A Capitania do Porto do Funchal voltou este domingo a prolongar os avisos de vento e agitação marítima fortes para o arquipélago da Madeira, até às 18h00 de segunda-feira.
A capitania indica, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que o vento soprará de nordeste “muito fresco a forte, diminuindo para fresco a muito fresco, por vezes forte, a partir do início da manhã, tornando-se leste moderado a fresco a partir do final da manhã”.
A ondulação na costa norte poderá chegar aos quatro metros, enquanto na zona sul não deverá ultrapassar os dois metros.
Entre as recomendações, a Capitania do Porto do Funchal destaca a necessidade de reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, e não praticar pesca lúdica junto às falésias e zonas de arriba.
O IPMA colocou todo o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte até segunda-feira. A região estará também sob aviso amarelo, durante o dia de segunda-feira, devido à previsão de precipitação forte.
As condições meteorológicas adversas têm condicionado o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira e provocaram o cancelamento das viagens marítimas para o Porto Santo programadas para sábado e domingo.