Dois daqueles tubarões que quando chegam às provas europeias não querem cair em facilitismos (até pelo susto que o PSG apanhou, passando de possível não apurado na última ronda a campeão europeu), clubes com históricos negativos do pote 2, deslocações complicadas com receções sempre perigosas entre os potes 3 e 4. Olhando para aquilo que se passou em 2024/25, o Sporting não teve tantos “brindes” e acumulou mais “favas” do que na última temporada, tendo ainda assim confrontos que puxam algumas das melhores e piores memórias europeias do clube entre regressos a Alvalade e viagens a “catedrais” do futebol europeu.

Sorteio da Champions. Benfica recebe Real, Sporting defronta PSG e Bayern, Juventus e Nápoles são adversários “comuns”

Contas feitas, e numa altura em que não é conhecido ainda o calendário final das oito jornadas da primeira fase da Liga dos Campeões (o que poderá depois ter o seu peso pela densidade competitiva e do calendário em diferentes fases da temporada), o Sporting poderá apresentar como objetivo a passagem ao playoff de acesso aos oitavos numa missão que será mais complicada do que em 2024/25. Quais poderão ser as chaves? Assumindo os 12 pontos como fasquia mínima para chegar a essa meta, os encontros em Alvalade com Club Brugge, Marselha e Kairat assumem especial importância, havendo depois necessidade de pontuar em um ou dois encontros fora contra quatro equipas das Big Five: Bayern, Juventus, Nápoles e Athl. Bilbao.

“O Sporting está muito satisfeito por participar nesta competição. Temos a grande responsabilidade de representar o Sporting mas também todo o país, e temos a obrigação de fazer o melhor possível. Estamos perante a maior competição de clubes, na qual todos os outros, os nossos rivais, são também grandes emblemas. O nosso objetivo tem de ser chegar o mais longe possível, representar o Sporting da melhor maneira possível e o país da melhor maneira possível”, comentou Bernardo Palmeiro, diretor geral.

PSG (casa). O regresso de Nuno Mendes numa armada nacional que perdeu um porta-aviões

O Sporting nunca defrontou o PSG em competições oficiais, o Sporting tem motivos para estar em festa por defrontar o PSG em Alvalade numa competição oficial. As opções do pote 1 em termos desportivos seriam de dificuldade máxima em quase todos os sentidos (a única exceção poderia ser o B. Dortmund, que está pouco abaixo dos restantes conjuntos) mas o duelo com os franceses permitirá que a formação verde e branca jogue com um campeão em título da prova no ano em que estreia um estádio remodelado e sem fosso e em que vai receber a grande armada nacional da Liga dos Campeões com quatro internacionais portugueses.

Nuno Mendes irá regressar a Alvalade depois de uma temporada e meia com Ruben Amorim no comando, sendo que também Pablo Sarabia irá olhar para o duelo com atenção depois de ter jogado uma época pelos leões por empréstimo dos parisienses. A equipa de Luis Enrique conta também com Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, tendo mexido pouco mas numa posição em específico: Donnarumma está de saída, Lucas Chevalier é o novo dono da baliza e o ucraniano Ilya Zabarnyi chegou do Bournemouth para reforçar o centro da defesa de um campeão francês e europeu que chegou à final do Mundial de Clubes e está a ter um início mais complicado de temporada, entre a vitória na Supertaça Europeia após desvantagem de 2-0 frente ao Tottenham e dois triunfos pela margem mínima no arranque da Ligue 1 diante de Nantes e Angers.

Bayern (fora). Os dois ex-leões que partiram de um adversário que se tornou pesadelo

A primeira temporada em que Sporting e Bayern se encontraram em termos oficiais terminou com um saldo negativo mas nem por isso pesou muito na participação leonina, com uma derrota pela margem mínima em Alvalade com golo de Bastian Schweinsteiger e um empate sem golos em Munique com João Moutinho a ter um remate à trave na segunda parte que podia mudar as contas desse grupo da Champions. Mais tarde, os bávaros estiveram no melhor e no pior para os verde e brancos: o Sporting, então treinado por Paulo Bento, passou pela primeira vez na história aos oitavos da Champions para defrontar os alemães mas sofreu duas pesadas goleadas por 5-0 em casa e 7-1 fora (na estreia de um fenómeno chamado Thomas Müller, que até marcou) que ficaram como a maior diferença de golos numa eliminatória da Liga dos Campeões.

Luis Díaz, antigo ala do FC Porto que estava no Liverpool, e Jonathan Tah são as duas caras novas numa equipa que perdeu este verão Kingsley Coman (Al Nassr), Mathys Tel (Tottenham), Leroy Sané (Galatasaray) e dois antigos jogadores do Sporting, João Palhinha (emprestado ao Tottenham) e Eric Dier (Mónaco). Vincent Kompany cumpre a segunda temporada como treinador, tendo no plantel os portugueses Raphael Guerreiro e David Daiber (jovem médio de 18 anos que nasceu no Luxemburgo mas é internacional pelas camadas jovens nacionais), e soma por triunfos os três jogos realizados até ao momento: 2-1 ao Estugarda na Supertaça, 6-0 ao RB Leipzig no arranque da Bundesliga e 3-2 ao Wehen Wiesbaden na Taça da Alemanha.

Juventus (fora). O reencontro com Chico depois das conversas goradas por Alberto Costa

Não são muitos os duelos entre Sporting e Juventus na história mas são os suficientes para se encontrar uma das maiores desilusões de Ruben Amorim ao longo de cinco anos e meio em Alvalade: nos quartos da Liga Europa de 2022/23, uma temporada em que a Liga não correu bem na primeira metade e as atenções foram mudando para a presença europeia, os leões, que tinham eliminado antes o Arsenal, perderam pela margem mínima em Turim e não foram além do empate a um em Alvalade, caindo nos quartos de final. Antes, para a Liga dos Campeões, tinha-se registado uma derrota fora por 2-1 e um empate em casa a um com Gonzalo Higuain a responder ao golo de Bruno César aos 79′ e a fechar a porta da qualificação aos leões.

Os dois clubes ainda estiveram em conversações este verão por Alberto Costa, lateral direito que acabou por rumar ao FC Porto depois de o Sporting preferir investir em Vaggianidis perante os mais de 15 milhões que eram pedidos pela Vecchia Signora, mas nem por isso deixa de haver um antigo jogador verde e branco a defrontar os leões: além de João Mário, ex-lateral do FC Porto, a Juventus comprou a título definitivo o passe de Francisco Conceição, antigo ala dos dragões que passou por Alcochete durante o período de formação. Nico González (Fiorentina), Lloyd Kelly (Newcastle) e Pierre Kalulu (AC Milan) foram as outras grandes compras do verão para o técnico Igor Tudor, que voltou a emprestar o português Tiago Djaló (Besiktas).

Club Brugge (casa). A hipótese de “vingança” contra uma equipa reforçada com um ex-leão

Os belgas são o reencontro mais direto que o Sporting tem nesta edição da Liga dos Campeões, depois do triunfo do Club Brugge na última temporada por 2-1 num jogo marcado pela lesão de Eduardo Quaresma após ter sido atingido com violência na cara quando João Pereira era ainda treinador dos leões na “ressaca” da saída de Ruben Amorim para o Manchester United (Geny Catamo marcara logo a abrir). Antes, as duas equipas tinham jogado apenas numa eliminatória e a contar para a extinta Taça das Cidades com Feira, com triunfo verde e branco em Alvalade por 2-1 após o nulo na Bélgica com bis do avançado Lourenço.

O verão foi produtivo para as contas do Club Brugge, que arrecadou mais de 80 milhões de euros nas vendas de Ardon Jashari (AC Milan), De Cuyper (Brighton), Chemsdine Talbi (Sunderland) e Ferran Jutglá (Celta de Vigo), tendo chegado ao clube Aleksandar Stankovic (Inter), Mamadou Diakhon (Reims), Nicolò Tresoldi (Hannover), Ludovit Reis (Hamburgo) e Carlos Forbs, internacional Sub-21 português que estava no Ajax e que passou no início da formação pelo Sporting antes de rumar a Inglaterra, onde passou pelo Manchester City. Ainda assim, um dos grandes destaques continua a ser Tzolis, um dos alas referenciados pelo Sporting que perdeu força depois de ter renovado contrato com os belgas. Atual quarto classificado da Liga belga, o Club Brugges goleou o Rangers no playoff da Champions depois de ter ganho a Supertaça.

Nápoles (fora). Da aposta de Ivkovic e Maradona ao negócio “destruído” por Gyökeres

Sporting e Nápoles só se defrontaram por uma ocasião mas não mais essa temporada de 1989/90 vai ser esquecida por Alvalade depois da passagem de Diego Armando Maradona por Lisboa com uma receção de rei desde o aeroporto e até ao estádio. Os dois encontros a contar para a primeira eliminatória da Taça UEFA terminaram sem golos, ficando célebre também a aposta de 100 dólares feita entre o guarda-redes Ivkovic e o génio argentino que foi ganha pelo número 1 dos leões apesar da derrota final por 4-3 no desempate. Daí para cá, não mais os dois conjuntos voltaram a cruzar até à presente temporada, que podia ter marcado um reencontro da formação verde e branca com um antigo avançado chamado… Gyökeres.

“Precisei de vender o Kvaratskhelia mais cedo porque o agente dele ameaçou o clube. Após a extraordinária primeira temporada dele, decidimos negociar a renovação, aumentando-lhe o salário numa quantia muito significativa. No entanto, o agente dele tinha outros planos. Continuou a enrolar no Europeu. Poderia tê-lo vendido naquele momento, o PSG oferecia mais de 200 milhões de euros por Kvaratskhelia e Osimhen. No entanto, tinha prometido ao [Antonio] Conte que o manteria mas não era essa a minha vontade. Com esse dinheiro, a ideia era comprar o Gyökeres”, admitiu Aurelio De Laurentiis, líder do Nápoles. De Bruyne, Sam Beukema e Noa Lang foram as três grandes compras da época entre a saída definitiva de Osimhen e a venda de Raspadori. Os campeões italianos abriram a Serie A com um triunfo frente ao Sassuolo (2-0).

Marselha (casa). As expulsões precoces que marcaram duas derrotas no único duelo

O Sporting nunca tinha defrontado o Marselha em competições oficiais até 2022, o Sporting preferia ter continuado sem defrontar o Marselha em competições oficiais depois de 2022: na fase de grupos da Liga dos Campeões, os leões foram goleados em França por 4-1 num encontro que começou atrasado pelo trânsito que impediu o autocarro dos verde e brancos de chegar mais cedo e ficou marcado pela expulsão de Adán num jogo para esquecer (Francisco Trincão inaugura o marcador no primeiro minuto), e perderam também em Alvalade por 2-0 com golos de Guendouzi e Alexis Sánchez depois do vermelho por acumulação a Ricardo Esgaio antes dos 20 minutos. Com tudo isso, e apesar das vitórias iniciais diante de Eintracht Frankfurt e Tottenham, os lisboetas acabaram por falhar a qualificação para os oitavos da Champions.

Igor Paixão, Höjberg (que já tinha estado emprestado na última época), Ángel Gomes, Timothy Weah e o regressado Aubameyang são as caras novas no conjunto liderado pelo italiano Roberto De Zerbi, que perdeu Luis Henrique para o Inter. Pode não ficar por aí: as agressões entre Adrien Rabiot e Jonathan Rowe no balneário após a derrota com o Rennes a abrir a Ligue 1 levou a que os dois jogadores entrassem na lista de transferências (o segundo já foi mesmo vendido ao Bolonha, após ter sido contratado ao Norwich). Na última ronda do Campeonato, que marcou a estreia no mítico Vélodrome, o Marselha, equipa onde jogou o atual lateral do Benfica Amar Dedic por empréstimo do Salzburgo, goleou o Paris FC por claros 5-2.

Athl. Bilbao (fora). Duas eliminatórias com destinos difentes mas histórias “estranhas”

Uma história positiva com contornos “estranhos”, uma história negativa que também não foi muito normal. Sporting e Athl. Bilbao defrontaram-se em duas ocasiões nas provas europeias, estreando-se agora na Liga dos Campeões num San Mamés renovado que se tornou uma das principais catedrais de visita para adeptos de futebol. Em 1985, na terceira ronda da Taça UEFA, os leões perderam no País Basco por 2-1 num jogo em que Jordão viu um amarelo antes do apito inicial (ameaçou duas vezes o pontapé de saída, explicou que os adversários já estavam no seu meio-campo e acabou punido pelo árbitro) mas deram a volta em Alvalade por 3-0 com golos de Manuel Fernandes, Ralph Meade e Sousa. Mais tarde, nas meias-finais da Liga Europa de 2011/12, o conjunto comandado por Ricardo Sá Pinto ganhou em casa por 2-1 com golos de Insúa e Capel mas perdeu na segunda mão por 3-1 com Llorente a decidir aos 88′ um jogo marcado por encontros secretos com dirigentes verde e brancos por questões de segurança depois do que se passara em Lisboa.

Comandados pelo experiente Ernesto Valverde, os bascos voltaram a mexer pouco num plantel que deixou de ter Álvaro Djaló, antigo avançado do Sp. Braga que foi emprestado ao Al-Gharafa, tendo como principais chegadas Jesús Aresco (Osasuna) e Robert Navarro (Maiorca). Ainda assim, a grande “contratação” foi a renovação de Nico Williams, que parecia estar perto de rumar ao Barcelona mas acabou por ficar nos bascos. O Athl. Bilbao teve uma boa entrada na La Liga, com vitórias frente a Sevilha e Rayo Vallecano.

Kairat (casa). Uma viagem que vai sempre ficar na história da Champions (agora de futebol)

O Kairat Almaty não é propriamente um desconhecido para o Sporting… mas apenas no futsal: sendo uma das principais potências em termos europeus na modalidade, a formação cazaque está ligada a duas páginas para a história dos leões com triunfos nas meias-finais da Champions em 2011 (primeira final da prova dos leões) e na decisão da Champions em 2019 (primeiro triunfo dos verde e brancos na competição). Já no futebol, a história é outra e não tem qualquer registo histórico de confrontos. Ainda assim, e qualquer que seja o desfecho da partida em Alvalade, este será um encontro que ficará nos livros da Liga dos Campeões.

Com o sorteio a ditar a deslocação do Kairat a Lisboa, a formação de Almaty será obrigada a fazer a maior viagem de sempre para uma partida da Champions, numa distância de cerca de 7.000 quilómetros que vai obrigar a ligações aéreas durante um total de… 11 horas. Vencedor da Supertaça, a equipa do Cazaquistão está no terceiro lugar da Liga atrás de Astana e Tobol com 22 jornadas disputadas mas conseguiu fazer uma das maiores surpresas no playoff da Liga dos Campeões, eliminando o Celtic após desempate por penáltis para estrear-se na competição. Luís Mata, defesa que fez formação no FC Porto antes de passar várias épocas na Polónia, e Jorginho, médio formado no Sp. Braga que esteve no Luxemburgo, são os dois jogadores portugueses num plantel onde brilha Dastan Satpayev, avançado que já tem acordo com o Chelsea.