814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Infarmed

Infarmed

Proibida a exportação de 112 medicamentos em junho

Lista inclui fármacos de vários tipos e diferentes substâncias ativas, entre as quais a Cisplatina (para o tratamento de cancro), Ulcemerin (aparelho digestivo) e Zoref (infeções respiratórias).
Coronavírus

Reações adversas a medicamentos baixam após Covid

De acordo com o relatório do Infarmed, "o número de notificações tem registado um decréscimo" depois da pandemia, tendo sido registados em 2023 cerca de 9 mil casos de reações adversas a medicamentos.
Saúde

Infarmed reforça transparência farmacêutica

Dados do Sistema Nacional de Farmacovigilância estarão disponíveis para o público. Ferramenta utilizada registou mais de 26 mil notificações de suspeitas de reações adversas em 2022.
Saúde

Governo quer "articulação virtuosa" na saúde

De acordo com a ministra da Saúde, o objetivo é "uma articulação virtuosa" entre as entidades de saúde "para conseguir diminuir a burocracia e concretizar os resultados das políticas de saúde".
Serviço Nacional de Saúde

15 ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed

As ruturas de stock são informadas ao Infarmed pelas empresas, apesar de ser possível que os doentes o façam. O Infarmed proibiu a exportação, este mês, de algumas vacinas como a contra a pneumonia.
Infarmed

Infarmed manda retirar dois cremes com canabidiol

O Infarmed recebeu denúncias sobre os cremes Cannabiron CBD, da empresa Dietmed, e Good Cannabis, da Vitaceutics.
Medicamentos

Infarmed proíbe exportação de 113 medicamentos

O Infarmed explica que a suspensão temporária da exportação de 113 medicamentos, mais 15 do que em março, destina-se a assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos considerados críticos.
Hospital de Santa Maria

Gémeas: Chega avança com comissão de inquérito

André Ventura admite pedir esclarecimentos também ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e considera que o “poder político não pode ficar imune” às conclusões da IGAS.
Infarmed

Infarmed autoriza rótulo em espanhol para colírio

A autorização do rótulo em espanhol para o medicamento colírio, usado para o tratamento de infeções oculares, é excepcional refere o Infarmed. As embalagens terão um folheto informativo em português.
Infarmed

Infarmed aprova 3 produtos à base de canábis

Passam a existir quatro produtos farmacêuticos à base de canábis à venda em Portugal. A utilização destes produtos depende de avaliação clínica, podendo ser prescritos apenas para fins medicinais.
Medicamentos

Infarmed proíbe exportar 98 medicamentos

A suspensão visa assegurar o abastecimento dos medicamentos. A lista inclui fármacos em rutura de 'stock' e outros que estão a ser abastecidos ao abrigo de Autorização de Utilização Excecional.
Medicamentos

Medicamentos. Infarmed recusa alerta de APIEM

A APIEM alertou que restrições à exportação de medicamentos poderão ser inaplicáveis porque Infarmed não notificou a Comissão Europeia. Instituição nega e afirma tê-lo feito "prévia e oportunamente".
Medicamentos

Infarmed deixa alerta sobre toma de pseudoefedrina

Infarmed pede a doentes com tensão arterial elevada grave ou não controlada, doença renal aguda grave, ou doença crónica renal ou insuficiência renal para não tomarem medicamentos com pseudoefedrina.
Sociedade

Canábis. País exportou 26 mil toneladas desde 2019

Perto de 26 mil toneladas de canábis cultivadas e produzidas em Portugal foram exportadas desde 2019, um aumento superior a 1.200%. Observatório aponta que maioria das empresas se foca na exportação.
Infarmed

Infarmed reduz medicamentos que não pode exportar

A Infarmed reduziu para 136 os medicamentos cuja exportação está temporariamente suspensa. Em relação a dezembro, a lista agora publicada integra menos quatro medicamentos. 
Infarmed

Infarmed: rotulagem estrangeira em medicamento

A rutura de stock de medicamento que reduz a produção de urina leva ao uso de rotulagem em dinamarquês. Embalagens serão acompanhadas de um folheto informativo em português.
O Bom, o Mau e o Vilão

CTT: Pedro Nuno Santos estava por dentro de tudo?

O presidente do Infarmed (que foi claro sobre o caso das gémeas), o PS (que agora tem pressa no lobbying) e Pedro Nuno Santos (que tem de dar mais esclarecimentos) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

10h. CTT. João Torres defende compra de ações 

O secretário-geral adjunto do PS diz que qualquer intervenção do Estado nos CTT foi para salvaguardar o interesse publico. Presidente do Infarmed recusa pressão política no caso das gémeas.
Infarmed

Caso das gémeas. Infarmed não sofreu pressão 

"Não tive nenhuma pressão sobre essa autorização seja de quem for. O Infarmed só tem conhecimento dos processos quando nos são referenciados pelas instituições de saúde", garantiu Rui Santos Ivo.
Infarmed

Infarmed alerta para ruturas de fármacos para PHDA

Há falta de medicamentos para a perturbação de hiperatividade e défice de atenção. “Deverão ser reservados para aqueles doentes em que seja difícil a substituição”, afirmou o Infarmed.
Medicamentos

Farmácias pedem medidas para falta de medicamentos

A presidente da Associação Nacional de Farmácias alerta para necessidade de tornar mais viável a importação e introdução de medicamentos, e avisa que proibição da exportação não resolverá o problema.
Infarmed

Infarmed proíbe a exportação de 140 medicamentos 

O Infarmed proibiu, temporariamente, a exportação de 140 medicamentos de várias categorias e substâncias ativas. A suspensão visa abastecer os medicamentos que estiveram em rutura.
Hospital de Santa Maria

Gémeas: Chega quer ouvir presidente do Infarmed 

Líder do Chega acusa PS de impedir esclarecimentos de Marta Temido e Lacerda Sales e quer audição do presidente do Infarmed. Ventura quer saber "como e porquê" o Infarmed autorizou medicamento.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Medicamento foi aprovado em dois dias

O pedido de acesso ao Zolgensma para as gémeas que conseguiram nacionalidade portuguesa em 14 dias foi aprovado em 2 dias úteis. Infarmed responde que há "processos que são tramitados no próprio dia".
Saúde

Aprovado medicamento para cancro da mama metástico

O Infarmed aprovou um novo medicamento para o tratamento do cancro na mama. O fármaco aumenta “a sobrevivência no cancro da mama metastático HER2-positivo”, mesmo na presença de metástases cerebrais.
Infarmed

Infarmed proíbe exportação de 142 medicamentos

O Infarmed proibiu a exportação de 142 medicamentos, entre fármacos para hipertensão, antibióticos, antidepressivos e analgésicos. A suspensão visa abastecer os medicamentos que estiveram em rutura.
Saúde

Infarmed e AT apreendem medicamentos ilegais

Entre 3 e 10 de outubro, a Infarmed e a Autoridade Tributária impediram a entrada em Portugal de 1.159 unidades de medicamentos/dispositivos médicos ilegais com um valor superior a 2.500 euros.
Medicamentos

Perda de peso: produtos falsos alarmam reguladores

São canetas injetáveis, umas para a diabetes e outras para a obesidade, mas estão a ser falsificadas aproveitando as quebras no abastecimento. Reguladores alertam para as compras online e ilegais.
Infarmed

Revogada suspensão de atividade da Alliance Health

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica que a autorização de distribuição por grosso deste distribuidor, cuja suspensão tinha sido anunciada no passado dia 13, está válida.
Cosméticos

Infarmed suspende venda de branqueadores dentários

Infarmed diz que branqueadores "não apresentam uma finalidade médica, dado que a descoloração ou a existência de manchas, dos dentes não é considerada uma doença" e devem ser considerados cosméticos.
Infarmed

Infarmed retira desodorizante da marca Nuud

Informed e a empresa francesa que produz os desodorizantes da marca Nuud decidiram "proceder à recolha voluntária e temporária dos lotes que estão no mercado" após alguns casos de "inflamação axilar".
Infarmed

Infarmed retira do mercado dois cremes de canábis

"Os referidos produtos apresentam na sua composição a substância canabidiol, que, por ser obtida através de extratos ou tinturas de canábis ou da sua resina, não é permitida", explica o Infarmed.
Medicamentos

Infarmed: medicamentos podem interferir com calor

"Alguns medicamentos podem agravar os perigos decorrentes de uma exposição demasiado prolongada ou intensa ao calor", avisou Infarmed. Porém, não se deve suspender o tratamento sem indicação médica.
Medicamentos

Tensão arterial. Infarmed manda retirar lotes

A recolha foi determinada após terem sido "detetados valores fora de especificação nos parâmetros Doseamento e Impureza D". Doentes devem pedir substituição.
Infarmed

Medicamentos: 27.000 suspeitas de reações adversas

O relatório de atividades do Sistema Nacional de Farmacovigilância notifica quase 27.000 reações adversas em 2022. Este número é consideravelmente mais baixo em relação com 2021, tendo diminuído 31%.
Medicina

Novo estudo sobre risco de medicamento na gravidez

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e INFARMED irão desenvolver um estudo sobre o grau de conhecimento dos efeitos e riscos associados à toma de medicamentos com valproato na gravidez.
Infarmed

Infarmed aprova lista de medicamentos essenciais

Foi aprovada a lista com mais de 120 medicamentos considerados essenciais e críticos. Critério definido mediante necessidade de proteção de fabrico para não existirem problemas de abastecimento.
Infarmed

Infarmed proíbe a exportação de 110 medicamentos

A medida é uma atualização dos medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa. A circular ressalva ainda que a proibição "não se aplica a medicamentos fabricados para exportação".
Infarmed

Infarmed autoriza medicamento inovador para cancro

O acesso ao pembrolizumab para os casos de cancro de mama triplo negativo foi polémico no mês passado, agora vai ser utilizado em vários casos, através de monoterapia ou com outros medicamentos.
Medicamentos

Introduzidos mais de 260 medicamentos em 5 anos

No ano passado, foram 55 os medicamentos inovadores introduzidos, designadamente nas áreas da oncologia, cardiovascular, anti-infecciosos, sangue, hipertensão e pulmonar. Em 2021 tinham sido 54.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos