O acesso à rede 1/4, lançada pela Universidade Nova de Lisboa para proporcionar alojamento a preços acessíveis aos estudantes, fica, esta quarta-feira, disponível através de um site onde os interessados podem obter informação e preencher um formulário.

O programa é lançado, esta quarta-feira, e, no início do ano, será lançada uma plataforma digital onde os estudantes poderão registar-se e os anfitriões terão a possibilidade de anunciar os quartos disponíveis.

“Esta plataforma garantirá não apenas segurança, mas também transparência e acessibilidade no arrendamento e na procura de quartos”, afirmou a Nova, em comunicado.

A iniciativa liga quem tem quartos disponíveis a quem precisa de um para viver e estudar.

“Este projeto pretende sensibilizar e motivar pessoas e famílias a acolherem estudantes nas suas casas, em regime de arrendamento acessível ou comodato, bem como desafiar instituições e outros proprietários com património adequado a disponibilizar quartos com valores acessíveis”, explicou a universidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só podem ser praticadas rendas até um valor máximo de 20% abaixo do valor de mercado, conforme estabelecido pelo Programa de Arrendamento Acessível (PAA), sendo este o critério que possibilita isenção de IRS/IRC.

Ensino Superior. Metade dos alunos deslocados não tem contrato de arrendamento e apenas 17,8% dos estudantes têm acesso a bolsas de estudo