O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sobre aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, devido à precipitação “forte e persistente” que se irá registar ao longo do dia. O alerta irá vigorar até às 15h deste domingo. O distrito de Beja encontra-se sob alerta laranja

Sandra Correia, meteorologista do IPMA, explicou ao Observador que o quadro meteorológico se deve a “uma depressão localizada a sul de Portugal”, com especial intensidade na região sul e centro do país. No Baixo Alentejo e Algarve a precipitação será “persistente ao longo do dia”, com um agravamento “entre meio da manhã e meio da tarde”. 

A partir das 15h, o aviso passará para amarelo nos dois distritos onde a situação é mais agravada. “Poderá haver precipitação, mas haverá uma melhoria ao final do dia, meio da tarde” em Beja e em Faro, disse Sandra Correia. “Na região sul, a oeste de Beja, poderá ocorrer aguaceiros por vezes fortes.”

Esta situação irá manter-se pelo menos até segunda-feira, sendo que poderá ainda registar-se uma “situação de intensidade”. Porém, o IPMA, ainda não emitiu nenhum aviso. “Ainda iremos avaliar se iremos emitir um aviso para amanhã”, referiu a meteorologista. A partir de terça-feira, irá registar-se uma “melhoria significativa” a partir da tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito ao vento, o distrito de Faro irá permanecer em alerta até às 21h, com rajadas que poderão chegar aos 80 quilómetros por hora. “Não será emitido um aviso para as terras altas, mas o fento irá soprar forte na região centro”, alertou Sandra Correia. 

Na costa ocidental, esperam-se ondas entre os 4 e os 4,5 metros de altura. Um alerta irá permanecer até ao meio-dia na região centro e norte. Também em relação à agitação marítima, a sul de Leiria, um aviso permanecerá até às 18h e, em Setúbal, Beja e Faro, até às 6h de segunda-feira. 

Em relação às temperaturas, “não haverá grandes alterações” nos próximos dias, para além de uma pequena descida da máxima na segunda-feira”. Porém, “teremos nuvens praticamente toda a semana”, garantiu a meteorologista do IPMA.

Atualizado às 11h39 com novas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.