O Benfica vai tentar hoje ultrapassar o secundário Farense, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, e marcar duelo com o FC Porto, caso este siga igualmente para os “quartos”.

O eventual clássico na próxima fase entre águias, recordistas de troféus (26), e dragões, que venceram três das quatro últimas edições da prova, será disputado no Estádio do Dragão, embora tenham ambos de confirmar o favoritismo frente a Farense e Famalicão, respetivamente.

Numa eliminatória da prova rainha em que os árbitros vão usar câmaras corporais, denominadas bodycams, pela primeira vez nas competições nacionais, a título experimental, o Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em campo e, mais uma vez, evitou confrontos com equipas do escalão principal.

Depois de ter ultrapassado o secundário Desportivo de Chaves e o Atlético, da Liga 3, ambos por 2-0, a equipa comandada por José Mourinho vai tentar dar continuidade à boa fase que atravessa na época (cinco vitórias e dois empates nos últimos sete jogos), a partir das 20h45, na visita ao Farense, oitavo posicionado da II Liga.

As águias vão ter pela frente um oponente que só afastou equipas de escalões inferiores – Vidago (2-0), Marco (3-0) e Silves (5-1) – e tem como melhor resultado a presença na final de 1989/90, perdida após a realização de uma finalíssima para o Estrela da Amadora.

Mais cedo, pelas 14h00, entra em campo o Vila Meã, único sobrevivente do Campeonato de Portugal, para receber a União de Leiria, da II Liga, à mesma hora do duelo Lusitano de Évora-Fafe, dois emblemas da Liga 3, enquanto o Casa Pia será o anfitrião do secundário Torreense, a partir das 18h30.

Na quinta-feira, o Sporting prossegue a defesa do troféu, no terreno dos açorianos do Santa Clara, o mesmo emblema que afastou nos “oitavos” na temporada passada (triunfo por 2-1, após prolongamento, mas no Estádio José Alvalade).