1230,3kWh poupados 1230,3 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cannes: Kelly Reichardt e Saeed Roustayi fecham em grande uma edição acima da média

Este artigo tem mais de 1 ano

Panahi, Kleber Mendonça Filho e Joachim Trier são apontados como favoritos à conquista da Palma de Ouro: o festival anuncia o palmarés esta noite. Gabriel Abrantes e Inês Nunes concorrem nas curtas.

Joshua O'Connor em “The Mastermind”, de Kelly Reichardt
i

Joshua O'Connor em “The Mastermind”, de Kelly Reichardt

Joshua O'Connor em “The Mastermind”, de Kelly Reichardt

A cidade de Cannes e localidades vizinhas da parte ocidental da região dos Alpes-Marítimos enfrentaram um apagão já resolvido que afetou 160 mil casas mas o Festival de Cannes nem pestanejou: o Palais des Festivals tem autossuficiência energética e continuou a funcionar em pleno, mantendo as habituais sessões de reprise da competição. Mas todo o comércio e restauração à volta pararam. Lá se foram as lagostas nos aquários das marisqueiras… Entretanto, o jornal Nice-Matin destacava com alarme: “Será que vai ser como em Portugal?” A luz regressou entretanto, já tinha Cannes os super-geradores preparados. Foi anunciado que haveria cerimónia logo à noite, mesmo que a cidade ficasse às escuras.

Quem tem um dom natural para “apagar-se” e contrariar a vida social que o rodeia é a personagem de Josh O’Connor em The Mastermind: é o novo da norte-americana Kelly Reichardt, foi o último dos 22 a concurso a ser apresentado. A performance do ator britânico, em dupla participação neste concurso, difere acentuadamante do que ele faz em The History of Sound.

O título é irónico: chamam-lhe “mastermind” mas ele é mais tonto que outra coisa. É a história de um simpático e desregulado fulano que estudou história de arte e é cleptomaníaco, não resistindo a surrupiar obras de arte de museus. Não rouba qualquer coisa. E para azar dele, não domina propriamente a arte de roubar. A mulher conhece-lhe a fraqueza e, quando se enerva, é capaz de lhe atirar candeeiros à cabeça. Claro que ele é um pai irresponsável dos seus dois filhos menores.

“Woman and Child”, de Saeed Roustayi

O filme é uma espécie de Ocean 11 dos pobres, em low fi, sem os espectaculares gamanços. No fundo, talvez a personagem de O’Connor, que se chama James, só queira chamar a atenção, preencher alguma falta de afeto, algum trauma infantil, quem sabe vingar-se do pai, e com isso da sociedade, porque o pai é juiz, pessoa altamente respeitada na sua comunidade. Estamos nos anos 70 em Massachusetts, a América está em guerra e os hippies na rua em protestos contra o que está a acontecer no Vietname. Entretanto, os roubos chegam aos jornais. E o nosso larápio parte em fuga.

Kelly Reichardt, retratista inteligente, sensível, de aspetos da história da América que não costumam ser contadas nos filmes, volta a isolar um indivíduo que contraria em surdina as regras e os hábitos da comunidade em que vive. É uma das obsessões e talvez a maior linha de trabalho da cineasta: podemos realmente ser livres e existir separados dos outros seres humanos, do que nos rodeia? “No man is an island…”

Depois do sublime Un simple accident, de Jafar Panahi (por todos apontado ao palmarés e a um favoritismo partilhado com o brasileiro Kleber Mendonça Filho e o norueguês Joachim Trier), Saeed Roustayi levou-nos de novo para esse grande país de cinema que é o Irão. Em Woman and Child, novo trabalho de Roustayi, somos apresentados a algo invulgar no cinema iraniano: uma mulher independente. O cineasta tem vindo a observar o lugar que as mulheres ocupam na sociedade do país. Houve uma reconfiguração do seu papel e, com isso, uma atitude que poderá, quem sabe, favorecer a liberdade futura de um país em que ela está altamente condicionada pelo poder religioso.

“Jeunes mères”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

A base de Woman and Child é melodramática, agarra-se à coragem de uma enfermeira, mãe de dois filhos, que enviuvou e emancipou-se. Mas o filho não atina na escola – e depois acontece uma tragédia que também envolve o ex-sogro. Já o namorado, um cretino, troca-a pela irmã dela. A base é de soap opera, contudo absolutamente realista e credível pelo trabalho fabuloso dos intérpretes: em suma temos uma guerra de sexos, uma mulher a enfrentar o poder masculino, a tentar superar um luto, a encontrar uma reconciliação. Foram prudentes as reservas feitas aos anteriores filmes de Saeed Roustayi, A Lei de Teerão e Os Irmãos de LeilaWoman and Child é-lhes superior, faz muita diferença.

Esta espécie de drama interior, familiar, que se alastra na duração do filme e começa a retratar todo um sistema político está também presente, mas sem a mesma consistência, em Eagles of the Republic, do cineasta nascido sueco, mas de origem egípcia, Tarik Saleh. É a história de um ator muito célebre no Cairo, vedeta em todo o mundo árabe, pressionado a aceitar um “papel de encomenda” num filme de propaganda do Governo – contrariado, ele envolve-se depois com a mulher de um general, jogo perigoso em país que, como é sabido, são os militares que mandam. Tal como aconteceu com o filme anterior de Tarik (A Conspiração do Cairo), Eagles of the Republic, que se passa em solo egípcio, foi rodado fora do país, desta vem em Istambul, e terminado na Suécia.

Jeunes mères é o filme que mais “simula”, em muitos anos, uma aproximação dos irmãos Dardenne às práticas do documentário com as quais eles se lançaram – e se escrevemos “simula”, entre aspas, é porque tudo aqui, que não haja engano, continua a ser ficção encenada, rigorosa, contudo emprestada à vida com uma intensa proximidade. Jean-Pierre e Luc focam-se neste caso em cinco raparigas apoiadas por centros de apoio às jovens mães que elas são. Focam-se nas dificuldades que elas enfrentam com a sua nova condição. Nos problemas familiares, no abandono de companheiros, etc. Elas são ainda crianças a lidarem com assunto muito sério. Têm o desespero no horizonte. A intensidade dos momentos é abalada por uma estrutura circular em que as personagens vão surgindo no ecrã em ordem sequencial. Mas esta opção é uma diferença face ao trabalho anterior.

“Resurrection”, de Bi Gan

Jeunes mères é um retrato da precariedade que nos religa diretamente ao filme A Criança, realizado há 25 anos, e segunda Palma de Ouro dos belgas. A primeira foi Rosetta, de 1999, com Émilie Dequenne (1981-2025), que esta edição de Cannes homenageou. Se vencessem esta noite, os Dardenne tocariam no ouro de Cannes pela terceira vez – seria feito inédito na história do festival.

Falta abordar Bi Gan, o cineasta chinês de Kaili Blues e Long Day’s Journey Into Night (2018). À nova longa, que teve parto difícil, chamou-lhe Resurrection sem o significado crístico que lhe damos, até porque o budismo tem as suas variantes do termo e é muito anterior. Resurrection é um sonho de cinema, seguramente. Com personagens presas nesse sonho, à procura de uma saída. Bi gan recria e cita L’arroseur arrosé de Louis Lumière (o filme das brincadeiras com a mangueira), os espelhos de A Dama de Xangai de Welles, há um fulano com o chapéu e o sobretudo do Alain Delon n’O Samurai de Melville, fiquemos por aqui. No sonho entram sombras chinesas, uma ambição desmedida a nível de cenários que por vezes resvala para o reles e um plano-sequência virtuoso, proeza ao nível do que Bi Gan já mostrara tecnicamente. É uma experiência poética e confusa, dois adjetivos que, quando se juntam – esclareça-se — não dão bom resultado.

Cannes anuncia os prémios este sábado. Portugal está fora desta corrida mas tem duas hipóteses (em onze) de vencer nas curtas-metragens por A Solidão dos Lagartos, de Inês Nunes e Arguments in Favor of Love, de Gabriel Abrantes.

Deste lado, e no que ao prémio máximo diz respeito, gostava-se que vencessem a Palma de Ouro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho (acaba de ser reconhecido pela crítica internacional com o Prémio Fipresci), Sirât, de Oliver Laxe, ou Un simple accident, de Jafar Panahi. Joachim Trier, por Sentimental Value, é apontado como um dos favoritos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.