Desde o início do ano e até 31 de março, os portugueses gastaram, em média, cerca de 613 mil euros por dia em duas substâncias (Wegovy e Mounjaro, nomes comerciais) para o tratamento da obesidade. É o que avança o jornal Público esta segunda-feira.
Segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) fornecidos àquele jornal, os portugueses estão a comprar, em média, diariamente 2355 embalagens destes medicamentos. Cada injeção dá para quatro tomas e a picada é feita uma vez por semana.
Em 2025, foram vendidas nas farmácias mais de meio milhão de embalagens e 130 milhões de euros só nestes dois medicamentos. Apesar do elevado custo e de ainda ainda não serem comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), a procura continua a aumentar e vendem-se mais de 2300 embalagens por dia, mesmo por quem não é diagnosticado com obesidade ou diabetes.
O preço do tratamento para um mês oscila consoante a dosagem. Por exemplo, uma caneta de 2,5 miligramas pode custar 182,92 euros enquanto uma dose de 7,5 miligramas pode custar 337,63 euros).
Já em março, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) dava conta do “crescimento significativo” em 2025 da venda de medicamentos para a obesidade “impulsionado principalmente pela entrada do Mounjaro e do Wegovy” no mercado em Portugal.