No primeiro mês do novo ano, 55 professores que se tinham aposentado estarão prontos para regressar às escolas públicas do país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação esta quinta-feira, que adianta que os pedidos de horários serão disponibilizados aos diretores escolares no dia 23 de dezembro. No total, houve 79 candidaturas, mas apenas cerca de meia centena foi aprovada, mas estão previstas novas vagas de recrutamento ao longo do ano letivo.

“Entre o total de 79 candidatos, foram validadas 55 candidaturas, tendo sido registada uma desistência, segundo as listas publicadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Quase metade destes docentes (24) estão disponíveis para dar aulas em escolas da Grande Lisboa e da Península de Setúbal. Somam-se ainda 6 docentes que poderão ser colocados em escolas do Grande Porto”, lê-se na informação enviada pelo Ministério liderado por Fernando Alexandre às redações.

Neste que é “o primeiro grupo de docentes aposentados que chegará às escolas” à boleia de uma das medidas do plano +Aulas+Sucesso, existem oito professores de Português de 3.º ciclo e ensino secundário, seis de História do 3.º ciclo e Secundário e seis de professores de Educação Especial.

No total, foram eliminados 23 candidatos, por cinco motivos detalhados pelo Ministério da Educação. Em causa está “mencionar incorretamente a data de passagem à situação de aposentação/reforma ou não comprovar com documentação ou por se ter aposentado ou reformado há mais de cinco anos”; encontrar-se “incapacitado/a para o exercício de funções docentes”; “mencionar incorretamente o tempo de serviço antes/após a profissionalização”; “não possuir requisito habilitacional para o grupo de recrutamento a que se candidata” e “mencionar incorretamente o tempo de serviço após a profissionalização até 31 de agosto do ano imediatamente anterior à data de aposentação/reforma”.

Segundo o Ministério da Educação, ao longo do ano letivo, que vai decorrer até junho, terão início novas vagas de recrutamento de docentes reformados.

Notícia atualizada às 18h24

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR