Era a deslocação mais longa da história da Liga dos Campeões. Para jogar em Alvalade, o Kairay Almaty cumpriu quase sete mil quilómetros, uma viagem de perto de 12 horas que fez com que a equipa do Cazaquistão ficasse hospedada e a treinar na Cidade do Futebol para que não tivesse de chegar em cima do encontro. Esta quinta-feira, o Sporting recebia o longínquo adversário — e congratulava-se pelo sorteio ter ditado que a deslocação não era ao contrário.

A verdade é que os leões tiveram uma semana muito tranquila. Depois da convincente vitória em Famalicão, que ajudou a serenar algumas inquietações na sequência da derrota no Dragão, do falhanço da contratação de Jota Silva e da polémica com Jeremiah St. Juste, a equipa de Rui Borges teve a possibilidade de contar com vários dias para preparar a estreia na Liga dos Campeões. Uma estreia que, sendo em Alvalade e contra um adversário modesto, tinha como objetivo claro assegurar a vitória.

Ficha de jogo

↓ Mostrar ↑ Esconder

Sporting-Kairat Almaty, 4-1

Fase de liga da Liga dos Campeões

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Damian Sylwestrzak (Polónia)

Sporting: João Virgínia, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 66′), Hjulmand (Debast, 70′), Kochorashvili (Morita, 61′), Geovany Quenda, Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 61′), Luis Suárez (Ioannidis, 61′)

Suplentes não utilizados: Diego Callai, Vagiannidis, Rodrigo Ribeiro, João Simões, Rayan Lucas, Lucas Anjos, Ricardo Mangas

Treinador: Rui Borges

Kairat Almaty: Sherkhan Kalmurza, Erkin Tapalov (Edmilson, 70′), Aleks Martinovich, Egor Sorokin, Luís Mata (Lev Kurgin, 81′), Damir Kassabulat (Adilet Sadybekov, 75′), Ofri Arad (Jug Stanojev, 70′), Aleksandr Mrynskiy (Ricardinho, 81′), Valeri Gromyko, Jorginho, Dastan Satpaev

Suplentes não utilizados: Dias Reymov, Bakhtiyar Aldashev, Olzhas Baybek, Alexander Shirobokov

Treinador: Rafael Urazbakhtin

Golos: Trincão (44′ e 65′), Alisson Santos (67′), Geovany Quenda (68′), Edmilson (86′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Kochorashvili (5′), a Luis Suárez (31′), a Jorginho (39′), a Geovany Quenda (69′), a Debast (79′), a Dastan Satpaev (90+2′)

Na antevisão, porém, Rui Borges foi chamado a comentar a entrevista de Frederico Varandas à revista kicker — onde o presidente leonino sublinhou a importância da “afirmação internacional” do Sporting. “Penso que tenho dez vitórias e dois empates para a Liga Conferência. Não tinha nenhuma derrota na Europa antes de chegar ao Sporting. Aquilo que é o trajeto fala por nós. Fases, momentos, diferentes momentos. Olhamos sempre para o presente e queremos ganhar, como em qualquer outro jogo. A ambição é sempre a mesma, é enorme. É a ambição do clube, o presidente nem precisava de o dizer. Sabemos bem o clube que representamos e o que queremos fazer. Queremos ganhar e só crescemos a defrontar os melhores”, atirou o treinador, vincando que o “objetivo mínimo” na Liga dos Campeões é chegar ao playoff que dá acesso aos oitavos de final.

Assim, esta quinta-feira e em Alvalade, Rui Borges fazia uma clara rotação do plantel e deixava Debast, Vagiannidis e Ricardo Mangas no banco, apostando em Eduardo Quaresma, Iván Fresneda e Maxi Araújo. Morita também era suplente e Rui Silva continuava de fora, com João Virgínia a manter a titularidade na baliza. Do outro lado, num Kairat Almaty que realizava a estreia absoluta na Liga dos Campeões depois de ter afastado o Celtic no playoff, Rafael Urazbakhtin lançava os dois portugueses, Luís Mata e Jorginho, no onze inicial, com Dastan Satpaev como referência ofensiva.

Não foi preciso esperar muito para perceber que o Sporting queria assumir o controlo do jogo. Ainda nos instantes iniciais, Pedro Gonçalves ficou muito perto de abrir o marcador ao aparecer na área, tirar um adversário da frente e rematar — mas o jovem Sherkhan Kalmurza, de apenas 18 anos, defendeu (5′), numa imagem que iria repetir-se diversas vezes ao longo da primeira parte. Os leões continuaram a insistir, ainda que muitos dos lances construídos não tivessem propriamente uma finalização, e o Kairat Almaty limitava-se a defender.

Gonçalo Inácio ficou muito perto de marcar com um cabeceamento por cima na sequência de um canto (16′), Geovany Quenda rematou ao lado já na área (17′) e, logo depois, o árbitro assinalou grande penalidade na área dos cazaques por falta de Aleksandr Mrynskiy sobre Luis Suárez. Na conversão, porém, Hjulmand facilitou demasiado e permitiu a defesa de Sherkhan Kalmurza com o pé e ao meio da baliza (21′).

O penálti desperdiçado, ainda assim, não travou os leões. A toada ofensiva manteve-se e Quenda voltou a obrigar o jovem guarda-redes a uma intervenção apertada com um remate em jeito de fora de área (25′), enquanto que Pedro Gonçalves atirou ao lado (29′). O jogo alterou-se ligeiramente a partir da meia-hora, assumindo algumas características partidas que fizeram com que o Kairat Almaty beneficiasse de transições rápidas avulsas — numa dessas situações, João Virgínia foi chamado a parar um pontapé fortíssimo de Satpaev (34′).

A equipa de Rui Borges respondeu por intermédio de Luis Suárez, que atirou ao poste com um remate muito violento na esquerda (40′), e acabou mesmo por abrir o marcador ainda antes do final da primeira parte: Trincão apareceu à entrada da grande área e atirou de primeira e em jeito para bater Sherkhan Kalmurza (44′). Ao intervalo, o Sporting estava a vencer o Kairat Almaty pela margem mínima em Alvalade.

Nenhum dos treinadores fez alterações ao intervalo e a segunda parte começou a toda a velocidade: Jorginho rematou para defesa apertada de João Virgínia (47′), Luis Suárez acertou de cabeça na trave (48′) e o mesmo Jorginho atirou ao lado de fora de área (50′), ficando a ideia de que o Kairat Almaty ainda tinha claramente uma palavra a dizer em relação ao resultado. O Sporting parecia algo adormecido e os cazaques iam aproveitando para crescer no jogo, num segundo tempo bem mais equilibrado do que aquilo que aconteceu até ao intervalo.

Rui Borges procurou responder à apatia da equipa e fez uma tripla substituição à passagem da hora de jogo, lançando Morita, Alisson Santos e Ioannidis de uma vez. E a verdade é que, no espaço de três minutos, os leões arrumaram com o assunto, destruíram o adversário e carimbaram a goleada: Trincão bisou com mais um remate em jeito de primeira (65′), Alisson Santos atirou forte de fora de área (67′) e Quenda estreou-se a marcar na Liga dos Campeões depois de passar por vários adversários de forma deliciosa (68′).

O treinador leonino ainda teve tempo e espaço para poupar Maxi Araújo e Hjulmand, que deram os lugares a Matheus Reis e Debast, e Trincão ficou muito perto de chegar ao hat-trick num lance em que não conseguiu finalizar em condições depois de ultrapassar o guarda-redes (80′). Já pouco aconteceu até ao fim, mas os cazaques ainda conseguiram reduzir a desvantagem na ponta final com um remate em força de Edmilson na sequência de um cruzamento na direita (86′).

O Sporting goleou o Kairat Almaty e entrou com o pé direito na Liga dos Campeões, assegurando desde já três pontos e também quatro golos marcados numa fase de liga em que a diferença de golos poderá ser importante. Os cazaques fizeram sete mil quilómetros e 12 horas de viagem para jogar em Alvalade — e levam na bagagem uma vida inteira a recordar o perfume do rapaz de bigode, Francisco Trincão.