidas, contribuindo para a tomada de decisões coletivas muito relevantes.
Coronavírus

Fim das zaragatoas? Os novos testes à Covid-19 /premium

118
Testámos um teste PCR à Covid-19 que não precisa de zaragatoa, basta um bochecho, e uma autocolheita que recorre apenas a uma app. O Infarmed diz que estão ambas autorizadas, mas faz ressalvas.
Medicamentos

Infarmed suspende venda de um lote de Nimesulida

O Infarmed determinou "suspensão imediata" da comercialização deste lote, apelou às entidades que o tenham em stock para não "vender, dispensar ou administrar" e indicou que procedam à sua devolução.
Comentário

"Costa demonstra preocupação com o Algarve"

Impacto da variante britânica na região motivou questões do primeiro-ministro na reunião do Infarmed. "Não foi por acaso que falou da população flutuante", comenta a jornalista Rita Tavares.
Coronavírus

Costa já está preocupado com o plano para o verão  /premium

292
No Infarmed, primeiro-ministro quis saber mais sobre riscos da população flutuante, a pensar no verão no Algarve e sobre regras mais circunscritas. DGS prepara novas orientações para visitas a lares.
Noticiário

7h.Infarmed. Políticos e peritos voltam a reunir

O numero de novos casos duplicou. Na ultima semana, o vírus incidiu mais nas faixas etárias ativas. A situação pandémica no país vai ser avaliada numa altura em que o R(t) se aproxima da zona amarela.
Coronavírus

59 utentes sem sintomas e com autoteste positivo 

Foram registados, numa semana, 59 utentes sem sintomas do vírus, mas com resultado de autoteste positivo. Os autotestes surgem como um reforço no combate à pandemia e estão à venda desde 2 de abril.
Coronavírus

AstraZeneca. Qual o impacto da alteração sugerida? /premium

A DGS, o Infarmed e a task force anunciaram que a vacina da AstraZeneca só será dada a maiores de 60 anos, isto mesmo depois de a Agência Europeia do Medicamento não recomendar qualquer limitação.
Resposta Pronta

AstraZeneca. "A vacina é segura"

Sintomas a longo prazo para quem tomou a vacina? "Não se prevê que aconteça", aponta Pedro Simas, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular. "Felizmente, temos mais do que uma vacina".
Coronavírus

AstraZeneca. Peritos discutem alterar vacinação

O Infarmed, DGS, comissão de vacinação e task force para o Plano de Vacinação Covid-19 vão analisar e decidir se alteram as recomendações em relação à administração da vacina da AstraZeneca.
Medicamentos

Apifarma quer acesso equitativo aos medicamentos

A associação prevê "uma quantidade de inovação em Saúde sem precedentes", o que obrigará "a uma redução do atrito nas áreas regulatórias". Por isso, quer ver criado um Fórum de Alto Nível.
Coronavírus

AstraZeneca. Infarmed reitera alinhamento com EMA

"A nossa posição é de alinhamento com o regulador europeu", diz Infarmed. A agência europeia deverá pronunciar-se sobre a alegada ligação entre a AstraZeneca e a formação de coágulos amanhã ou quinta.
Infarmed

Infarmed informa sobre ruturas de medicamentos

Utentes podem pesquisar pelo nome do medicamento ou pela substância ativa, pelo titular da autorização de introdução no mercado ou o número de registo para saber se o fármaco está ou não disponível.
Coronavírus

Autotestes. De 32 pedidos, Infarmed autorizou um

O Infarmed já recebeu 32 pedidos, feitos por 21 fabricantes, para aprovação de autotestes para o SARS-CoV-2 mas só deu luz verde a um, anunciou o regulador em nota informativa esta quinta-feira.
Infarmed

Medicamentos hospitalares em casa ou na farmácia

Grupo de trabalho liderado pelo Infarmed propõe que medicamentos hospitalares sejam dispensados em farmácias locais ou até em casa dos doentes. Dispensa de proximidade já existe em alguns hospitais.
Noticiário

8h. Rt pode chegar a 1 esta semana. É preocupante?

Médico de saúde pública Vasco Ricoca Peixoto defende que ,à medida que o desconfinamento avança, podem ser implementadas diferentes dinâmicas e medidas consoante o risco das regiões.
Cancro

Infarmed recusa compra de tratamento para cancro 

369
Susana Vilaça foi diagnosticada com cancro de mama há cerca de oito anos, diz já ter feito todos os tratamentos possíveis. O Infarmed considera que ainda há alternativas terapêuticas.
Coronavírus

Sem orientações há farmácias a vender autotestes

O Infarmed ainda não emitiu a circular sobre os kits de testagem que podem ser vendidos, mas há farmácias que já estão a disponibilizar estes autotestes. Infarmed está a fazer fiscalizações.
Coronavírus

Mota-Filipe: Suspensão quebra confiança em vacinas

Hélder Mota-Filipe alerta que a suspensão da vacina da AstraZeneca cria um ambiente de falta de confiança na população, retirando-se "uma arma fundamental" no combate à pandemia.
Coronavírus

Sintomas a ter em atenção se tomou a AstraZeneca

2436
DGS e Infarmed pedem tranquilidade a quem tomou o fármaco da AstraZeneca, mas apelam a que quem sinta um mal-estar persistente, acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas consulte um médico.
Vacinas

Vacina da AstraZeneca suspensa em Portugal

O imunizante da AstraZeneca fica suspenso até que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) volte a pronunciar-se sobre a sua segurança, o que deverá acontecer ainda esta semana.
Coronavírus

Vacina da Janssen chega a Portugal em abril 

As primeiras doses da vacina de toma única da Janssen, que recebeu esta quinta-feira a autorização comercial, começam a chegar a Portugal na segunda metade de abril, disse fonte da farmacêutica.
Coronavírus

Vacina. "Benefícios mantêm-se superiores ao risco"

389
Depois de pelo menos 9 países europeus terem anunciado a suspensão temporária da vacina da AstraZeneca, o Infarmed anunciou esta quinta-feira que Portugal, em linha com a EMA, não vai fazer o mesmo.
Coronavírus

Infarmed recusa uso de Ivermectina na Covid

327
O Observador avançou que médicos portugueses estavam a tomar e a receitar Ivermectina contra a Covid-19. Infarmed diz que "não existem provas que apoiem a utilização deste medicamento".
Doenças raras

Aprovados 14 pedidos para tratar fibrose quística

Entre estes pedidos está o de Constança Braddell, jovem de 24 anos que sofre desta doença e que lançou apelo na Internet para que medicamento fosse aprovado. Medicamento será administrado sem custos.
Infarmed

Cinco pedidos de medicamento para fibrose quística

914
O CHULN fez 5 pedidos ao Infarmed para "utilização de medicamento inovador" para a fibrose quística. Um deles é de uma doente de 24 anos, Constança, que fez um apelo desesperado pedindo o medicamento.
Doenças

Fibrose quística: autorizações são "insuficientes"

As Autorizações de Utilização Especial do medicamento inovador Kaftrio são "insuficientes" para o tratamento da fibrose quística e não podem ser vistas como solução.
António Costa

Costa mais confiante perante solidez científica 

469
O primeiro-ministro considera ter "uma base científica mais sólida" para tomar decisões na resposta à pandemia, depois da reunião no Infarmed e da convergência dos peritos em novos critérios.
Medicamentos

Portugal exporta mais de mil milhões de euros

Paulo Barradas salienta que, em 20 anos, o mercado dos medicamentos genéricos passou de uma quota de 0,13% "que era praticamente inexistente", para 48,7%, segundo dados do Infarmed.
Doenças raras

As doenças são raras, a burocracia não

379
O Estado tem de assumir as suas responsabilidades. É angustiante pensar que podemos chegar a 28 de Fevereiro de 2025 a discutir porque é que o Kaftrio não terá ainda sido aprovado pelo INFARMED.
Coronavírus

Desconfinamento. Especialistas não ajudam Costa

3191
Costa entrou e saiu da reunião do Infarmed sem aquilo que tinha pedido aos especialistas: linhas vermelhas para planear o desconfinamento. Origem de mais de 80% das infeções continua por identificar.
Infarmed

Infarmed quer reforço da autonomia da UE

O Infarmed vai coordenar reuniões técnicas com os Estados-membros para, aproveitando as lições da pandemia, definir propostas que reforcem a autonomia estratégica da UE em relação a medicamentos.
Resposta Pronta

AFP desconhece vendas ilegais de testes à Covid

Associação de Farmácias Portuguesas fala num aumento da procura de testes à Covid-19 nas farmácias, mas desconhece casos de venda ilegal. Manuela Pacheco explica que as farmácias podem ser multadas.
Coronavírus

Venda ilegal de testes Covid-19 em farmácias

O Infarmed tem vindo a fiscalizar a comercialização de testes em farmácias, tendo já detetado algumas situações de incumprimento, optando por exigir que deixem de o fazer.
E o vencedor é...

O "antipatriota" e o camuflado

A vacinação "a breve trecho" de oficiais de justiça e trabalhadores dos registos anunciada pela ministra, o "murro na mesa" de Carmo Gomes e esperança na transparência de Gouveia e Melo.
Coronavírus

Infarmed manda retirar máscaras Famapro do mercado

As máscaras em causa possuíam marcação CE indevida e documentação técnica incompleta, o que levou o Infarmed a ordenar a sua retirada do mercado nacional.
Coronavírus

Costa quer consenso sobre nova estratégia

1275
PM ouviu à distância críticas de Manuel Carmo Gomes à gestão Covid e já sabia que era a sua última intervenção no grupo. Deixou vários trabalhos de casa a especialistas, a preparar deconfinamento.
Coronavírus

Especialistas pedem mais vacinas e confinamento

183
Escassez de vacinas em Portugal preocupa os especialistas, que já reconheceram que não será possível cumprir o calendário definido. Manter escolas fechadas e confinamento generalizado é hipótese.
Universidade de Coimbra

Presidentes da CMVM e Infarmed no Conselho Geral

Os presidentes da CMVM e do Infarmed são duas das personalidades que vão integrar o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, enquanto membros externos. Decisão foi unânime.
Resposta Pronta

Reações adversas à vacina? "São expectáveis"

Depois da administração da segunda dose da vacina, há profissionais de saúde que ficam em casa a recuperar dos efeitos secundários. Infarmed esclarece que as reações eram já esperadas.
Coronavírus

Nada de campanha numa reunião marcada por despique /premium

António Costa volta a decidir sobre o ensino presencial ou não presencial sem o conforto de uma posição científica. Henrique Barros e Manuel Carmo Gomes desentenderam-se sobre tema ao vivo e a cores.
Infarmed

Proibidas máscaras que não tinham CE nem rotulagem

Estão proibidas as máscaras Xi Ke, do fabricante Anhui Xinke Sanitation Equipment Manufacturing (Suécia) por não apresentarem marcação CE, nem rotulagem, informou o Infarmed.
Coronavírus

Há vacinas a serem desperdiçadas. Governo nega

991
Expresso diz que foram abertos seis mil frascos e que de cada foi deitada uma dose fora. Especialistas dizem que estão dependentes de uma questão burocrática. Ministério da Saúde recusa desperdício.
Coronavírus

Infarmed disponibiliza informação sobre vacinas

O Infarmed disponibilizou informação sobre a vacina e o seu processo de aprovação, o resumo das características do medicamento e uma listagem com ligações úteis a várias entidades.
Coronavírus

Máscaras por certificar usadas em centros de saúde

A notícia é avançada pelo Público: "muitos milhares de máscaras" usadas em centros de saúde foram devolvidas. Não estavam certificadas. ARS recebeu alerta do Infarmed, mas só agiu passado uma semana.
Coronavírus

Testes de diagnóstico em casa? Em Portugal, não /premium

Há países que já permitem que os testes sejam feitos pelo próprio, em casa. A vantagem é facilitar o acesso aos testes e melhorar o rastreio dos infetados. Mas há o risco de se falsear resultados.
Coronavírus

Infarmed valida certificação de máscaras suspensas

Em causa estão as máscaras da Interespuma, suspensas a 30 de outubro por marcação CE indevida, que foram agora validadas e podem regressar ao mercado.
Coronavírus

Infarmed recomenda não usar máscaras da Shantou TK

Na Alemanha, a reguladora local também havia ordenado a proibição da comercialização das máscaras de uso clínico, por não cumprirem normas europeias.
Coronavírus

Especialistas e partidos voltam ao Infarmed

Para esta reunião foram ainda convocadas a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Associação Nacional de Freguesias e o Patriarcado de Lisboa.
Saúde

Ana Gomes viola regras com vacina da gripe

17718
Candidata à Presidência tomou vacina trazida por amiga de França, "farta" de esperar. Infarmed confirma que este tipo de importação é proibido. Ana Gomes diz que não sabia e que a tomou numa farmácia.
Coronavírus

Task force tem um mês para plano de vacinação

O grupo será coordenado por Francisco Ramos e inclui elementos da DGS, Infarmed e dos ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna e terá um mandato de seis meses.
Resposta Pronta

Covid-19. O que se passa no Norte? "Descontrolo"

278
Óscar Felgueiras, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, participou na reunião do Infarmed e não tem dúvidas: Os portugueses "baixaram a guarda" e a "situação descontrolou-se".
Coronavírus

Retomam reuniões entre especialistas e políticos

A reunião tratará assuntos como a eventual prorrogação do estado de emergência, o balanço das medidas tomadas até ao momento e a evolução da pandemia em Portugal.
Resposta Pronta

"É preocupante o Infarmed não liderar o processo"

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, está "preocupada" com preparativos para receber vacinas e questiona conhecimento da Comissão Técnica de Vacinação sobre questões "logísticas".
Entrevista

Infarmed. Portugal emprestou medicamento a Espanha /premium

Em entrevista, o presidente do Infarmed recusou as críticas do ministro do Ciência sobre uma “resistência” à inovação do organismo e adiantou que o ventilador do CEiia nunca foi utilizado.
Coronavírus

Infarmed suspendeu venda de máscaras Interespuma

Em comunicado, o Infarmed explicou que as máscaras em causa apresentam a marcação CE, que está indevidamente inscrita, pois a documentação está incompleta relativamente àquilo que a lei obriga.
Medicamentos

Infarmed. Milhares de reações adversas notificadas

A maioria (62,7%) das reações adversas notificadas este ano ao Infarmed são consideradas graves. Quem mais notifica são os titulares da autorização de introdução no mercado.
Medicamentos

Menos 22% de antibióticos vendidos até agosto

338
Confinamento, distanciamento social, uso de máscara: a receita que resultou na diminuição da venda de mais de um milhão de embalagens de antibióticos aos portugueses até agosto.
Coronavírus

Infarmed suspende máscaras LINEFORYOU

O Infarmed suspendeu a comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante LINEFORYOU por usarem de forma indevida a marcação CE, revelou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
Infarmed

Medicamento Victan novamente disponível

180
A comercialização do medicamento indicado para ansiedade e sintomas nervosos "Victan 2mg", que estava indisponível desde julho, já foi reposta.
Canábis

Benavente terá maior exploração de canábis

381
Projeto não prevê, para já, que a transformação seja feita também em Portugal e tem 250 vagas, mas a ambição é chegar aos mais de 600 empregos na conclusão do projeto.
Infarmed

Silêncio de Marcelo, dúvidas sobre lares e escolas /premium

Quase tão esperado como o regresso às aulas, era o regresso das reuniões com especialistas. Partidos com dúvidas sobre o transporte dos alunos e procedimentos nos lares de idosos.
Coronavírus

Máscaras OrbitPlatform retiradas do mercado

167
A Autoridade Nacional do Medicamento ordenou a retirada imediata do mercado das máscaras cirúrgicas do fabricante português OrbitPlatform por não cumprirem todos os requisitos legais.
Emissão Especial

StayAway Covid: "Não há dados pessoais envolvidos"

José Manuel Mendonça, do INESC TEC, descreve a aplicação do Governo como "um sistema complexo" e vai mais longe: "É uma rede social". Mas o académico garante "anonimato".
Resposta Pronta

Reuniões no Infarmed. "Não sei porque acabaram"

114
Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, defende a retoma das reuniões do Infarmed. É um passo "certo", mas "não compreendo porque deixaram de existir." 
Coronavírus

O que se sabe da vacina que vai chegar a Portugal

2785
O Infarmed confirma que Portugal vai receber 6,9 milhões de vacinas da farmacêutica AstraZeneca, desenvolvidas em parceria com a Universidade de Oxford, caso estas se provem eficazes nos ensaios.
Infarmed

Infarmed suspende distribuição de lote de Binocrit

A distribuição de um lote do medicamento Binocrit, usado para tratar anemias, está suspensa por terem sido detetados resultados fora da especificação para um parâmetro de impureza.
Infarmed

Novos tratamentos para VIH e doença de Crohn

226
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que estão disponíveis novos medicamentos de utilização em meio hospitalar para o tratamento da infeção por VIH e para a doença de Crohn.
Infarmed

Infarmed. Protetores solares cumprem condições

Todos os 20 protetores solares analisados pelo Infarmed este ano cumprem as condições exigidas. Foram analisados produtos com diferentes fatores de proteção.
Coronavírus

Reuniões do Infarmed passaram para formato PDF /premium

Reuniões do Infarmed terminaram há um mês e desde então houve um único relatório dos especialistas a atualizar dados aos líderes políticos. PSD quer mais informação e não é o único.
Infarmed

Infarmed concluiu processo de 49 medicamentos

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos em Saúde, da totalidade dos medicamentos avaliados, 36 tiveram aprovação para utilização e financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde.
Infarmed

Infarmed retira do mercado termómetro chinês

O Infarmed mandou retirar do mercado um termómetro de infravermelhos do fabricante Hunan Haiyuan Medical Technology Co., Ltd. porque não estava garantida a segurança do dispositivo.
Infarmed

Ventilador aprovado por falta de equipamentos

Segundo o Presidente do Infarmed, a autorização decorreu numa altura em que a falta de ventiladores "era uma questão mundial, mas com enfoques especiais a nível europeu".
Infarmed

Infarmed. Complexidade na aquisição de vacinas

Rui Santos Ivo diz que apesar da urgência internacional no desenvolvimento de uma vacina, a etapa está "numa fase precoce", pois somente algumas empresas farmacêuticas estão já a avançar para a fase 3
Infarmed

Infarmed. Victan indisponível no mercado

A Infarmed anunciou esta terça-feira que o medicamento indicado para ansiedade e sintomas nervosos "Victan 2mg" está indisponível no mercado. A reposição está prevista para depois de outubro.
Pandemia

A política e a ciência numa encruzilhada

489
Todas as decisões tomadas pelo Governo na gestão desta crise são decisões exclusivamente políticas, apesar de vagamente informadas em algumas bases científicas que foram criteriosamente seleccionadas.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Guerra de sucessão a Costa começou

O antigo líder do PSD e comentador da SIC critica ainda "abuso" de PS e PSD por quererem acabar com debate quinzenal e estranha desenvolvimentos do caso EDP.
Rui Rio

Infarmed. Rio quer reuniões curtas e objetivas 

Rui Rio defendeu que as reuniões no Infarmed sobre a evolução da Covid-19 em Portugal devem continuar, mas com menos frequência e mais curtas, pede ainda mais objetividade nas reuniões.
PAN

PAN quer continuidade das reuniões no Infarmed

247
PAN entregou projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a continuação das reuniões sobre a evolução da pandemia em Portugal, que juntam políticos e especialistas na sede do Infarmed.
Coronavírus

Reuniões do Infarmed afinal não desaparecem

127
Primeiro-ministro garante que não vai faltar informação aos partidos sobre a evolução da pandemia e que as reuniões no Infarmed vão acontecer sempre que seja necessário.
Infarmed

Infarmed. Estudo sobre dispensa de medicamentos

Infarmed vai liderar grupo de trabalho encarregado de apresentar uma proposta sobre a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias, que tem 60 dias para produzir resultados.
Coronavírus

O que Marcelo disse depois da última reunião /premium

O risco de utilização de transportes ferroviários é afinal escasso — "escassíssimo", disse Marcelo, depois da última reunião no Infarmed. Resultados de estudo serológico conhecidos em 3 semanas.
Coronavírus

PR e PM terminam reuniões do Infarmed. Em silêncio /premium

847
Participantes da reunião não foram informados que seria a última. Marcelo e Costa, articulados, não intervieram. À saída, Marcelo deu números mais positivos que os que foram apresentados na reunião.
Coronavírus

Políticos e especialistas reúnem-se no Infarmed

O chefe de Estado, primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República, líderes partidários, patronais e sindicais voltam a reunir-se com especialistas para avaliar a situação epidemiológica.
Coronavírus

CDS. Reuniões no Infarmed "são muito importantes"

O presidente do CDS defende que as reuniões no Infarmed sobre a pandemia de Covid-19 "são muito importantes". Francisco Rodrigues dos Santos culpabilizou ainda o Governo pela decisão do Reino Unido.
Coronavírus

Remdesivir. Compra dos EUA "absolutamente natural" /premium

104
EUA causaram indignação ao quase esgotarem o stock do único medicamento para a Covid-19. Mas especialistas dizem que isso pode não prejudicar outros e a Europa estará a negociar um acordo semelhante.
Emissão Especial

PAN: “Preocupações devem acautelar a saúde”

Líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, sublinha que já tinha alertado para necessidade de “acautelar a saúde” durante o desconfinamento e defende medidas apertadas para as viagens e aeroportos. 
Emissão Especial

Iniciativa Liberal fala numa “reunião frustrante"

A representar a Iniciativa Liberal, a dirigente do partido, Carla Castro, afirma que o encontro no Infarmed demonstrou a fragilidade da "tomada de decisão que os políticos e autoridades estão a ter".
Emissão Especial

André Ventura: "É preciso uma política de verdade"

7867
O líder do Chega acredita que subsistem "grandes dúvidas" e "confusão" sobre as causas do aumento de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo e diz que as autoridades não testam contactos secundários.
Emissão Especial

PEV: "O vírus não passou"

O PEV, na voz da deputada Mariana Silva, apela à necessidade de se passar a mensagem de prevenção. O partido pediu ainda “campanhas claras" de como se pode voltar à normalidade em segurança.
Emissão Especial

PSD: “Não se pode baixar a guarda” ao vírus

110
Deputado do PSD, Ricardo Baptista Leite, defende uma "ação mais dirigida" para controlar a situação em Lisboa e Vale do Tejo e justifica o aumento de casos com “uma segunda onda da Covid-19”.
Emissão Especial

PS: “Portugal tem a situação sob controlo”

232
Secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, defende que foram adotadas medidas para controlar focos em Lisboa e Vale do Tejo e considera o aumento de casos no pós-confinamento era "expetável".
Emissão Especial

Marcelo: "Números não mostram descontrolo"

241
As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa após a reunião "longa e interessante" com partidos e especialistas. "Temos adotado a metodologia da verdade. "Não guardamos números", garante.
Infarmed

Gastos com medicamentos na urgência diminuíram /premium

Despesa dos hospitais do SNS com medicamentos na urgência e cirurgia de ambulatório diminuiu nos primeiros quatro meses do ano. Gastos com fármacos em hospital de dia e consulta externa aumentaram.
Infarmed

Compra de medicamentos disparou no confinamento /premium

Houve menos consultas nos primeiros 4 meses do ano, mas disparou o número de embalagens vendidas nas farmácias, especialmente em março. Pandemia pode ter levado a reforço na compra de medicamentos.
Coronavírus

A reunião "política" que deixou Costa com dúvidas /premium

291
As "hipóteses" levantadas pelos especialistas sobre a subida de casos em Lisboa deixaram Marcelo "incomodado" e Costa com dúvidas. O primeiro-ministro seguiu para nova reunião, mas à porta fechada.
Coronavírus

Infarmed aprova kits, mas com condicionantes /premium

Após recusa de parecer, o Infarmed deu luz verde à produção e distribuição de kits de teste à Covid-19, mas com condicionantes: terão de ser feitos mais estudos. E já voltaram a ser disponibilizados.
Ministério da Saúde

Testes. Instituto Ricardo Jorge não avaliou kits /premium

Depois de o Infarmed ter questionado kits já utilizados, a ministra da Saúde disse que os testes cumprem a metodologia do INSA. O Instituto garante que kits e zaragatoas não são da sua competência.
Coronavírus

Abertura de centros comerciais em Lisboa em risco /premium

435
Costa não descarta adiar abertura dos centros comerciais na região de Lisboa já na próxima segunda-feira. Situação de Lisboa é "preocupante" e ainda só se veem os efeitos da primeira quinzena de maio.
Infarmed

Infarmed: farmácias têm obrigações legais 

O Infarmed reitera que as farmácias têm a "obrigação de atender e dispensar medicamentos em permanência durante o seu horário de funcionamento".
Coronavírus

Hidroxicloroquina. Dúvidas, riscos e polémicas /premium

425
Trump e Bolsonaro promovem o uso de cloroquina e hidroxicloroquina na Covid. Os cientistas não conseguem mostrar se são boas opções e os médicos sabem disso. Ainda assim, usam — também em Portugal.
Coronavírus

Reabertura a 18 de maio sem avaliação da 1ª fase /premium

179
Reunião de elite política devia ter avaliado a 1ª fase de desconfinamento, mas ainda não há "conclusões firmes". Partidos vão esta quinta-feira a São Bento tomar posição sem certezas científicas.
Coronavírus

Desconfinamento "muito contido", R à volta de 1 /premium

Os portugueses foram "muito contidos" no desconfinamento e os dados disponíveis são ainda poucos para avaliar o real impacto do aumento da mobilidade. Dia 18 pode ser o dia "D".
Coronavírus

Infarmed alerta para testes rápidos falsificados

Os testes, apesar de terem a indicação "CE" como símbolo de segurança, apresentam "documentação falsa, documentação incompleta ou alegações não fundamentadas".
Coronavírus

Doentes devem avisar efeitos de medicamentos

O aviso é dirigido a doentes com Covid-19, suspeitos ou confirmados, que devem avisar as autoridades de efeitos adversos dos medicamentos para os sintomas da Covid-19 e para outras doenças crónicas.
Coronavírus

Fabricantes de ventiladores precisam de parecer

Os fabricantes de ventiladores para o SNS deverão remeter ao Infarmed a informação para apreciação, onde têm de demonstrar a segurança clínica dos dispositivos, a viabilidade e o benefício.
Coronavírus

Infarmed alerta para falsificação de cloroquina

O Infarmed informa que o fabricante do produto Chloroquine phosphate, 250 mg, que como local de fabrico tem "Belgique – Bruxel", não está autorizado pelas autoridades europeias.
Coronavírus

Máscaras sociais podem ser de algodão ou poliéster

As máscaras sociais, que começaram a ser produzidas pela indústria têxtil nacional conforme especificações definidas, podem ser de algodão ou poliéster, diz o Infarmed. Muitas serão reutilizáveis.
Sinais de Esperança

Dois terços dos casos melhoraram com Remdesivir

899
Novo estudo mostra como as infeções pelo novo coronavírus podem beneficiar do tratamento com o anti-viral originalmente desenvolvido (pela Gilead) para o ébola. Mas especialistas questionam os dados.
Coronavírus

Infarmed nega excesso de medicamentos. "Absurdo"

137
Uma organização belga tinha acusado Portugal de fazer armazenamento excessivo de medicamentos para Covid-19. Infarmed nega e diz que está articulado internacionalmente e com "total transparência".
Coronavírus

Hospital de Gaia desmente retirada de máscaras

2442
Hospital de Gaia desmente que profissionais de saúde tenham deixado de utilizar máscaras de fabrico chinês, como avançou Jornal de Notícias. Marta Temido diz que "não há motivo para preocupação".
Coronavírus

Infarmed pede disponibilidade de oxigénio

Infarmed chama a atenção para a necessidade de "assegurar a permanente disponibilidade de gases medicinais", como o oxigénio, por exemplo, e dispositivos médicos com qualidade.
Coronavírus

DGS admite 9.500 infetados em reunião com elite

2603
Mais "optimistas", mas cautelosos. Peritos admitem mais 3 mil infetados por diagnosticar. Pico até já pode ter sido. Lares vão ter mais regras. Rio assistiu por Skype. Tudo sobre a reunião de peritos.
Coronavírus

Infarmed. Nenhum medicamento provou eficácia

Há várias iniciativas a decorrer no âmbito de potenciais tratamentos da Covid-19, mas ainda nenhum revelou eficácia no tratamento. O combate à pandemia está "no topo das prioridade", disse o Infarmed.
Coronavírus

Infarmed prioriza avaliação de ensaios sobre vírus

Ensaios clínicos para novos fármacos que visem prevenir ou tratar a doença Covid-19 vão ter prioridade na avaliação pelo Infarmed. Medidas estão alinhadas com "as orientações europeias".
Infarmed

Infarmed autorizou 142 pedidos de ensaios clínicos

De acordo com o Infarmed, a maioria dos pedidos partem da indústria farmacêutica e destinam-se a estudos para a descobrir ou para verificar os efeitos de um ou mais medicamentos experimentais.
Infarmed

Infarmed autorizou cultivo de canábis 

A Autoridade Nacional do Medicamento autorizou cinco empresas para o cultivo, importação e exportação da planta canábis para fins medicinais. A sua venda será feita nas farmácias com receita médica.
Farmácias

Farmácias com falta de Ben-u-ron xarope

180
O paracetamol pediátrico Ben-u-ron xarope está praticamente esgotado. É o que confirma a Associação Nacional de Farmácias. O presidente do Infarmed rejeita que esta rutura seja um problema.
Infarmed

Infarmed retirou cremes para crianças há um ano

1782
Os produtos para crianças da Wells, Barral e Dermosense foram retirados do mercado há um ano, durante uma ação de monitorização da Infarmed, mas o relatório final só foi divulgado agora.
Infarmed

Mais de 11 mil reações adversas a medicamentos

O Infarmed recebeu desde o início do ano 11.359 notificações adversas, 6.613 consideradas graves (58%), sendo quem mais notifica os titulares da autorização de introdução no mercado.
Saúde da Mulher

Cancro da Mama. Jovens sem acesso a medicamento

Segundo Fátima Cardoso, a aprovação do medicamento deixou de fora as mulheres jovens. O Infarmed diz que a indicação a este grupo "está neste momento na fase final de avaliação".
Medicamentos

Publicado regulamento que prevê stocks mínimos

O Infarmed publicou um regulamento que prevê stocks mínimos nos distribuidores e a notificação da falta de fármacos num prazo até 24 horas. No caso de rutura, o Infarmed deve ser notificado.
Saúde

Johnson recolhe lentes de contacto

As lentes em causa são as 1-day Acuvue moist for astigmatism. A marca já retirou as lentes do mercado por terem "corpos estranhos" nas lentes ou no líquido, mas o risco para o consumidor é baixo.
Infarmed

Infarmed suspende dois distribuidores

Dois distribuidores viram a sua licença suspensa devido a exportação ilegal e "irregularidades graves". O Infarmed efetuou 173 inspeções a diversas entidades.
Infarmed

Infarmed alerta para uso de pilares dentários

Os pilares para implantes dentários do fabricante Edison Medical não devem ser comprados nem usados em Portugal, alerta a Infarmed. A congénere francesa já ordenou a sua retirada do mercado.
Infarmed

Infarmed proíbe teste rápido de diagnóstico HIV

o Infarmed frisa que existe livre circulação do produto, apesar de este dispositivo médico não estar à venda em Portugal e solicita ainda que a existência deste teste rápido seja reportada.
Infarmed

Infarmed recebe doentes por falta de medicamentos

“Queremos explicar como é que todo o processo decorre, como se garante o acesso ao SNS, a sustentabilidade e de que maneira os doentes podem participar”, afirmou o responsável do Infarmed.
Infarmed

Infarmed retira medicamento para azia do mercado

4276
O Infarmed ordenou este sábado a retirada de vários lotes de protetores gástricos contendo ranitidina do mercado. Terá sido detetado um possível agente carcinogénio no princípio ativo.
Infarmed

Infarmed retira do mercado creme para mamilos

"D'Aveia Regenerador de Mamilos" contém na sua composição o conservante Triclosan, cuja utilização para este tipo de produto cosmético se encontra proibida desde 2015, por causar risco à saúde.
Infarmed

PJ vai investigar produtos com testosterona

204
Solicitação do regulador do setor farmacêutico surge após o ator Ângelo Rodrigues ter sido internado por consumir esse tipo de medicamentos. Polícia Judiciária está a investigar.
Doenças raras

Bebé Matilde começa tratamentos na 3ª feira

503
A bebé que sofre de uma forma grave e rara de Atrofia Muscular Espinhal vai poder poder receber o novo tratamento na terça-feira. Será uma única injeção para travar o avanço da doença.
Exposição solar

Protetores solares. Estamos mesmo protegidos? /premium

Deco e Infarmed testaram o mesmo creme e chegaram a resultados diferentes. Dermatologistas dizem que os testes são irrealistas, porque ninguém usa o que devia. O mais importante é mesmo a aplicação.
Infarmed

Infarmed diz que protetores solares são seguros

Infarmed fez 245 ensaios e analisou 35 protetores solares. Autoridade conclui que apresentam o fator de proteção correspondente ao declarado na embalagem, cumprindo os requisitos de segurança.
Infarmed

Foi autorizado o medicamento para a bebé Matilde

904
O Infarmed aprovou os dois pedidos de Autorização de Utilização Excepcional para ministrar o zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, à bebé Matilde e a um outro bebé.
Medicamentos

Portugueses demoram mais a ter novos medicamentos 

175
Portugal é o país da OCDE onde se consomem mais ansiolíticos, SNS é marcado por uma "inércia" governativa, e há dificuldades no acesso a novos medicamentos, diz relatório do Observatório da saúde.
Sida

Empresas sem interesse em vender autoteste da sida

145
Existem, pelo menos, 3 marcas de autotestes ao VIH: uma inglesa, uma francesa e outra norte-americana. "Mas não há nenhuma a patentear o seu autoteste cá", lamenta o presidente da Associação Abraço.
Infarmed

Infarmed pode limitar acesso a novos medicamentos

A proposta de revisão do Infarmed passa apenas a ter em conta o que o Serviço Nacional de Saúde pode poupar e não a contabilização dos custos do ponto de vista do doente e da sociedade.
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Infarmed

Infarmed revê fármaco para a esclerose múltipla

O Infarmed está a analisar a segurança do medicamento Lemtrada para a esclerose múltipla surto-remissão. Durante esse processo é aconselhado o seu uso apenas a adultos com a doença muito ativa.
Infarmed

Infarmed. Produtos ilegais para disfunção erétil

103
O Infarmed diz que os produtos que foram detetados na alfândega, Gold Max Blue e Gold Max Pink, para tratamento de disfunção erétil, são ilegais.
A página está a demorar muito tempo.