Os últimos dias do ano, e os primeiros do próximo, não têm estreias para nos deixarem de queixo caído (contudo, isso pode começar a mudar já para a semana), mas ainda assim há umas quantas novidades que merecem alguma atenção. A mais notável: o novo filme de Wallace & Gromit, que se estreia na Netflix no final da semana. Se gosta das personagens – os dos estúdios Aardman -, não irá ficar desiludido. Tal como na semana passada, deixamos um pequeno guia do que passará nos canais generalistas entre o fim deste ano e o início de 2025 — com uma pitada de bons intrusos pelo meio. Não é uma programação a pés juntos, mas os vencedores dos reality shows e dos concursos poderão dizer que entraram com o pé direito em 2025.

31 de dezembro

RTP1
A noite da RTP1 acontece com uma pequena maratona de alguns dos seus programas mais populares, uma emissão especial de Joker, com João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, e, logo a seguir, passa-se o fim do ano, e o início de 2025, com Taskmaster. Se ficar por casa e mantiver a televisão ligada na RTP1, poderá começar o ano a ver o filme de Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó.

RTP2
Se procurar um último serão de 2024 bem britânico, a RTP2 é o local para se estar. Pelas 22h00 dá o segundo episódio da segunda temporada de Inspectora Ray (a temporada estreia no dia anterior) e, logo de seguida, passa o filme O Pub de OldOak, de Ken Loach.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

SIC 
Se tem estado atento à programação da SIC, notou que nas últimas semanas têm acontecido uns especiais de Vale Tudo, programa de entretenimento apresentado por João Manzarra. O último deles passa no final do ano, para nos acompanhar na transição de 2024 para 2025. Se à 1:30 estiver com vontade de ver Fernando Rocha, há Levanta-te e Ri.

TVI 
Sem segredos, o fim de ano da TVI passa-se com o último episódio de um reality show. É uma tradição com muitos anos. Este ano faz-se com o final da última edição de Secret Story.

Casamento (Filmin) 
O excesso de estreias e conteúdos nas plataformas de streaming cria de facto a ilusão de que está tudo disponível. Não é bem assim — não o poderia ser –, há ainda muita coisa que continua a chegar fora da rotação das grandes produções e desejos das plataformas mais populares. Casamento é um desses exemplos, uma espécie de Cenas da Vida Conjugal à inglesa, minissérie de quatro episódios, com cerca de uma hora cada, criada e realizada por Stefan Golaszewski, também autor das muito respeitáveis “Him & Her” e “Mum”. Casamento estreou em 2022 na BBC com algum burburinho, Sean Bean e Nicola Walker interpretam os papéis principais de um casal que começa a avaliar os prós e os contras do seu casamento com quase três décadas.

1 de janeiro

RTP1 
Para além da missa do Ano Novo logo pela manhã (às 09h00), poderá ver o espectáculo de Natal de André Rieu ao início da tarde (14h30). À noite, a seguir ao Telejornal, um especial do Masterchef, seguido do filme O Natal do Bruno Aleixo (não é engano, a RTP ainda quer o Natal em nossas casas no início de 2025).

RTP2 
Se tem saudades de ver Sissi, A Jovem Imperatriz, a RTP2 resolve isso logo às 14h00. Às 18h35 passa o muito divertido A Quinta Contra-Ataca, um dos filmes do universo de A Ovelha Choné. Pelas 22h00 pode continuar a ver Inspectora Ray e, às 22h55, passa O Renascimento de Notre Dame – Concerto de Reabertura da Catedral de Notre Dame.

SIC
A tarde é cinematográfica: O Rei Leão, Dumbo e Cinderela. À noite estreia-se a quinta temporada de A Máscara.

TVI 
Das 10h00 às 20h00, apenas com a interrupção do TVI Jornal, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Cláudio Ramos, Maria Cerqueira Gomes e Maria Botelho Moniz prometem mudar a vida dos portugueses com Ano Novo Vida Nova, entretenimento sem segredos, com a oferta de prémios. À noite há a gala de Secret Story.

Don’t Die: The Man Who Wants to Live Forever (Netflix) 
Chris Smith tem olho para apanhar bons temas, é dele o documentário sobre o Fyre Festival ou a série documental sobre Madeleine McCann (ambos para a Netflix) e os muitos recomendáveis Hollywood Con Queen (Apple TV+) e 100 Foot Wave(Max). Agora traz-nos um documentário sobre Bryan Johnson, um empresário norte-americano que anda a torrar dinheiro para conquistar a imortalidade. Não é o único, mas tem sido dos mais falados, até pelos investimentos que faz em empresas que estejam a desenvolver ideias em rumo ao seu objectivo para a vida: viver para sempre.

2 de janeiro

Sweetpea (SkyShowtime)
CJ Skuse começou a sua carreira a escrever ficção Young Adult. Sweetpea foi o seu primeiro romance para um público mais adulto, em 2017, que deu início a uma série de livros que continuam a ser publicados até hoje. Hoje, qualquer thriller com relativo sucesso torna-se numa série de televisão ou filme. É o caso de Sweetpea, que estreou há uns meses no Reino Unido e cujos seis episódios chegam agora a Portugal (os três primeiros estreiam nesta sexta, os restantes chegam a um ritmo semanal). Quem é Sweetpea? É Rhiannon Lewis (Ella Purnell), uma jovem que trabalha num jornal local e que se torna em uma assassina em série. Uma segunda temporada já está planeada.

The Rig (Prime Video) 
O pai de David Macpherson contava-lhe umas histórias de como era trabalhar numa plataforma petrolífera. Anos mais tarde, David lembrou-se de fazer uma série sobrenatural sobre isso. A primeira temporada estreou há pouco mais de dois anos e foi um relativo sucesso, um bom misto de clichés do terror misturados com drama que satisfaz assim-assim. Se tem saudades de séries sobre parasitas que vêm do tempo da Maria Cachucha para nos estragar o dia-a-dia, esta série pode ser para si.

3 de janeiro

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl (Netflix) 
Foi um dos acontecimentos da televisão britânica neste Natal, a estreia de um novo filme de Wallace & Gromit. Não é um especial de Natal (ou coisa que o valha), mas mais um plano ultraelaborado de Feathers McGraw, o vilão mais popular desta criação dos estúdios Aardman Animations (se não se lembra, é aquele pinguim com um ar pouco suspeito que tem os planos mais maquiavélicos pela calada). O ano arranca com gargalhadas.

5 de janeiro

Black Widow (SkyShowtime) 
Produção da inglesa Sky, Black Widow é um documentário em três partes sobre Dena Thompson, uma inglesa que enganava homens de diversas maneiras e que foi acusada de matar um dos seus três maridos (o segundo, embora tenha também tentado matar o terceiro). Os seus crimes foram descobertos no início do século, foi presa pouco depois e libertada em 2022. Esta série documental conta a história dos dois detetives que resolveram um caso que teve quase uma década de investigação.